Confiança em caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
MonicaJoana
Membro Júnior
Registado: domingo mar 18, 2007 2:58 pm

domingo jan 13, 2008 11:53 am

Olá a todos. Tenho duas caturras. uma já á dois anos, essa come a mão mas so se a minha mao estiver fora da gaiola pk quando ponho a mao dentro da gaiola ela ameaça que morde. a outra adquiri no natal, nao come a mão mas apenas foge quando ponho a mao na gaiola, nao tenta morder, so morde caso eu a agarre. Gostaria de saber se ha algum jeito de fazer com que as duas aprendessem a subir para o meu dedo para que eu as tirasse da gaiola. Assim deixava-as passear pela casa e ao meu ombro e depois vindo ao dedo era facil po-las na gaiola de novo. Nao as tiro nunca da gaiola por terem medo e morderem porque assim é stressante para elas e para mim.
Desde já obrigado a todos :)
ruyepipica
Registado: sábado jan 12, 2008 2:28 am

domingo jan 13, 2008 6:26 pm

Olá Monica

Tenho uma caturrita (macho) que se chama Ruy e um periquito (fêmea) que se chama Pipica. Ambos já se acostumaram comigo, e as outras pessoas da família. Vêm na mão ou no dedo quando solicitados, passeam pela casa e retornam a gaiola quando querem. Mas não foi sempre assim, no início eram ariscos, tentavam bicar e fugiam. Mas com muita paciência e dedicação consiguimos amansa-los. Primeiramente identifique o que os assusta (roupas coloridas, sons, etc), e evite enquanto estiver lidando com eles. Observe os movimentos que fazem (com a cabeça, os pés, e asas) quando estão felizes e quando estão irritados (brabos) assim poderá defender-se das bicadas, ou então mima-los com um petisco. E passe bastante tempo com eles á sós e em silêncio, no máximo falando baixinho. Assim eles também poderão lhe observar e adquirir confiança em vc. Não sou perita no assunto, mas posso lhe dar mais dicas baseada na boa relação que tenho com as minhas aves. Fico á disposição.
Um abraço
Andréa
CCSininho
Registado: quarta jan 23, 2008 10:04 am

quarta jan 23, 2008 11:01 am

Bom Dia
Eu adquiri uma caturra macho à uns meses e ela ao principio também me bicava e ficava bastante irritada e "assoprar" quando eu me chegava ao pé dela... :o mas com paciencia e devagarinho, sem movimentos rápidos do lado de fora da gaiola fui pouco a pouco tentando encostar os dedo nela até ela se familiarizar mais comigo... Dp comecei ainda dentro da gaiola a mexer-lhe, dando-lhe festinhas muito devagar... qdo ela já não tinha muito receio da minha mão comecei a tirá-la da gaiola... agora com o passar do tempo já me dá beijinhos, anda no meu ombro e sobe para a minha mão... acho que o "segredo" é calma, porque ele acaba por se habituar e já não bica.
Responder

Voltar para “Aves”