Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
amore
Membro
Registado: terça mar 14, 2006 5:26 pm

sexta mar 28, 2008 4:51 pm

Canary

Adorei o teu comentário :lol: , no entanto fui ao Vet porque não estava a gostar muito do aspecto fisico ou porte do Fidel, achava que ele estava magro em comparação com outros papagaios que de vez em coloco a vista. O Vet disse-me que ele estava com 535 gr e que era o peso ideal dele ou normal. :wink: Fiquei mais descansado.Eu falei-lhe de vitaminas, e ela disse-me que a maior parte das vitaminas que existiam acabam por não fazer grande efeito simplesmente porque as vitaminas que se colocam na água acabam por perder as suas propriedades ao fim de algumas horas, ou ele bebe água logo ou então já não faz muito efeito. Disse-me também que o meio mais eficaz para o Fidel receber vitaminas era através de injecções... era muito mais eficaz. A parte irónica desta história toda é que o Fidel não chegou a receber nenhuma injecção vitaminica, a Vet apenas lhe deu duas injecções de desparatisação interna e externa e disse-me que não achava que o Fidel tivesse a precisar de vitaminas e disse-me que no entender dela o Fidel andava um pouco murcho porque andava stressado e VOILÁ. Desde essa altura e assumindo como é óbvio mea culpa, passei a dar mais atenção, carinho e AMOR como fizeste referência no teu post e o Fidel passou a andar mais alegre, mais activo e interventivo.

Mas no futuro e se necessitar de dar algumas vitaminas ao Fidel não hesitarei em dar-lhe as injecções vitaminicas porque são realmente mais eficazes e até acabam por ser mais baratas. Atenção eu não disse que as gotas não são boas, não são é tão eficazes como as shots.

E Canary... cuidado com os amendoins, olha as gramas, lê bem o pacote antes de lhe dares o amendoim anual

Cumpriml.
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

sexta mar 28, 2008 5:07 pm

Boas!
E Canary... cuidado com os amendoins, olha as gramas, lê bem o pacote antes de lhe dares o amendoim anual

Cumpriml.
:D :lol:

gostei particularmente da parte "amendoim anual" :)

E gostei da tua reacção aos meus comentários. :)

A atenção e carinho que damos....fazem, como é lógico, parte da saude/bem-estar do animal. Mas o que aqui estamos a discutir é essencialmente a nutrição. E por isso é importante ler bem os ingredientes e composição das embalagens..... :)

Penso que tens um cão....como fazes para seleccionar a ração/alimentação dele? Ou será que tb existem injecções vitaminicas para cães? :D

Cumps,

Canary
canary
Membro Veterano

sexta mar 28, 2008 10:20 pm

Boas!

É pena estar em Italiano....

http://www.pappagalli.ch/alimentazione.htm

Cumps,

Canary
amore
Membro

segunda mar 31, 2008 9:43 am

Boas
Posso-lhe garantir que o meu hoje ingeriu estes nutrientes (abaixo citados) e nas proporções também indicadas em baixo:

Crude protein 15 %

Crude fat 16 %

Crude ash 4,5 %

Crude fibre 3,5 %

Calcium 0,9 %

Phosphorus 0,6 %

Methionine 0,33 %

Sodium 0,2 %

Magnesium 0,15 %

Vitamin A 12.000 IU/kg

Vitamin D3 1.200 IU/kg

Vitamin E 30 mg/kg

Vitamin K 1,2 mg/kg

Vitamin B1 1,5 mg/kg

Vitamin B2 8 mg/kg

Vitamin B3 12,5 mg/kg

Vitamin B6 3 mg/kg

Vitamin B12 20 µg/kg

Vitamin C 25 mg/kg

Vitamin PP 32 mg/kg

Folic acid 0,4 mg/kg

Biotin 200 µg/kg

Choline 550 mg/kg

Lysine 0,80 %

Threonine 0,50 %

Tryptophan 0,15 %

Iron 30 mg/kg

Copper 14 mg/kg

Manganese 85 mg/kg

Zinc 100 mg/kg

Isto é algo que eu dou a denominação de exagero, porque embora seja um post de nutrição acho que isto é a puxar um bocadito para o ridiculo. Tudo bem, é melhor estar informado sobre os nomes das Vit, prot, etc... bem como as suas quantidades, é indicativo que te preocupas e gostas de aprender, agora das duas uma, ou és VET, biólogo, ambientalista, quimico e sabes realmente de todos os ingredientes de que acabas-te de apontar ou então serve apenas para ing`lês ver porque embora possas ter umas noções básicas, provas apenas que sabes ler e copiar os rótulos. Porque eu e amaior parte dos foristas também conseguem saber para que é que serva a vit.b12, também sabemos que existem rações com estes compostos vitam., agora ter a certeza como tu inicialmente referis-te que o teu amigo ingeriu as quantidades de compostos que em cima apontas-te... isso não, eu não acredito... a não ser que o tenhas obrigado, de género ou tomas 0.25 mg de ferro ou então não te dou sementes nenhumas hoje... e ele com grande esforço lá empurrava mais 0.23 mg de ferro. Fico contente por saber que tratas bem o teu Jako :wink: , mas não exageres e deixa-o curtir uma beca a vida, dálhe um amendoim por semana, vais ver que ele irá viver muito mais feliz.

Quanto à ração do cão compro Activ7 mix e coloco sempre os restos do jantar que regra geral não são muitos por baixo da ração. Funciona como uma guloseima diária, no entanto quando tenho muitos restos, tipo frango assado, carne guisada com massa e aparas de bife, tb marcham. A minha mãe tem um Labrador com menos de 1 ano e só come produtos de eleição e não é que anda sempre todo podre, a caminho do VET. Também é preciso ter sorte para se ter cão, o meu Dobermann- Wolf é tipico cão de guerra, tem quase 10 anos e respira saúde. Acho que o segredo dele é comer de vez em quando um escaravelho ou mesmo um passarinho que lhe tente assaltar a ração. Os passarinho devem ter muito Vit - B12 :lol:
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

segunda mar 31, 2008 10:24 am

Caro forista amore

Só gostaria de deixar aqui um se não.
Na sua intervenção anterior você escreveu que costuma dar os restos do jantar e que chega a incluir frango.

Evite de dar a carne de frango com os ossos pois os ossos dos frangos são muito quebradiços e quando se partem, partem-se por vezes em farpas afiadas e isso poderá ser prejudicial para o seu cão.

boa sorte
lmgcardoso
amore
Membro

segunda mar 31, 2008 10:32 am

Entendo o teu ponto de vista e agradeço o conselho IMG, no entanto e como já disse anteriormente, um dia não são dias e se tiver que lhe dar ossos de frango dou-lhe.
lmgcardoso
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 10:53 am

OK
Fica o registo

boa sorte
lmgcardoso
canary
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 11:34 am

Boas!
agora ter a certeza como tu inicialmente referis-te que o teu amigo ingeriu as quantidades de compostos que em cima apontas-te... isso não, eu não acredito...
Vou voltar a referir, que tenho a certeza que o meu papagaio, naquele dia, ingeriu todos aqueles nutrientes e precisamente naquelas percentagens.
a não ser que o tenhas obrigado, de género ou tomas 0.25 mg de ferro ou então não te dou sementes nenhumas hoje... e ele com grande esforço lá empurrava mais 0.23 mg de ferro.
E também garanto que não foi nada disto!

Fica aqui a fácil adivinha: (sei que muitos já acertaram... :lol: )

Como é que eu posso ter tanta certeza?

Cumps,

Canary
canary
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 4:23 pm

Boas!

Será que afinal é uma adivinha difícil?!!! :o

Será que é por não saberem o que é um rácio (Matemática)?! Eu digo isto porque quem lê:

Iron 0.25 mg/kg ou seja, ferro 0.25mg/kg...

e traduz:

0.25 mg de ferro :(

É que isto é completamente diferente!!!!

Uma coisa é 0.25mg de ferro e outra completamente diferente é 0.25mg/kg de ferro.

E isto é matemática....simples :wink:

Se quiserem posso explicar o que é um rácio......

Sei que nos estamos a desviar do tema, mas estou a defender-me de criticas sem sentido........

Não sou vet, nem químico, nem biólogo....do meu ponto de vista as análises quimicas dos produtos são obrigatórias que constem nas embalagens.E de certeza, essa obrigatoriedade, não é só para os vets, biologos ou quimicos verem!!!É para o cidadão comum.

Se não fui completamente esclarecedor...estou ao dispor...para qq dúvida

Cumps,

Canary
amore
Membro

terça abr 01, 2008 9:50 am

canary Escreveu:Boas!

