OLá amigos,
Ontem deparei-me com uma situação estranha. Ouvi o macho bengalim a cantar à noite. Fui ver e a fêmea bengalim, estava fora do ninho e muito chochinha, agaichada no funda da gaiola. Eles dormem sempre juntos no ninho mais o filhote que já tem 4 meses.
Peguei nela e ela nem fugiu. Pensei que ia morrer. Como não sabia o que ela tinha, passei-lhe azeite na cloaca (podia ser um ovo preso) e ela quase nem abria os olhinhos. Coloquei-a no ninho e os outros encostaram-se a ela. Como também podia ser do frio (aqui em lisboa tem feito muito frio de noite e eu tenho-os na marquise (que apesar de fechada, é fria), acendi o aquecedor e deixei-o aceso durante a noite.
Hoje ela já saiu do ninho e está mais animada, apesar de não ter a vivacidade que tinha antes.
Alguém tem alguma ideia do que se possa ter passado? será que a devo separar dos outros, pois pode ter alguma doença?... Ela ainda não pôs ovos este mes.
Posso colocar cobertores a tapar metade das gaoilas, para eles não terem tanto frio?
bjs.
FRio
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am
Não sei exactamente o que tem a tua fêmea, mas a esmagadora maioria das aves é muito sensível ao frio. Uma marquise tem sempre humidade o que também é pouco aconselhável nesta altura do ano e sobretudo se ela está a dispender energia extra para aquecer a cria. Se não morrer de hipotermia, pode apanhar, entre outras coisas, uma infecção respiratória.
De inverno, os animais devem estar mais resguardados. Os meus pássaros estão dentro de casa, num sítio abrigado, sem correntes de ar, humidades, etc. À noite coloco um cobertor de forma a tapar os viveiros todos. De manhã, retiro claro. Mesmo durante o dia têm as gaiolas com 3 faces protegidas. Quando está mesmo mto frio aqueço o ambiente.
Quando te deparares com outra situação dessas, em SOS podes fazer o seguinte: aquecer água, por exemplo num tacho, colocar um prato em cima do tacho, forrar o prato com um pano grosso (para o pássaro não se queimar) e pôr lá o pássaro tapado com, por exemplo, um escorredor (de forma a que tenha oxigénio). Quando o problema é "frio", costumam reanimar facilmente com esse calor morno e constante. Claro que deverás deixar lá o pássaro umas horas até que esteja melhor.
As melhoras dela!
De inverno, os animais devem estar mais resguardados. Os meus pássaros estão dentro de casa, num sítio abrigado, sem correntes de ar, humidades, etc. À noite coloco um cobertor de forma a tapar os viveiros todos. De manhã, retiro claro. Mesmo durante o dia têm as gaiolas com 3 faces protegidas. Quando está mesmo mto frio aqueço o ambiente.
Quando te deparares com outra situação dessas, em SOS podes fazer o seguinte: aquecer água, por exemplo num tacho, colocar um prato em cima do tacho, forrar o prato com um pano grosso (para o pássaro não se queimar) e pôr lá o pássaro tapado com, por exemplo, um escorredor (de forma a que tenha oxigénio). Quando o problema é "frio", costumam reanimar facilmente com esse calor morno e constante. Claro que deverás deixar lá o pássaro umas horas até que esteja melhor.
As melhoras dela!
<p>"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burke </p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p> </p>
<p><a rel="nofollow" target="_blank" href="http://www.facebook.com/blogdosbichos"> ... chos</a><a href="http://www.facebook.com/pages/Blog-dos- ... 5"></a></p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta abr 19, 2007 2:35 pm
- Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha
Obrigada pelos conselhos
Eu realmente gostava de os por todos dentro de casa, mas não posso. Tenho 12 gaiolas, das grandes, e o meu filho não pode estar em constante convivencia com animais, portanto têm de estar um pouco separados.
Mas vou arranjar cobertores para todas as gaiolas e vou usar o aquecedor durantes estas noites mais frias.
Durante o dia posso colocar o cobertor dobrado só por cima da gaiola e a parte de tras, para resguardar um pouquito mais.
Neste momento estou no trabalaho, mas já telefonei para casa para me dizerem como está a Nina e parece bem... Espero que tenha sido só mesmo frio...
Beijinhos a todos!
Eu realmente gostava de os por todos dentro de casa, mas não posso. Tenho 12 gaiolas, das grandes, e o meu filho não pode estar em constante convivencia com animais, portanto têm de estar um pouco separados.
Mas vou arranjar cobertores para todas as gaiolas e vou usar o aquecedor durantes estas noites mais frias.
Durante o dia posso colocar o cobertor dobrado só por cima da gaiola e a parte de tras, para resguardar um pouquito mais.
Neste momento estou no trabalaho, mas já telefonei para casa para me dizerem como está a Nina e parece bem... Espero que tenha sido só mesmo frio...
Beijinhos a todos!
isso é um erro ou deixa o aquecimento ligado todo o santo inverno ou entao esta a mata-los...as aves uma vez que nao estao constantemente expostas tem as defesas mais em baixo e e variaçoes de temperatura so as vais enfraquecer...experimente estar num sitio a temperatura constante e quente sempre com a mesma roupa e depiois va para a rua naqueles dias mais frios ...certamente vai ficar doente..aqgotra nao se esqueca que a ave alem de menos gordura nao pode vestir mais roupa ou tirar mais roupa deixe estar a ave no sitio experimente dar um suplemento vitaminico e evite posturas agora afinal de contas a ave esta a adaptar-se ao frio e ainda esta a levar com o desgaste de criar??deixe isso para quando o tempo estiver mais ameno 

