campero Escreveu:BOAS,
eu sou o administrador do Aves de Estimação e não posso deixar de responder ao que aqui foi dito sobre este fórum.
Em 1º lugar deixo explicito que o
fórum Aves de estimação não visa nem incentiva a prática de captura ou manutenção de aves protegidas. Presume-se o compromisso com a lei e com o bem-estar de aves protegidas no seu habitat natural. Proteger estas aves é a nossa missão. Lança-mos um apelo: Não tratem mal as vossas aves. Não retirem aves do seu meio ambiente; Não comprem aves neste contexto. Acolham-nas como se filhos se tratasse. Denunciem essas actividades a quem é de direito.
Este é o móbil deste fórum. E é o que se pode ler quando se entra no fórum Aves de Estimação.
Pois, mas entre o que está escrito e o que lá se passa realmente, vai uma longa distancia...
Se se vendem aves sem anilhas como percebem é dificil de observá-lo a partir do fórum.....
Eu acho que é de muito mau tom colocar num fórum sequer uma secção de vendas, soretudo quando a comercialização dessas aves é proibida por lei. O ser com anilha ou não, até ´pouco relevante.
Mas vejamos a história deste fórum
Este fórum surge numa iniciativa da minha autoria, após ter visitado várias pessoas, na Espanha, Bélgica e Holanda, as quais criam aves de fauna europeia.
é de salutar que a forma como
detêem as aves e o amor que por elas sentem é de facto uma forma de reconsiderarmos a forma como estamos no mundo.
Fiquei encantado com o que vi e com a beleza das aves que criam.
E ficaria encantado também, sem precisar de ir a essas países, se os supostos "criadores" tivessem seguido o mesmo rumo em Portugal, quando para isso tiveram oputonidade...
Quero enfatizar que ninguém gosta mais de aves do que eu. Eu sou um fiel protector de aves e da natureza.
E desde já lanço um apelo. Denunciem quem não vai de encontro à legislação vigente.
Eu não o faço certamente.
Nada mais contraditório...
Só o farei se em causa esteja a saúde, o bem estar, a integridade das aves que tanto gosto e admiro.
Não percebo onde é que isto nada tenha a ver com o que citou anteriormente...
Não concordo com a lei vigente. Não posso de todo concordar, e passo a explicar porquê?
Não concorda com a lei vigente? Aquela que prevê regulamentação para a posse e comercialização de exemplares de espécies indígenas comprovadamente de cativeiro?
Então é apologista de uma legislação que promova a captura indiscriminada na natureza??...
Eu quando pego no meu carro e vou a conduzir vejo várias aves mortas na estrada. Eu vejo pintassilgos, verdelhões, chamarizes, pardais, piscos de peito ruivo.etc...
Pergunto aos senhores? o que se passa? Onde está a lei
O que se passa? Meros acidentes viários não intencionais.
É certo que a mortalidade nas estradas é muito preocupante, não só relativamente à avifauna, mas sobretudo em relação à herpetofauna.
É um problema, é certo, mas não percebo onde está a ilegalidade...
Eu quando vou ao rio e vejo carpas mortas, corvos mortos, melros mortos a boiar, etc....
Pergunto aos senhores? o que se passa?
O que se passa? Simplesmente as pessoas não denunciam as situações.
A poluição e contaminação das linhas de água são mais um factor preocupante em termos amientais.
Por acaso contactou a respectiva CCDR local para tentarem averiguar qual a causa e os responsáveis pela contaminação da linha de água?? Duvido...
Eu quando vejo as câmaras a cortarem as arvóres, cujo sítio nidificam as nossas aves, e daí vejo ninhos no chão, ovos partidos, etc....
O que se passa é que muitas vezes têm autorização legal para o fazerem.
Devemo-nos insurgir? Sim!!
Pessoalmente já chateei um Junta de freguesia por estar (embora lagalmente pela legislação dos fogos florestais) a proceder a limpezas de áreas florestais com meios mecânicos. Actualmente está a ser feita de modo manual para minimizar os impactos na nidificação da avifauna.
E o Sr, fez o quê??
