O mito das trovoadas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça abr 29, 2003 2:31 pm

Olá a todos :lol:

Gostaria que me esclarecessem sobre um mito que já ouvi com alguma frequência e se não passa disso mesmo: um mito, ou se é realmente verdade :? que é o facto das trovoadas poderem estragar os ovos.

Existe alguma explicação válida sobre isto?

Aguardo respostas ;)

Cumprimentos
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça abr 29, 2003 3:23 pm

Ola Sac

A sua mensagen fez-me lembrar um dito que a minha mãe costumava dizer, quanso eu era ainda pequena e moravamos no Alentejo. Tinhamos muitos animais, inclusive galinhas, e ela dizia sempre que os pintos que nasciam em Maio nasciam tontos, isto por causa das trovoadas. As trovoadas vi muitas e terríveis, pintos tontos nunca vi nenhum. A voz do povo sempre teve razão nos seus ditados, por isso alguma verdade deve existir aqui, qual não lhe sei dizer, sinto muito. Fico também à espera que alguém nos ajude a decifrar este enigma.

Um beijo

Franc
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 29, 2003 6:57 pm

nunca tinha ouvido falar disso...mas agora fiquei curiosa... :? :? :? eu nunca tive crias de periquitos no inverno...tou à espera do bom tempo para cruzar dois periquitos...mas tou curiosa...satisfaçam-me a curiosidade, vá lá... :D :D ;) ;)
Dreedze
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 12:18 am

terça abr 29, 2003 7:17 pm

eu tambem ja tinha ouvido falar disso......acho que se diz isso porque as femeas saem de cima dos ovos a meio do choco devido ao barulho da trevoada....deixando assim os ovos arrefecerem....o que irá provocar a morte das aves(foi o que me disseram nao tenho a certeza se é verdade) :?: :?: :?:
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça abr 29, 2003 8:26 pm

Dreedze Escreveu: eu tambem ja tinha ouvido falar disso......acho que se diz isso porque as femeas saem de cima dos ovos a meio do choco devido ao barulho da trevoada....deixando assim os ovos arrefecerem....o que irá provocar a morte das aves(foi o que me disseram nao tenho a certeza se é verdade) ? ? ?
Isso também foi o q eu ouvi... no entanto poderão haver outras explicações ;)
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

terça abr 29, 2003 9:30 pm

Aloha

De facto é a 1ª vez que ouço tal coisa, no entanto esta explicação tem toda a lógica do mundo, uma vez que para as vaes a sobrevivência é bastante + importante do que a reprodução, ao mínimo ruído as fêmeas tÊm tendência para se levanterem do choco e inclusive sair da caixa do ninho, no caso dos periquitos.

Asta!
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quarta abr 30, 2003 8:43 am

Bom dia,8)

Sobre o assunto não tenho conhecimentos académicos, apenas sei aquilo que a minha mãe me diz e que já a mãe dela dizia. Também não posso dizer que é verdade porque que nunca me aconteceu ver os nascimentos afectados por causa de uma trovoada.

Mas queria apenas lançar uma pergunta.
Já aqui foi mencionado o Alentejo, a minha mãe também é Alentejana,

Será um mito Alentejano?:?:
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

quarta abr 30, 2003 6:40 pm

olá noite

Isso eu não posso afirmar. Mas que no Alentejo as trovoadas eram terríveis, eu ainda me lembro. De repente o dia escurecia, fazia-se um silêncio assustador e os animais recolhiam-se como se realmente fosse de noite. O barulho dos trovões era impressionante, e os raios acabavam por cair muito perto das casas.
Isto deve ter um enorme reflexo no comportamento dos animais, e o medo obrigava as femeas a abandonar o ninho ou o choco

Analisando a questão a esta distância, creio que será só isto, não havendo grande mistério, mas........

Avancem, investiguem, quem souber mais que diga

Franc
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

quarta mai 07, 2003 9:58 pm

Caros amigos, de facto a minha experiencia de muitos anos ensinou-me que , em anos de muitas trovoadas durante as criações estas são afectadas; eu penso que tem a ver com a perturbação que isso trás às aves, que perturba o choco e daí as consequencias. A ave não está tranquila e isso afecta o choco inevitavelmente. É a única explicação para mim aceitável.

Um abraço

Fernando Pedro
Responder

Voltar para “Aves”