a esmagadora maioria das aves é muito sensível ao frio

Mesmo espécies como os papagaios (oriundos de Africa e América do Sul) podem, em Portugal, ser colocados em Viveiros exteriores. (claro que resguardados das correntes de ar (estas sim altamente prejudicias)
Cumps
Canary
O problema não é frio e Lisboa não é bem a Sibéria; as temperaturas no nosso país , especialmente as zonas litorais, e centro e sul, são perfeitamente suportáveis pelas aves.
Ainda por cima, no caso exposto, nem estão ao ar livre ( estão numa marquise).
Provavelmente será um problemas de retenção do ovo e se não for resolvido, acabará por morrer; a solução já foi aqui apontada, com vapor de água ( mas ponha-lhe a gota de azeite, antes de o fazer); depois de ter passado por esse mau bocado, ela vai precisar de um local aquecido durante umas horas ( por isso ela estava melhorzinha no dia seguinte); mas durante umas horas, não é para toda a eternidade. Para uma ave doente, o calor é fundamental.
Ainda por cima, no caso exposto, nem estão ao ar livre ( estão numa marquise).
Provavelmente será um problemas de retenção do ovo e se não for resolvido, acabará por morrer; a solução já foi aqui apontada, com vapor de água ( mas ponha-lhe a gota de azeite, antes de o fazer); depois de ter passado por esse mau bocado, ela vai precisar de um local aquecido durante umas horas ( por isso ela estava melhorzinha no dia seguinte); mas durante umas horas, não é para toda a eternidade. Para uma ave doente, o calor é fundamental.
-
- Membro
- Localização: 1 canária moçambique; 1 canaria; 1 caturra; varios escalares; 1 porquinho da India; 1 coelha
Obrigada a todos.
A Nina está agir normalmente neste ultimos dias. Não pôs ovo nenhum (nem tinha posto nos dias anteriores), portanto pode ter sido mesmo só frio.
Na 1ª noite coloquei os cobertores, mas não acendi o aquecedor (tenho medo de curto circuitos a meio da noite
) . Agora tenho deixado a porta da sala que dá para a marquise aberta, para o calor da casa tb passar para a marquise e eles parecem-me todos bem.
Eu até andava pouco preocupada por causa do frio porque à excepção dos canários, todos os outros dormem dentro dos ninhos, mesmo que não tenham ovos....
Bom, vou ter mais atenção e realmente dar mais vitaminas e sementes com gordura...
já agora... para os agarponis sei que são as sementyes de girassol, mas para os outros não sei:
Canarios
Periquitos
Exoticos...

A Nina está agir normalmente neste ultimos dias. Não pôs ovo nenhum (nem tinha posto nos dias anteriores), portanto pode ter sido mesmo só frio.
Na 1ª noite coloquei os cobertores, mas não acendi o aquecedor (tenho medo de curto circuitos a meio da noite

Eu até andava pouco preocupada por causa do frio porque à excepção dos canários, todos os outros dormem dentro dos ninhos, mesmo que não tenham ovos....
Bom, vou ter mais atenção e realmente dar mais vitaminas e sementes com gordura...

Canarios
Periquitos
Exoticos...

Experimente dar semilha (niger seed) aos periquitos, eles vao adorar!
São umas sementes pretas que podem facilmente ser encontradas em qualquer loja da especialidade. E como têm um alto teor de gordura (40%) e proteinas (18%) são um optimo suplemento nutritivo... e preparam-os para o frio!
São umas sementes pretas que podem facilmente ser encontradas em qualquer loja da especialidade. E como têm um alto teor de gordura (40%) e proteinas (18%) são um optimo suplemento nutritivo... e preparam-os para o frio!
-
- Membro
hum....
exageros??? ... isso dito no fim de uma semana de 18h de trabalho consecutivo todos os dias e já com 3 semanas sem descanso...
nem imaginas os exageros que já me apetece!!!
só a brincar... foi só um desabafo de quem já está com os neurónios todos queimadinhos....
não me penalizem por esta resposta

só a brincar... foi só um desabafo de quem já está com os neurónios todos queimadinhos....

não me penalizem por esta resposta

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Penalizem?????????!!!!!!!!!!
Xiiii pq carga d' água? Brincar é saudável... pobres daqueles que assim n o entendem!
Bjins
Xiiii pq carga d' água? Brincar é saudável... pobres daqueles que assim n o entendem!
Bjins
@zudotakika@
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
»» -(¯`·.·´¯)-> Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil. <-(¯`·.·´¯)-«« (Plutarco) <strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Irra
Precisas de uma mãozinha??!!!
é SÓ DIZERES!!!
upsss
Bjins
Precisas de uma mãozinha??!!!
é SÓ DIZERES!!!
upsss
Bjins
@zudotakika@