Isto que eu vou escrever é apenas um desabafo de uma pessoa, que quanto mais conheçe o HOMEM mais gosta dos ANIMAIS.
Na noite de 3ª f. para 4ª feira, estava eu a fumar um cigarrito á janela, quando reparei num pequeno vulto a mexer, que me pareceu um caderno ou um livro a esvoaçar com o vento, fui buscar os binóculos, para tirar as dúvidas, e afinal era um pombo, caído no chão com as asas abertas a tentar voar, mas não saía do mesmo sitio, parecia que estava preso ao chão.
Como estava em pijama vesti só um casaco, mais os ténis, e lá fui eu em direcção ao pombo para ver o que se passava, fui a tempo porque entretanto já andava um cão devolta dele.
Peguei no pombo levei-o para casa, isto ás 3 da manhã.
O pombo côr de tijolo e branco, lindo muito magro, sentia-se os ossos, papo vazio, não tinha feridas, asas impecáveis, porque não voa? (claro que á noite, eles não voam), mas mesmo ameaçado, não saiu do sitio.
AS Patas, deve de ser, e claro, é um pombo correio com anilha com um enorme papel amarrado com linha de cozer, que lhe impedia de poisar a pata, estava inchada , um trambolho coitado, lá estive mais o meu marido a tirar aquele novelo de linha, com muito cuidado, porque até os dedos estavam amarrados. Que brincadeira de mau gosto. Dei-lhe comida e água, o que ele aceitou bem, tive que "despesar" os meus ratos da gaiola maior para uma mais pequena, para colocar o pombo, e lá ficou.
Logo pela manhã, venho para a net, procurar o site da fed. columbófila.
telefono para eles em lisboa, e fui recambiada para a sede em coimbra, mais telefonema, mas este foi positivo, o pombo estava registado tinham o contacto do dono, mas, não mo podiam dar, não faz mal dei eu os meus contactos para o dono ligar para mim. Nesse mesmo dia ás 18h30 recebo o telefonema do dono. Fiquei toda contente, O sr. agradeceu muito, que todas as pessoas deviam de ser como eu, já tinha perdido o pombo á mais de UM ANO, julgava-o morto, blá,blá,blá.
Então eu disse venha já buscá-lo, dei-lhe a minha morada, e ele disse "hoje não posso ir aí, mas amanhã, já posso é que eu saio ás 16h, do trabalho (C.M.ALMADA). e vou logo directo para aí. E assim ficou combinado, no dia seguinte esperamos, mas, sentados até hoje, porque ele nunca apareceu nem voltou a telefonar.
só fiquei a saber que ele trabalha na camara, que sai ás 4h, que se chama Carlos, e mais nada.
Agora tenho um pombo correio, que neste momento está solto, porque me dá dó ele estar fechado numa gaiola de ratos, sem espaço, passeia-se pela casa, suja tudo, mas está a ficar melhor tem o papinho cheio, é lindo. E O SACANA DO DONO MERECIA UM TIRO.
Não o posso soltar, porque ele já não volta para casa. e se o dono durante os próximos dias não disser nada, eu vou oferece-lo a um columbófilo verdadeiro, daqueles que defacto amam os pombos.
Desculpem lá ser tão extenso mas eu quando começo não paro.
beijocas para todos.
Mena
SÓ VISTO, CONTADO NÃO DÁ PARA ACREDITAR.
Olá,
Infelizmente este tipo de comportamentos não me surpreendem em nada
Mas a si MFR gostava de lhe dar os parabéns por ter cuidado do pombito... isto tb vem demonstar q afinal nem todas as pessoas são más e egoístas!!!
Cumprimentos
Infelizmente este tipo de comportamentos não me surpreendem em nada
Mas a si MFR gostava de lhe dar os parabéns por ter cuidado do pombito... isto tb vem demonstar q afinal nem todas as pessoas são más e egoístas!!!
Cumprimentos
-
buzio
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
A minha casa fica ao pé de pombais e está numa rota de passagem de pombos correios. por vezes, passam por lá exaustos e tentam beber água na piscina do meu vizinho, volta e meia "tomam banho", já encontrei os donos de vários recebendo respostas como: "se não aguentou a viagem pode ficar com ele", "já não o quero", "também não é grande coisa"
, mas por outro lado, "que sorte, pensava que se tinha perdido", "vou já buscá-lo" ou "estava muito preocupado, ainda bem que o encontrou"
. A face e o verso da mesma moeda, os que tratam os animais como amigos e os que acham que é "fixe" ter pombos de competição porque alguns até valem muito dinheiro.
Bom, algum cuidado ao generalizar.
Sou uma amante de pombos, durante uns anos andei metida em competições regionais, embora neste momento não tenha tempo para tais andanças.
