Abaixo-assinado: Criar Legalmente Aves da Fauna Europeia

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 02, 2008 8:24 pm

Quanto aos canários-domésticos, são consideradas aves domésticas. Já pouco ou nada têm a ver com o seu ancestral selvagem. A legislação não se aplica a fenótipos domésticos.
O mesmo se passa com os pombos e patos-domésticos. E continuam a ser Columba livia e Anas platyrhynchos.
Ok, obrigado. Já agora aproveito...e uma mutação como as várias que existem lá fora de uma ave da fauna é considerado um fenotipo doméstico ? Eu explico...se eu comprar um pintassilgo sem ser da coloração ancestral, digamos a um criador espanhol, posso tê-lo e criar com ele? Ao fim e ao cabo quando é que se pode considerar que a ave é de fenotipo doméstico? E já agora, porque é que um hibrido não se pode ter? Desculpa estar com estas questões, mas realmente sao argumentos que tenho lido, e como é um tema que não conheço, gostaria de perceber se algumas das coisas afirmadas têm fundamento legal (uma vez que lógica, algumas têm).

cumps
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jun 02, 2008 8:55 pm

fang Escreveu:Portugal teve em tempos mais do que muitas hipóteses de ter feito o que a Bélgica e Holanda fizeram. No entanto sempre se esteve á sombra da bananeira e a recorrer às capturas (moioritariamente ilegais) para brincarem aos criadores.
Se não estou em erro, em 1994 houve licenças para a captura de aves selvagens, está correcto? Mas não se criou nada para além de híbridos. Continuo a achar que é um problema de mentalidade. Tudo bem que veio o mundial de Alicante, e o interesse pela criação destas aves começou a partir daí (se é que começou). Mas, não posso aceitar que as mentalidades de cá sejam iguais às da Bélgica ou da Holanda. Lá também se devem cometer ilegalidades ( não conheço nada, nem ninguém incorruptível), no entanto, se, como alguns alegam, as mentalidades são equitativas, não percebo como é que nós não nos interessámos por criar aves selvagens ao mesmo tempo que eles. E se disserem que foi porque não tinhamos informação, e outras coisas, então estão a concordar comigo: problema de mentalidades, pois eles também tiveram de começar do zero. E de mentalidades não só dos criadores, mas sim do país em geral.

Temos por exemplo o canário: se há quinhentos anos os "outros" países da Europa não se tivessem apaixonado por ele, a esta hora não existiria canário doméstico algum.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda jun 02, 2008 9:05 pm

PauloC1 Escreveu: Alguém sugeriu a aquisição dessas aves no estrangeiro, onde sejam devidamente legais e de linhagem de cativeiro, o absurdo da questão é que em Portugal estas aves assim adquiridas seriam ilegais na mesma!
Mas seriam comprovadamente de cativeiro e por isso quantos mais as tivessem nessa situação maior pressão exerceriam, dariam uma imagem mais "limpa" e de maior seriadade, e por isso muito provàvelmente há muito que seria legal a posse destas aves, comprovadamente de cativeiro. Isto sou eu a supôr, claro.

Estava desejoso que fosse legal a posse destas aves, para um dia, quando tiver (se tiver) disponibilidade, de todos os tipos, poder criá-las mas agora duvido que a regulamentação vá diminuir a ilegalidade, e por isso já nem sei o que hei-de pensar e querer. :?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jun 02, 2008 10:11 pm

PauloC1 Escreveu:
Quanto aos canários-domésticos, são consideradas aves domésticas. Já pouco ou nada têm a ver com o seu ancestral selvagem. A legislação não se aplica a fenótipos domésticos.
O mesmo se passa com os pombos e patos-domésticos. E continuam a ser Columba livia e Anas platyrhynchos.
Ok, obrigado. Já agora aproveito...e uma mutação como as várias que existem lá fora de uma ave da fauna é considerado um fenotipo doméstico ? Eu explico...se eu comprar um pintassilgo sem ser da coloração ancestral, digamos a um criador espanhol, posso tê-lo e criar com ele? Ao fim e ao cabo quando é que se pode considerar que a ave é de fenotipo doméstico? E já agora, porque é que um hibrido não se pode ter? Desculpa estar com estas questões, mas realmente sao argumentos que tenho lido, e como é um tema que não conheço, gostaria de perceber se algumas das coisas afirmadas têm fundamento legal (uma vez que lógica, algumas têm).

