maus pais piriquitos ou má dona?
-
- Membro
- Registado: quarta abr 16, 2008 10:10 pm
- Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi
tenho um casal de piriquitos ja á uns anos e achei que estava na altura de por ninho. em marco coloquei o ninho e pouco depois ja tinha um ovo, apareceram outros tres ovos ao fim de uma semana, semana e meia.
ate o primeiro bebe nascer tudo bem, gordinho e vivaço, os outros nasceram passado alguns dias. na primeira semana de vida dos mais novos tavam todos optimos depois de repente deixei de os ouvir e fui ao ninho, os mais novos estavam mortos e com a cabecinha em sangue, ontem para tristeza minha morreu o outro bebe, mas este intacto e com o papo cheio. que se passa com os meus piriquitos? sao maus pais? matam os filhos? ou serei eu que estou a fazer algo errado?
a gaiola esta num local sossegado , com muita luz e sol indirecto de manha. o que faco para que isto nao torne a acontecer? devo tirar o ninho? eu gostava mesmo de ter crias deles
tenho imagens do bebe dois dias antes de morrer mas nao sei por aqui, se quiserem ver estao com os pais nel e mia aqui na arca
ate o primeiro bebe nascer tudo bem, gordinho e vivaço, os outros nasceram passado alguns dias. na primeira semana de vida dos mais novos tavam todos optimos depois de repente deixei de os ouvir e fui ao ninho, os mais novos estavam mortos e com a cabecinha em sangue, ontem para tristeza minha morreu o outro bebe, mas este intacto e com o papo cheio. que se passa com os meus piriquitos? sao maus pais? matam os filhos? ou serei eu que estou a fazer algo errado?
a gaiola esta num local sossegado , com muita luz e sol indirecto de manha. o que faco para que isto nao torne a acontecer? devo tirar o ninho? eu gostava mesmo de ter crias deles
tenho imagens do bebe dois dias antes de morrer mas nao sei por aqui, se quiserem ver estao com os pais nel e mia aqui na arca
lambidelas do bogui
-
- Membro
- Localização: bogui, tete e crias, noddy e tobias, mia e nél, peixinhos e brevemente fafi
eu comprei " pericria" , na loja disseram que era muito bom para os papas e crias:(
lambidelas do bogui
-
- Membro
quando decidi por ninho mudei a gaiola para um sitio calmo e nao saiu mais dai, ate para limpar eu so tiro o fundo da gaiola
lambidelas do bogui
-
- Membro
obrigado na mesma, provavelmente tiro o ninho e pronto acabam-se os desgostos:(
lambidelas do bogui
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
Se tiver disponibilidade, pode deixar ficar o ninho, quando voltarem a crias, assim que ela met algum pode tirar as outras de lá e criar voce mesma elas!
Abraços e va dando noticias!
Abraços e va dando noticias!
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>
Muitas vezes é o pai que mata as crias para poder começar a acasalar de novo.
Possivelmente ele não as quer matar só quere que abandonem o ninho.
Neste caso o que é normal fazer é retirar o macho de junto das crias, a fêmea continua a tratar dos filhos até que eles se alimentem sozinhos.
Quanto a mudar a gaiola de sitio, não é por isso que aconteceu a fatalidade.
Quanto a alimentação tudo OK, junto só um osso de choco.
Abraço tudo de Bom
Possivelmente ele não as quer matar só quere que abandonem o ninho.
Neste caso o que é normal fazer é retirar o macho de junto das crias, a fêmea continua a tratar dos filhos até que eles se alimentem sozinhos.

Quanto a mudar a gaiola de sitio, não é por isso que aconteceu a fatalidade.
Quanto a alimentação tudo OK, junto só um osso de choco.
Abraço tudo de Bom
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm
acrescento só que por vezes os progenitores "sacrificam" uma ou mais crias quando ficam sem alimento reduzindo o numero de bicos a alimentar, a mim já me aconteceu e não é nada agradável mas penso que se enquadra (ainda não sabendo se ficaram, por algum descuido sem comida em algum momento) pois os pais deixaram uma cria viva. em relação à morte da ultima não sei muito bem o que poderá ter acontecido. morrer à fome está excluído pois tinha o papo cheio... O meu único palpite, tirando a hipótese dos parasitas é a fêmea se ter assustado com alguma coisa durante a noite e ter abandonado o ninho, o que fez com que a cria morresse de frio. não tem mais animais de estimação em casa?
cumps.
HugoFlavio
cumps.
HugoFlavio
-
- Membro
tenho varios animais mas apenas cao acede a essa parte da casa e nao costuma perturbar os piris, terá sido isso? em relacçao á comida eu estou sempre em casa e os animais sao verificados varias vezes ao dia para evitar faltas de agua ou comida 

lambidelas do bogui
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm
e o cão tem acesso a essa parte da casa durante a noite? é que ele pode ter feito barulho durante a noite o que, dependendo das fêmeas, as vezes é suficiente
-
- Membro
tem, ele anda por todo lado.
lambidelas do bogui
Se ler a minha resposta em cima.
Tem lá o que deve ter acontecido.
Quer acredite quer não.
De certeza que não foi o cão, nem ter limpo a gaiola nem nada que se pareça.
Da próxima postura assim que as aves nasçam retire o macho.
Abraço tudo de Bom
Tem lá o que deve ter acontecido.
Quer acredite quer não.
De certeza que não foi o cão, nem ter limpo a gaiola nem nada que se pareça.
Da próxima postura assim que as aves nasçam retire o macho.
Abraço tudo de Bom