Stress ou Doença?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Blackfeather
Registado: quinta mai 01, 2003 6:14 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 1:08 pm

O meu papagaio tem andado a arrancar as penas e tem partes onde se ve a pele:cry:. Houve pessoas k me disseram k possivelmente era doença, mas ouve outras k me disseram k podia ser stress. Gostaria de saber afinal se é doença ou stress. :(
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

sexta mai 16, 2003 2:44 pm

se as penas caem por si próprias deverá ser doença, se o papagaio as arranca deverá ser de stress o que representa uma doença psicológica grave.
gostaria de saber quais as condições que dá ao seu papagaio: alojamento, alimentação, quantas horas de atençao diária... para saber qual poderá ser a origem do problema
Blackfeather
Contacto:

sexta mai 16, 2003 2:53 pm

Ela está solta por casa, tem toda a atençao k quer e está a tomar medicamentos para as penas, mas não funciona. Não sei o k é o problema, mas no sábado vou pô-la na antiga agiola das caturras e leva-la a apanhar ar.
drlpfae
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 3:03 pm

esta mesmo à solta ou está num poleiro preso por uma corrente?
e qual o tipo de alimentação que lhe das?
drlpfae
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 3:08 pm

ja agora costumas dar-lhe banho? e que medicamentos lhe estas a dar?
Blackfeather
Contacto:

sexta mai 16, 2003 3:20 pm

Está mm solta nada de corrente. Come sementes de girasol, mas antes "gamava" a minha comida. Ela toma banho, ela adora tomar banho! Os medicamentos são da avipar e xamam-se: Avi Muda complexo vitamínico para restablecimento de plumagem e Avi Total poli-vitaminico com complemento de alimentaçao.
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta mai 16, 2003 4:01 pm

Muita atenção às sementes de girassol, que são muito gordurosas e bastante prejudiciais à saude da ave.

Em relação à marca Avipar... tenho certas reservas.
Não quer dizer q ñ preste, mas existem outras no mercado bastante melhores.

Cumprimentos
drlpfae
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 7:55 pm

o problema pode ser da alimentação, pk uma alimentação a base de sementes de girassol é muito insuficiente , tens que lhe dar tb fruta e legumes por exemplo maça e cenoura, só não dês abacate que é extremamente tóxico.
tenta também arranjar uma mistura de sementes o mais completa possível, por exemplo tente a marca Vitakraft ( a que tem na capa um papagaio da amazonia e uma arara), dá-lhe osso de choco e de vez em quando aquelas barrinhas de guloseimas.

recomendo ainda que consulte dois sites:
http://www.terravista.pt/enseada/1664/psitapet.htm

http://www.papagaiosbrasil.hpg.ig.com.br/index.html
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

sexta mai 16, 2003 8:02 pm

Arrancar as penas não é um sinal muito bom, pode ser causado por stress, irregularidades na alimentação, inúmeros fenómenos, alguns ainda por compreender, principalmente nos psitacideos.

Verifica a alimentação, se o teu papagaio tem brinquedos para se entreter, convém que a mistura de sementes tenha mais do que girassol pois este deverá ser uma minoria na mesma, fruta e legumes também são necessários.
Se conseguires equilibrar a limentação desta forma já não será necessário recorrer a químicos para a muda, estes podem ser muito bons mas eu continuo a evitar recorrer a eles para as minhas aves.
Caso pretendas se me indicares a espécie em questão poderei ser mais preciso.

Asta.
pavlo
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 8:02 pm

Arrancar as penas não é um sinal muito bom, pode ser causado por stress, irregularidades na alimentação, inúmeros fenómenos, alguns ainda por compreender, principalmente nos psitacideos.

Verifica a alimentação, se o teu papagaio tem brinquedos para se entreter, convém que a mistura de sementes tenha mais do que girassol pois este deverá ser uma minoria na mesma, fruta e legumes também são necessários.
Se conseguires equilibrar a limentação desta forma já não será necessário recorrer a químicos para a muda, estes podem ser muito bons mas eu continuo a evitar recorrer a eles para as minhas aves.
Caso pretendas se me indicares a espécie em questão poderei ser mais preciso.

Asta.
drlpfae
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 8:25 pm

o problema pode ser da alimentação, pk uma alimentação a base de sementes de girassol é muito insuficiente , tens que lhe dar tb fruta e legumes por exemplo maça e cenoura, só não dês abacate que é extremamente tóxico.
tenta também arranjar uma mistura de sementes o mais completa possível, por exemplo tente a marca Vitakraft ( a que tem na capa um papagaio da amazonia e uma arara), dá-lhe osso de choco e de vez em quando aquelas barrinhas de guloseimas.

recomendo ainda que consulte dois sites:
http://www.terravista.pt/enseada/1664/psitapet.htm

http://www.papagaiosbrasil.hpg.ig.com.br/index.html
pavlo
Membro Veterano

sábado mai 17, 2003 2:46 pm

http://www.fosterparrots.com/

visita para teres uma noção de o que é que pode acontecer caso aumente o mercado de venda de psitacideos para companhia e estes serem entregues sem que as pessoas que os vão acolher tenham a capacidade ou a noção do que estão a fazer.
Com isto não estou a dizer que é o teu caso, aliás, só o facto de vires aki e tentares entender o que se passa já é uma atitude que a maior parte das pessoas não se dá ao trbalho de fazer, apenas te mostro o que se passa nos E.U.A., esse "grande país", land of the free home of the slave, onde tudo pode se tornar realidade, vamos evitar que isto aconteça no nosso país.
É bastante simples fazeres um brinquedo para o teu papagaio, eu já tenho feito alguns e não é dificil nem é caro, podes fazer a tua própria mistura devidamente equilibrada ou adquirir numa loja de animais a mesma ja preparada, ou seja, basta saber o que é necessário.
Blackfeather
Contacto:

domingo mai 18, 2003 2:27 pm

Eu levei-a a ver a minha cadela, axo k ela ficou assim por causa de ñ ver a minha cadela à muito tempo pk elas eram amigas, só k a minha cadela foge dela por causa de ela gritar. Se eu pudesse eu npunha um video da minha papagaia a brincar com um peluche............................ :lol:
drlpfae
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 8:52 pm

podias tentar por outros passaros à beira dela nem que seja dentro de uma gaiola assim pode ser que ela se distraisse...
Responder

Voltar para “Aves”