cumps
Boas,
Os Pintassilgos não são considerados juridicamente com antecedentes históricos como aves domésticas em Portugal. Portanto não se podem equiparar aos canários.
Nunca percebi muito bem o limite de tempo "histórico" a nível jurídico, mas suponho que sejam pelo menos "alguns" anos...
Uma mutação bem diferente do fenótipo ancestral, sem dúvida que, embora esteja ilegal por enquanto, será decerto muito mais facilmente legalizada assim que sair a regulamentação.

Os híbridos são igualmente ilegais pois na legislação diz isto:
Artigo 11.°
Espécies animais

1 - Para assegurar a protecção das espécies de aves previstas na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º e das espécies animais constantes dos anexos B-II e B-IV, é proibido:
a) Capturar, abater ou deter os espécimes respectivos, qualquer que seja o método utilizado;
b) Perturbar esses espécimes, nomeadamente durante o período de reprodução, de dependência, de hibernação e de migração, desde que essa perturbação tenha um efeito significativo relativamente aos objectivos do presente diploma;
c) Destruir, danificar, recolher ou deter os seus ninhos e ovos, mesmo vazios;
d) Deteriorar ou destruir os locais ou áreas de reprodução e repouso dessas espécies.
2 - Relativamente às espécies referidas no n.° 1, são ainda proibidas a exposição com fins comerciais, a venda, a oferta, a troca, a detenção, o transporte para fins de venda ou de troca e ainda a compra de espécimes retirados do meio natural, vivos ou mortos, incluindo qualquer parte ou produto obtido a partir dos mesmos, (...).
Os hibridos de pintassilgo com canário têm uma parte de pintassilgo. O "travesso" é um produto obtido a partir de um pintassilgo.
O mesmo se aplica às outras espécies indígenas que hibridizam com o canário.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

terça jun 03, 2008 12:27 am

Olá, boa noite.

Cumprimentos para o fórum.

No que me é dado saber acerca da portaria que está, suponho que em estudo e não em hibernação, para sair relativamente à matéria que aqui se tem vindo a debater e em termos muito, mas mesmo muito, generalistas é o seguinte:

Os possuidores de espécies protegidas terão, quando a portaria for promulgada, um período para se inscreverem e declararem as aves que possuem e pagar cerca de € 50,00, valor e registo que serão anuais.

Isto funcionará, é a minha opinião, como uma espécie de ano zero, pois todos sabemos que há poucas aves da fauna europeia nascidas em cativeiro em Portugal.

Todos os anos esse registo será actualizado e é evidente que se um individuo possui só dois casais de uma espécie não vai no ano seguinte dizer que nasceram 50, pois haverá fiscalização especifica (espero que funcione e não aconteça como algumas fiscalizações em que os gabinetes criados para o efeito servem para os funcionários lustrarem as cadeiras com os traseiros, pelo menos é a ideia que fazem passar) para o efeito.

Os candidatos a criadores terão de ter condições para a criação das espécies a que se candidatam, isto é acabou a criação no vão das escadas.

Claro que para que tudo funcione direitinho há necessidade de ser criado o estatuto de criador que irá criar regras.

Pelo que me apercebo do contacto com alguns criadores, não "passarinheiros" o objectivo é "obrigar" o govermo a mexer-se até porque vamos ter o Campeonato Mundial em 2010, em Portugal, e ainda não se sabe o que fazer quanto aos expositores estrangeiros criadores de aves da fauna europeia, e saindo esta Portaria sairá, também, o estatuto do criador.

Devo dizer que, concordando com o que escreveu o snr. Francisco Barros, há pessoas sérias a assinarem a petição assim como haverá pessoas menos sérias e com outros intuitos também a assinar. Mas em tudo na vida é assim e por isso não se devem medir todos pela mesma bitola.