Será que afinal é uma adivinha difícil?!!! :o
Será que é por não saberem o que é um rácio (Matemática)?! Eu digo isto porque quem lê:

Iron 0.25 mg/kg ou seja, ferro 0.25mg/kg...

e traduz:

0.25 mg de ferro :(

É que isto é completamente diferente!!!!

Uma coisa é 0.25mg de ferro e outra completamente diferente é 0.25mg/kg de ferro.

E isto é matemática....simples :wink:

Se quiserem posso explicar o que é um rácio......

Sei que nos estamos a desviar do tema, mas estou a defender-me de criticas sem sentido........

Não sou vet, nem químico, nem biólogo....do meu ponto de vista as análises quimicas dos produtos são obrigatórias que constem nas embalagens.E de certeza, essa obrigatoriedade, não é só para os vets, biologos ou quimicos verem!!!É para o cidadão comum.

Se não fui completamente esclarecedor...estou ao dispor...para qq dúvida

Cumps,

Canary
amore
Membro

terça abr 01, 2008 10:00 am

Peço desculpa pela mensagem anterior, mas o que queria dizer canary, é que ninguém está assim tão apanhado por uma cena , que até faça rácios matemáticos sobre comida de papagaio. Eu entendo a tua loucura, é porque amas o teu amigo, mas compreende que é um exagero... ou então não tens nada para fazer. Desculpa pela brutalidade ou frontalidade nas minhas palavras. É positivo fazer rácios que nos estimulem o cérebro, provavelmente o pais estaria muito melhor, se calhar os orçamentos de Estado passavam todos à primeira. Agora rácios com mg... ou desculpa mg/kg penso que é um pouco demais. Acho que o próximo passo é ensinares alguns rácios ao Palpites, palpita-me que ele irá aprender rápido.
canary
Membro Veterano

terça abr 01, 2008 10:31 am

Boas!
é que ninguém está assim tão apanhado por uma cena , que até faça rácios matemáticos sobre comida de papagaio
Mas quem é que faz rácios complicados..e horas de estudo em mg/kg...etc...etc...?!!! :roll:

Eu apenas sei ler um rótulo, será isto pedir muito?

Será pedir muito, saber que (saindo dos papagaios) quando bebes um copo de leite ou um litro ou 20 litros, estás a ingerir os mesmissimos nutrientes e nas exactas percentagens? O que apenas difere é a quantidade dos mesmos nutrientes.

A relação dos nutrientes,(ou seja as percentagens) são as mesmas.

Consegues perceber isto?

Consegues perceber que quando se diz que o ser humano tem 70% de água, tanto faz esse ser humano ter 200kg de peso ou ser uma criança de 20 kg......Ou seja a relação é sempre 70%!!!!!!

O papagaio basta ingerir um "grão" de granulano, para eu simplesmente saber que ele ingeriu todos aqueles nutrientes e naquelas percentagens.

Outra coisa são as quantidades das mesmas.......mas isso foi o teu erro.....porque não sabes o que é um rácio.

E como não sabes; insultas, criticas e ainda por cima achas que tens razão!!! :roll:

Cumps,

Canary
amore
Membro

terça abr 01, 2008 12:55 pm

Eu disse que estava a ser bruto nas minhas palavras mas isso não é a mesma coisa que insultar. Ser apanhado ou maluquinho pelo meu Fidel não é um insulto, muito pelo contrário, até é um elogio... é sinal de que me interesso. Quanto aos rácios, não é a questão de os fazeres, aliás ninguém tem nada a ver com os teus rácios, a grande questão que se coloca é a tua necessidade de tentares mostrar a toda a gente que sabes fazer rácios simples e reduções de kg para miligramas, argumentando que é tudo uma questão lógica daquilo que está escrito na embalagem. Isso chama-se propotência e afasta-te daquilo que é realmente importante, que é qual é a ração que tu recomendas realmente?

Ontem comprei uma nova, acho que o IMG já a tinha mencionado, chama-se Specified, Specified (acho!! ou Species, Species) Achas que é uma ração fixe, Canary?
amore
Membro

terça abr 01, 2008 12:58 pm

Custou-me 15 Aéreos. O que nos leva a outra questão, que é, então e os custos das rações? São terriveis, no lo san?
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 5:10 pm

Caros Foristas

Fiquei surpreendido com a quantidade de visitas que este forum teve até à data, mais de 1000. :)
Notei que existem várias dúvidas, de muitos foristas, para que servem as proteínas e vitaminas e por esse motivo irei criar, assim que tiver oportunidade, um novo forum com a descrição das propriedades dos nutrientes e para que servem.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”