Agaporni - Ficher / Sem penas - Ajuda

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Pelicano
Membro
Mensagens: 95
Registado: segunda mar 10, 2003 12:31 am
Localização: Canários e Agapornis-Roseicollis

sábado mar 08, 2008 9:58 pm

Para além de vários roseicolor e dois personata possuo um casal de fisher. A situação que está a acontecer e para a qual solicito ajuda é a seguinte:
O casal de Fisher teve, há cerca de dois meses, uma postura de 4 ovos mas não nasceram filhotes. Agora estão novamente a construír o ninho. No entanto reparei que a fêmea tinha a parte de trás do pescoço com poucas penas (depenada); não reparava em mais pormenores dado que quando nos aproximavamos eles fugiam para dentro do ninho. Hoje, casualmente, eles ficaram fora do ninho e aí deparei-me com uma imagem que me chocou: A fêmea está toda deponada na parte da frente desde o escoço até às patas (incluindo as pernas). Está com a pele à vista numa grande área (todo o peito, abdómem e pernas). Penso que não terá sido depenada por uma atitude agressiva poir não está ferido e o processo foi pormenorizado (pena a pena).
Não sei o que fazer.
Alguém pode AJUDAR?
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

domingo mar 09, 2008 12:27 am

OLÁ,
Eu compreendo o seu desespero pq foi assim que o gaby me foi dado por ter antes tentado manter viva uma femea nessa situação!
Pelo que percebi foi tal e qual o seu caso tb ,esteve mto tempo no ninho,acho que se trata de uma desconpensação harmonal, tente mante-la o mais quente possivel,pois não se esqueça que a temperatura de-la agora baixou radicalmente,eu se calhar se eu soubesse o desfecho que teve o meu caso que foi a morte do bichinho depois de uma grande luta dela e minha,eu iria a um veterinario,ou mesmo a uma boa casa de comida etc de animais pedir conselhos e que lhe indiquem um bom vet.nesta questão,pois assim lamento dizer mas vais perde-la.
Mora em Lisboa ou arredores?se realmente pretender inventir na vida do animal eu posso lhe dar ,o nº de telefone e morada de uma boa casa de animais,que trabalham com veterinários muito habituados á passaros ,desde papagaios,Agapornis etc
Aguardo sua resposta,
lamento muito o sucedido é mto complicado....foi assim devido a este motivo que o gaby me foi oferecido pq a pessoa viu o quanto lutei pelo animal,mas não tive discernimento pra ir a um vet.agora sei que há,especializados em aves,e se volta-sse atraz não esitaria,nem esperava,ia jogo
fico a agurdar que me diga se pretende ou não os nºs de telefome e morada,e se vive em lx ou arredores?
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

quarta mar 12, 2008 7:42 pm

Como está o passarinho? :?
Eu fiquei muito preocupada, aproveito para pedir desculpa se foi um pouco brusca,na minha resposta,mas como foi o que me aconteu,eu se soube-sse hoje teria feito como lhe indiquei.
Mas o que interresa é saber como está ele? :|

camila33
Ana-Francisco
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda out 11, 2004 2:11 pm

quinta mar 13, 2008 4:26 pm

Ola..Essa situação também já me ocoreu a uma fêmea personata e deverá ter sido por stress porque ela estava sozinha e assim que a juntei com outro personata deixou de se depenar.
É um pouco complicado perceber a origem do stress! A fêmea tem bastante material para o ninho? É juvenil (com menos de 1ano)?
Penso que o melhor seria mesmo recorrer ao veterinário.
Cumprimentos,
Ana
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