Pessoalmente não me afecta o atraso na saída da Portaria ou Decreto porque o que gosto mesmo é de canários e a única espécie que tive fora dos canários foi um casal dos primos dos canários conhecido por Canário de Moçambique, mas respeito os que respeitando a fauna (europeia ou não) pretendem que, com regras bem estabelecidas, quem quiser possa usufruir de um hobby sem serem considerados proscritos. Penso que estando perfeitamente definidas as regras haverá. aí sim caça aos passarinheiros. Assim funcione a fiscalização.

Só mais uma coisa, o canário selvagem da Madeira/Açores, segundo julgo saber, não é considerado ave da fauna europeia.

Saudações ornitológicas.

Armindo Tavares.
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 03, 2008 1:07 am

poky Escreveu: Devo dizer que, concordando com o que escreveu o snr. Francisco Barros, há pessoas sérias a assinarem a petição assim como haverá pessoas menos sérias e com outros intuitos também a assinar. Mas em tudo na vida é assim e por isso não se devem medir todos pela mesma bitola.
Viva,
Talvez se se destacassem e separassem as "águas" entre criadores e passarinheiros, isso não acontecesse. Mas infelizmente não é aquilo que vejo actualmente e tenho constatado ao longo do tempo. E isso está bem visível mesmo online...

poky Escreveu: Só mais uma coisa, o canário selvagem da Madeira/Açores, segundo julgo saber, não é considerado ave da fauna europeia.
Só se a Madeira e os Açores deixaram de pertencer à União Europeia... mas já não digo nada... 8)
Artigo 2.°
Âmbito de aplicação

1- O presente diploma é aplicável:
a) A todas as espécies de aves, incluindo as migratórias, que ocorrem naturalmente no estado selvagem no território europeu dos Estados membros da União Europeia, a todas as espécies de aves constantes dos anexos A-I, A-II, A-III e D do presente diploma e que dele fazem parte integrante, bem como aos ovos, ninhos e habitats de todas aquelas espécies;
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 03, 2008 1:27 am

TitvsLivivs Escreveu: Se não estou em erro, em 1994 houve licenças para a captura de aves selvagens, está correcto?
Já havia licenças de captura antes disso. E acabaram devido à "xico-espertice" de muitos, que aproveitavam para ultrapassar em 1000 vezes as quotas de captura.

Sim, não é apenas um problema de fiscalização, é também um grande problema de mentalidade.

Quando estiver tudo a funcionar, com as aves registadas e a BD de criadores, sempre quero ver se não vai continuar a "xico-espertice"... e o mercado negro paralelo...

Enquanto não houver concorrencia de mercado por parte de criadores sérios, que "abafe" todos os clandestinos, não acredito.

Depois disso, sim, até acredito que diminuam as capturas massivas, mas até lá...
<p>Francisco Barros</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta jun 04, 2008 6:32 pm

Quando estiver tudo a funcionar, com as aves registadas e a BD de criadores, sempre quero ver se não vai continuar a "xico-espertice"... e o mercado negro paralelo...
É exactamente por isso que eu penso que é importante a legislação e a regulamentaçaõ. É que deixando de ser impossível de fazer de forma legal, a criação destas especies tem possibilidade de florescer e tenho eperança que assim retire o interesse á captura ilegal de aves na natureza. Obviamente o mercado negro paralelo é bem capaz de continuar a existir, mas pesando o risco (maior e mais penalizante) face à diminuição do lucro pela disponibilizaçao em mercado de aves legais e a preços cada vez mais baixos na medida em que a oferta aumentar, é bem capaz de transformar esse mercado numa coisa meramente residual e sem grande mossa na população selvagem de aves. Pelo menos eu tenho ESPERANÇA que assim seja e por isso assino.
fang
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 04, 2008 7:20 pm

PauloC1 Escreveu:
É exactamente por isso que eu penso que é importante a legislação e a regulamentaçaõ. É que deixando de ser impossível de fazer de forma legal, a criação destas especies tem possibilidade de florescer e tenho eperança que assim retire o interesse á captura ilegal de aves na natureza. Obviamente o mercado negro paralelo é bem capaz de continuar a existir, mas pesando o risco (maior e mais penalizante) face à diminuição do lucro pela disponibilizaçao em mercado de aves legais e a preços cada vez mais baixos na medida em que a oferta aumentar, é bem capaz de transformar esse mercado numa coisa meramente residual e sem grande mossa na população selvagem de aves. Pelo menos eu tenho ESPERANÇA que assim seja e por isso assino.
Completamente de acordo Paulo.
Alias, a legislação base já existe, apenas falta sair a regulamentação por portaria.

