URGENTE - Mandarins parte/come ovos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
HuGuinho
Membro Júnior
Registado: terça abr 19, 2005 3:57 pm

quinta mai 29, 2008 11:20 pm

Boas,

Tenho um casal de mandarins que parte/come(?) os ovos no ninho. Pensei que fosse falta de cálcio mas já pus osso de choco e mesmo assim a situação continua…O ninho é daqueles vulgares (caixa de plástico com abertura na frente)…o único facto que acho estranho é o macho também estar sempre dentro do ninho?será disso?
Alguém sabe como posso resolver esta situação??

Desde já obrigado,

Hugo Rodrigues
tnnuy
Membro
Registado: quinta mar 06, 2008 9:45 pm

quinta mai 29, 2008 11:32 pm

mete akela papa amarela basiad em ovo e grift, penso que isso resolve o problema ,mas espera por alguem mais esprient !!! boa sorte

edit: A FÊMEA PICA OS OVOS

Acontece quando os pássaros comem os ovos. O criador que constata a presença de um ovo e não o vê no dia seguinte ou quando o número de ovos diminui. Freqüentemente não fica nenhum traço do ovo desaparecido: ele foi comido.

Um pássaro pode muito bem comer um ovo. Costumeiramente quando um filhote eclode, não se acha a casca: ele a comeu e isto evita que ela atraia a atenção de um predador, o que pode ter lugar quando a casca vazia é lançada fora do ninho. Sabe-se assim quando os pássaros de gaiolas podem consumir os fragmentos de cascas; esses fragmentos dados pelo criador são uma fonte de cálcio. Por prudência ele vai dar o melhor, um osso de ciba (sépia), ostras trituradas ou fragmentos de cascas de ovos...

É anormal que um ovo seja comido depois de ter sido posto. Geralmente, o criador acusa o macho. Pensa-se que o macho viu o ovo um corpo estranho que ele quer tirar do ninho; o ovo é quebrado e comido. Isto é possível, mas a fêmea pode comer os ovos. É o que tenho constatado com um casal de mandarins. Para saber se comia o ovo, coloquei sobre a casca um produto utilizado para impedir as crianças de roer as unhas. Um primeiro ovo desapareceu sem problema aparente nos pássaros.

Porém após o desaparecimento do segundo ovo, a fêmea foi gravemente intoxicada, enquanto que o macho ficou normal. A mãe era, pois, culpada. É preciso, então, no momento em que os ovos desaparecem depois de terem sido postos, tirar a fêmea e trocá-la por uma outra.

http://www.portaldoscanarios.com/forum_ ... 8ccfd2c599
Fonte:
Responder

Voltar para “Aves”