Nunca deverá ser um acto baseado num impulso ou porque simplesmente acharam engraçado o passarito do vizinho.
Existem inumeros factores a ter em conta antes da compra. A ave é um ser frágil e que necessita de cuidados diários durante anos.
Primeiro de tudo há que pensar no tipo de passaro que gostaria de ter e o seu alojamento.
As aves necessitam de espaço para se exercitar. O ideal será fazer sempre uma pesquisa prévia sobre as necessidades de cada uma (em livros, revistas, net, criadores) e posteriormente adquirir uma gaiola apropriada (ou viveiro).
Após a escolha do amiguinho há que ter em conta que é necessária uma nutrição adequada para a saúde das aves e que cada espécie tem dietas diferentes (as sementes são essênciais, mas também é conveniente integrar na alimentação fruta e verduras - mas com moderação e suplementos vitamínicos).
A higiene da gaiola ou do aviário é fundamental. Verificar sempre se os poleiros não estão sobre os comedouros ou bebedouros. As fezes e os restos de alimentos, assim como a água suja são optimos focos para o desenvolvimento de bactérias.
Restos de comida devem ser retirados se não forem logo consumidos e a água mudada todos os dias.
Nunca substime as capacidades vocais do pássaro...
Infelizmente muitas aves são devolvidas devido aos sons estridentes que emitem... nem toda a gente aprecia os sons "melodiosos" das aves ás seis da manhã.
Para terminar, a compra só deve de ser realizada após uma cuidadosa observação ás condições em que a ave se encontra:









Quando adquirir uma nova ave, ter o cuidado de não a colocar de imediato em contacto com as já existente. Deixar numa espécie de quarentena durante alguns dias e aplicar um desparasitante na água.
Ao ter atenção a estes factores, é meio caminho para ter uma ave saudável e feliz e que de certeza lhe irá trazer muitas alegrias