A captura ilegal continuará na mesma. Nesta 1ª fase após a entrada da regulamentação, até estou em crer que aumente... devido à "chico-espertice" de muitos supostos "criadores". Só mesmo quando o mercado estiver competitivo e com valorização das mutações, a coisa diminuirá. A solução é apostar, valorizar e tornar "vulgar" as mutações.

Eu simplesmente não assino, como já referi, por este baixo assinado não vir de uma fonte isenta e credível.

Seria a mesma coisa que assinar um abaixo-assinado contra a legislação dos PP, promovido por pessoal ligado ás lutas de cães, se é que me faço entender...
<p>Francisco Barros</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta jun 04, 2008 7:31 pm

Seria a mesma coisa que assinar um abaixo-assinado contra a legislação dos PP, promovido por pessoal ligado ás lutas de cães, se é que me faço entender
Entendo, claro.
campero
Registado: quarta jun 04, 2008 10:03 pm

quarta jun 04, 2008 11:08 pm

BOAS,

eu sou o administrador do Aves de Estimação e não posso deixar de responder ao que aqui foi dito sobre este fórum.

Em 1º lugar deixo explicito que o fórum Aves de estimação não visa nem incentiva a prática de captura ou manutenção de aves protegidas. Presume-se o compromisso com a lei e com o bem-estar de aves protegidas no seu habitat natural. Proteger estas aves é a nossa missão. Lança-mos um apelo: Não tratem mal as vossas aves. Não retirem aves do seu meio ambiente; Não comprem aves neste contexto. Acolham-nas como se filhos se tratasse. Denunciem essas actividades a quem é de direito.

Este é o móbil deste fórum. E é o que se pode ler quando se entra no fórum Aves de Estimação.

Se se vendem aves sem anilhas como percebem é dificil de observá-lo a partir do fórum.....

Mas vejamos a história deste fórum

Este fórum surge numa iniciativa da minha autoria, após ter visitado várias pessoas, na Espanha, Bélgica e Holanda, as quais criam aves de fauna europeia.
é de salutar que a forma como detêem as aves e o amor que por elas sentem é de facto uma forma de reconsiderarmos a forma como estamos no mundo.
Fiquei encantado com o que vi e com a beleza das aves que criam.

Quero enfatizar que ninguém gosta mais de aves do que eu. Eu sou um fiel protector de aves e da natureza.
E desde já lanço um apelo. Denunciem quem não vai de encontro à legislação vigente. Eu não o faço certamente.

Só o farei se em causa esteja a saúde, o bem estar, a integridade das aves que tanto gosto e admiro.

Não concordo com a lei vigente. Não posso de todo concordar, e passo a explicar porquê?

Eu quando pego no meu carro e vou a conduzir vejo várias aves mortas na estrada. Eu vejo pintassilgos, verdelhões, chamarizes, pardais, piscos de peito ruivo.etc...

Pergunto aos senhores? o que se passa? Onde está a lei

Eu quando vou ao rio e vejo carpas mortas, corvos mortos, melros mortos a boiar, etc....

Pergunto aos senhores? o que se passa?

Eu quando vejo as câmaras a cortarem as arvóres, cujo sítio nidificam as nossas aves, e daí vejo ninhos no chão, ovos partidos, etc....

Eu quando vejo agricultores a sulfatarem as arvores de fruto nas quais nidificam as nossas aves,,,

Eu quando vejo aves e animais em via de extinção devido à perca de habitat

Eu quando vou a feiras e vejo aves capturadas amontoadas em gaiolas pequeníssimas, cujas fezes se entranham nos seus bicos....

