canária com "quisto" ?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
martalmeida
Membro Júnior
Registado: sexta set 28, 2007 2:22 pm

segunda out 15, 2007 2:53 pm

Boa tarde! Gostava que me desem uma opinião acerca da minha canária. O que se passa é que ela logo abaixo do olho tem uma espécie de quisto, é uma bola que faz com que ela tenha o olho um pouco fechado. Ela aparentemente está bem, não deixou de comer e até pia. Peço desculpa por não conseguir explicar melhor mas como não sei se no veterinário me podem ajudar resolvi recorrer aqui. Obrigada.
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

terça out 16, 2007 2:04 pm

engraçado a minha tem o mesmo problema!!! mas no meu caso ela ja tem nos 2 olhos mas continua a mesma nada mudou ja agora tambem agredeço opiniao!!! 8)
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

quarta out 17, 2007 10:52 pm

Boa noite.

Verifiquem se esses "quistos" não serão penas encravadas.

Se forem penas encravadas devem retirá-las com uma pequena pinça e desinfectar diariamente com betadine, molhando uma cotonete no mesmo, até o possível "buraco" deixado pela extracção do "quisto" fechar.

Devem ter sempre atenção para que o betadine não chegue aos olhos da ave.

Saudações ornitológicas.
suzisabel
Membro

quinta out 18, 2007 10:31 am

parece mesmo um quisto!!! mas a noite pode ser que poste fotos mas parece um quisto!!!! :cry:
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta out 26, 2007 11:54 am

Em principio, são provocados por picadas de melgas e mosquitos; tem que vedar completamente a entrada desses bicharocos, que nesta altura do ano são uma praga.
Eu uso há mais de 40 anos, para essas situações, azul de metilene, cerca de 4 ou 5 gramas para uma garrafa de cerveja, diluida em agua; pode comprar na farmácia, é barato e eficaz, não se estraga e uma garrafa dá para a vida toda e ainda sobra.
Coloque na zona afectada com uma cotonete até passar; vai ficar todo azulinho, mas isso depois passa.
Só um àparte.......as melgas e mosquitos gostam em particular das pálpebras e das patas, nomeadamente na raiz da unha.
suzisabel
Membro

terça nov 06, 2007 7:25 pm

demorou mas foi aqui fica as fotos da dita canaria!
martalmeida a tua é assim igual a minha????
Imagem
:?:
Imagem
:!:
Imagem
isso em nada afectou o seu apetite nem a sua alegria!
martalmeida
Membro Júnior
Registado: sexta set 28, 2007 2:22 pm

segunda nov 26, 2007 4:48 pm

primeiro peço desculpa por só responder agora. :oops: a minha é parecida, só que está mesmo por baixo do olho, não é bem no mesmo sitio. já agora pergunto-lhe se já experimentou o azul de metilene que o membro mozungo nos acoselhou???
suzisabel
Membro

segunda nov 26, 2007 4:57 pm

nao experimentei nada nela! tenho medo de lhe fazer mal!!!!
Imagem
Responder

Voltar para “Aves”