Como sabes, as corridas de pombos (variante da columbofilia) é um desporto. Desporto que exige muito tanto do dono como dos pombos. Estes têm de ser treinados e preparados diariamente, há varios metodos aditivos de treino (uns mais naturais, outros nem tantos). E sem duvida, que há pessoas neste meio que gostam dos seus pombos, que têm sempre receio em larga-los, mas como em tudo na vida, quem nao arrisca nao petisca.
Infelizmente e como em tudo, há o lado mau. Há quem pouco interesse os seus animais, e apenas os queira como forma de exibicionismo.
Ao MFR, a minha admiração pelo seu gesto. A maior parte das pessoas nem olhariam para um pombo prostado no chão.
Mas tenho algum cuidado na entrega do pombo. Se o pombo está registado no nome de outra pessoa, não deve interessar a outro columbofilo ficar com ele. Já pensou em ficar você mesmo ?
Um gaiola grande na varanda ou quintal (não sei se vive em vivenda ou apartamento), daquelas altas com cerca de 1.5m (de altura) servem perfeitamente. Se puder lhe arranjar companhia seria perfeito. Passado pouco tempo, poderá inclusive abrir a gaiola para o pombo dar umas voltas (entenda-se dar umas voltas pelo ar, nunca andar por telhados ou pelo chão) sem perigo de desaparecer.
Sou uma amante de pombos, durante uns anos andei metida em competições regionais, embora neste momento não tenha tempo para tais andanças.
Como sabes, as corridas de pombos (variante da columbofilia) é um desporto. Desporto que exige muito tanto do dono como dos pombos. Estes têm de ser treinados e preparados diariamente, há varios metodos aditivos de treino (uns mais naturais, outros nem tantos). E sem duvida, que há pessoas neste meio que gostam dos seus pombos, que têm sempre receio em larga-los, mas como em tudo na vida, quem nao arrisca nao petisca.
Infelizmente e como em tudo, há o lado mau. Há quem pouco interesse os seus animais, e apenas os queira como forma de exibicionismo.
Ao MFR, a minha admiração pelo seu gesto. A maior parte das pessoas nem olhariam para um pombo prostado no chão.
Mas tenho algum cuidado na entrega do pombo. Se o pombo está registado no nome de outra pessoa, não deve interessar a outro columbofilo ficar com ele. Já pensou em ficar você mesmo ?
Um gaiola grande na varanda ou quintal (não sei se vive em vivenda ou apartamento), daquelas altas com cerca de 1.5m (de altura) servem perfeitamente. Se puder lhe arranjar companhia seria perfeito. Passado pouco tempo, poderá inclusive abrir a gaiola para o pombo dar umas voltas (entenda-se dar umas voltas pelo ar, nunca andar por telhados ou pelo chão) sem perigo de desaparecer.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
MFR
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Pois é complicado, porque eu não estava nada interessada em ficar com ele, e até agora o dono nunca mais disse nada, já falei com outras pessoas que tem pombos correios, e disseram-me que aconteçe muitas vezes os pombos serem apanhados para depois pedriem indeminizações aos donos, se o dono está a pensar isso de mim é parvo, porque se fosse esse o caso tinha-lhe dito logo ao telefone, mas se calhar como o pombo já estava perdido á mais de um ano, ele se calhar terá que pagar a actualização do registo dele na federação, e é capaz de não lhe agradar.
Eu acho isto tudo muito estranho.
Tenho-o solto na marquise porque não tenho condições para o ter, se ele continuar por cá terei que abrir a janela para ele sair , e se ele quiser voltar para cá é com ele.
Pelos vistos o dono não o quer.
Vou enviar um mail para a federação a explicar a situação, visto que não me dão o contacto do proprietário, mas ele tem os meus contactos telefónicos e morada.
jocas
MENA
Eu acho isto tudo muito estranho.
Tenho-o solto na marquise porque não tenho condições para o ter, se ele continuar por cá terei que abrir a janela para ele sair , e se ele quiser voltar para cá é com ele.
Pelos vistos o dono não o quer.
Vou enviar um mail para a federação a explicar a situação, visto que não me dão o contacto do proprietário, mas ele tem os meus contactos telefónicos e morada.
jocas
MENA
-
Miza
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 17, 2003 3:53 pm
Ao contrário do dono você teve uma atitude incrivelmente correcta e o esforço que fez para salvar um bichinho que nem sequer era seu é um mérito que poucas pessoas possam ter.
Tente procurar um pombal ai perto acho que o aceitariam de bom grado
Tente procurar um pombal ai perto acho que o aceitariam de bom grado
-
MFR
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Acabou tudo em bem, e eu com a marquise toda suja