quinta mar 13, 2008 7:16 pm

Boas,
A minha tb era uma femea PERSONATA :roll: ,mas foi me dada para eu a salvar pelo vendedor já nesse estado e eu que nem tinha muitos conhecimentos acerca desta especie,tive sim mais de 50 periquitos,nacidos em minha casa,apesar de nunca ter vendido nenhum, nem dava aos meus amigos.... :o Não por maldade mas pq todos tinham nome e particulariedades diferentes,assim com são uma especie mto identica, fiz o que me ocorreu,mas não resultou,apesar de estar sojinha,ela lá ia comendo sempre mto quentinha,e até xegou a começar a nascer algumas penas novinhas,fiquei maravilhada e mto feliz pois pensava qe iria se recompor mas não .... :( Deixou de comer,eu "obrigava" enchendo o papo com uma mistura amarela e agua e uma seringa sempre com muito jeitinho,pelo bico abaixo.... :cry: Até que eu desisti pq vi que ela tb já não aguentava,,,nessa noite eu sabia que quando acorda-se e a fosse destapar,e destapar a gaiola,que esteve sempre no meu quarto,que já não a viria com vida..e assim foi...mas tb não houve nhenhum sinal de sofrimento,ficou-se a dormir....deitadinha como a tinha deixado.... :cry: TB foi asssim que criei 1 pardal minusculo caido do ninho,nem olhos abertos tinha,e consegui que ele se torna-se adulto apesar de não poder nunca mais devolver á liberdade, que ele acabou por não conheçer,pois não saberia procurar comida,enfim entre outras sitações..
Mas volto a repetir se eu soube-sse tinha feito de maneira diferente,tinha consultado um vet.nem que ela lá tivesse que ficar com lampadas de aquecimento constantes,etc....é uma disfunção hormonal que pode ficar bem como correr mal depende mto do tempo,se está mto depenada ou não,etc
Depois o Srº da loja viu a minha tristeza e quando xegou ao Natal ofereceu-me o meu Gaby igualzinho ao outro(a) era femea,e agora já estam cá dois... :D .Já cá está tb a YNCA...(FEMEA) :D
Desculpem o testamento,mas esta siruação tocam-me ainda muito... :cry:
Eu gostaria que o dono nós disse-se como está o passarinho?
Por favor dê noticias.....

Grata;
Pelicano
Membro
Mensagens: 95
Registado: segunda mar 10, 2003 12:31 am
Localização: Canários e Agapornis-Roseicollis

quarta mar 26, 2008 10:13 pm

Obrigado a ambas (Camila 33 e Ana-Francisco) pelas respostas ajuda e preocupação. Não solicitei os contactos (nºs telef.) dado residir em Coimbra.
Consultei a proprietária de uma loja onde costumo adquirir comida e assessórios e ela (também criadora) vendeu-me um medicamento da marca Picapen (pulverizador) que apliquei na Fisher. Para além disso separei o casal mantendo, contudo, o ninho para a fêmea (doente) por forma a protege-la do frio. A sua separação foi na mesma gaiola com grade a dividir por forma a que mantivessem o contacto visual não contribuindo assim para eventual aumento de stress que poderia agravar a situação. Aparentemente resultou (já estão a nascer novas penas e o seu aspecto é bem melhor). Por outro lado ambas as aves tentavam manter proximidade. Assim, e pese embora a Fisher ainda não esteja completamente reposta, retirei a divisória.
Espero que tudo isto resulte pela positiva.
Desde já ao vosso dispor para qualquer ajuda que esteja ao meu alcançe e/ou conhecimento.
Cumprimentos.
Pelicano
poagapornis
Membro
Mensagens: 61
Registado: sexta fev 15, 2008 4:53 pm
Localização: Agapornis

quinta mar 27, 2008 9:54 am

Ainda bem que conseguiste resolver o problema!
As melhoras para o casal!
<p>Cumprimentos a todos,</p>
<p>Pedro Oliveira</p>
camila33
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 08, 2006 7:10 pm

quinta mar 27, 2008 9:02 pm

Fico muito feliz : :D :D :D :D
Espero que tudo acabe bem, tanto para os Agapornis,como para si, pois eu sei como é complicado de ver e gerir una situação destas.
A Dª do estabelecimento que lhe recomendou esse produto,que eu desconhecia mas vou tirar nota do nome, do medicamento,a Srª disse-lhe porque estava acontecer aquela situação?Seria hormonal,e stress, ou possivelmente um fungo nas penas?
Fico a aguardar resposta, pq mais do que nunca sinto,que a minha foi-me dada sem nada,naquele estado deploravel,e eu nem tinha Agapornis na altura,portanto o dono do estabelecimento foi incoerente,pq se me tivesse dado o macho que estava com ela..mais o ninho.. ela não se teria ido abaixo depois de ter melhorado tanto,(até já tinha penas tb a nascer)nas minhas mãos.
Agradeço a sua atenção e gostaria de saber um pouco mais desta situação..até pq agora tenho 1 casal 1 femea roseicolli e um macho personata :)
obrigado e felicidades,
camila33
Responder

Voltar para “Aves”