Eu quando vejo agricultores a sulfatarem as arvores de fruto nas quais nidificam as nossas aves,,,
O que se passa é que estão legalmente autorizados a faze-lo.
Ainda para mais, de há uns anos para cá é obrigatório recorrer à "produção integrada" para poderem ter acesso aos subsídios comunitários. "Protecção integrada" essa que exclui todos os pesticidas não selectivos e que possam causar "mossa" grave no ambiente.
Tenho observado nidificação em muitos pomares aqui na zona oeste e posso afirmar que as baixas são muito pouco significantes.
Eu quando vejo aves e animais em via de extinção devido à perca de habitat
O que se passa? Uma politica de ordenamento do território mal feita e que vem desde já longos anos e que tem muito pouco a ver com conservação da natureza...
Por acaso juntou-se aos protestos de várias ONGAS contra tais atitudes politicas? Pois...
Eu quando vou a feiras e vejo aves capturadas amontoadas em gaiolas pequeníssimas, cujas fezes se entranham nos seus bicos....
O que se passa? Passa-se que pessoas como o Sr. constatam situações e não as denunciam na hora.
Para alem de ser ilegal a detenção e comercialização de aves capturadas, também existe imcomprimento relativamente às condições de alojamento para venda.
Onde é que vocês estão? pergunto onde estão as pessoas que tanto se preocupam com a nossa fauna?
Andamos por aí. Não estamos é em todo o lado ao mesmo tempo.
Algo tem de ser mudado......
Pois tem!! E é sobretudo a mentalidade das pessoas enquanto cidadãos responsáveis, denunciando situações graves e ilegais, não as cometendo também!!
é neste contexto que eu criei o Aves de Estimação porque gosto muito de aves e porque as protego piamente. E espero que se crie uma nova moral em torno desta temática.
Pelos argumentos que expôs anteriormente, isto parece anedota...
Sou criador de canários e não tenho aves de fauna europeia. Estou à espera que saia a lei para que as possa comprar, não em Portugal, mas sim na Bélgica.
Também adianto que provavelmente não estarei em Portugal quando a mesma sair,contudo ficarei contente pelo passo que tanto esperei.
E desde já vos digo que é dificil viver em Portugal. é dificil ouvir diariamente que estamos em crise, que não há dinheiro, que as secretarias não têm pessoal para despachar processos, que sobe o gasóleo,
contudo vemos gente a encher a *** à nossa conta à grande e à portuguesa.
Eu continuo a ver animais a serem frequentemente maltratados, cães ao abandono, gatos que morrem à sede, e nós o que fazemos
Observamos limitamo-nos a isso......
Pois... Se todos agirem como o Sr., realmente limitam-se a observar, a constatar que está mal, mas fazem precisamente o oposto...
é por este e mais motivos que neste momento vos digo que o Aves de Estimação se orgulha pelo seu trabalho, e espera contribuir sempre para que se passe a mensagem:
Eu pessoalmente não vejo motivos de orgulho, incentivar (directa ou indirectamente, com tenho vindo a constatar) a pilhagem de ninhos ou capturas no meio selvagem...
Temos que defender as nossas aves, os nossos animais, e isso não passa só por observar e achar que tudo está bem.
As nossas aves estão a morrer porque nós as matamos e se abrirmos os olhos verificamos que isso acontece mesmo ao pé de nós.....
Eu ao pé de minha casa 1 casal de pintassilgos e de verdelhões criaram mesmo ao pé da entrada?
O que se passa? desde quando é que estas aves estão a criar ao pé das nossas casas......
Deve andar distraido... pois isso sempre se passou! Infelismente, o que constato é que cada vez se passa menos, por baixa nas populações, onde a captura terá a sua quota parte de responsabilidade!!
O que se passa pergunto eu......................................................................................
O que se passa é que muita gente acha que as coisas estão mal, mas a responsabilidade é sempre dos outros.
Percebem que as aves silvestres já têm problemas que cheguem, mas continuam a encorajar e perpectuar mais um.
É a velha história... Se os outros cometem ilegalidades e nada acontece, bora lá nós cometer também...
Enfim... escreveu muito, mas disse muito pouco. A ideia que tinha sobre estes "grupos" ainda ficou pior.