Onde é que vocês estão? pergunto onde estão as pessoas que tanto se preocupam com a nossa fauna?

Algo tem de ser mudado......

é neste contexto que eu criei o Aves de Estimação porque gosto muito de aves e porque as protego piamente. E espero que se crie uma nova moral em torno desta temática.

Sou criador de canários e não tenho aves de fauna europeia. Estou à espera que saia a lei para que as possa comprar, não em Portugal, mas sim na Bélgica.

Também adianto que provavelmente não estarei em Portugal quando a mesma sair,contudo ficarei contente pelo passo que tanto esperei.

E desde já vos digo que é dificil viver em Portugal. é dificil ouvir diariamente que estamos em crise, que não há dinheiro, que as secretarias não têm pessoal para despachar processos, que sobe o gasóleo,
contudo vemos gente a encher a *** à nossa conta à grande e à portuguesa.

Eu continuo a ver animais a serem frequentemente maltratados, cães ao abandono, gatos que morrem à sede, e nós o que fazemos

Observamos limitamo-nos a isso......

é por este e mais motivos que neste momento vos digo que o Aves de Estimação se orgulha pelo seu trabalho, e espera contribuir sempre para que se passe a mensagem:

Temos que defender as nossas aves, os nossos animais, e isso não passa só por observar e achar que tudo está bem.
As nossas aves estão a morrer porque nós as matamos e se abrirmos os olhos verificamos que isso acontece mesmo ao pé de nós.....
Eu ao pé de minha casa 1 casal de pintassilgos e de verdelhões criaram mesmo ao pé da entrada?

O que se passa? desde quando é que estas aves estão a criar ao pé das nossas casas......

O que se passa pergunto eu......................................................................................
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 05, 2008 1:58 pm

Boas,
Sendo o texto logo, resolvi responder na própria citação a bold.
campero Escreveu:BOAS,

eu sou o administrador do Aves de Estimação e não posso deixar de responder ao que aqui foi dito sobre este fórum.

Em 1º lugar deixo explicito que o fórum Aves de estimação não visa nem incentiva a prática de captura ou manutenção de aves protegidas. Presume-se o compromisso com a lei e com o bem-estar de aves protegidas no seu habitat natural. Proteger estas aves é a nossa missão. Lança-mos um apelo: Não tratem mal as vossas aves. Não retirem aves do seu meio ambiente; Não comprem aves neste contexto. Acolham-nas como se filhos se tratasse. Denunciem essas actividades a quem é de direito.

Este é o móbil deste fórum. E é o que se pode ler quando se entra no fórum Aves de Estimação.

Pois, mas entre o que está escrito e o que lá se passa realmente, vai uma longa distancia...

Se se vendem aves sem anilhas como percebem é dificil de observá-lo a partir do fórum.....

Eu acho que é de muito mau tom colocar num fórum sequer uma secção de vendas, soretudo quando a comercialização dessas aves é proibida por lei. O ser com anilha ou não, até ´pouco relevante.

Mas vejamos a história deste fórum

Este fórum surge numa iniciativa da minha autoria, após ter visitado várias pessoas, na Espanha, Bélgica e Holanda, as quais criam aves de fauna europeia.
é de salutar que a forma como detêem as aves e o amor que por elas sentem é de facto uma forma de reconsiderarmos a forma como estamos no mundo.
Fiquei encantado com o que vi e com a beleza das aves que criam.

E ficaria encantado também, sem precisar de ir a essas países, se os supostos "criadores" tivessem seguido o mesmo rumo em Portugal, quando para isso tiveram oputonidade...

Quero enfatizar que ninguém gosta mais de aves do que eu. Eu sou um fiel protector de aves e da natureza.
E desde já lanço um apelo. Denunciem quem não vai de encontro à legislação vigente. Eu não o faço certamente.

Nada mais contraditório... :roll:

Só o farei se em causa esteja a saúde, o bem estar, a integridade das aves que tanto gosto e admiro.

Não percebo onde é que isto nada tenha a ver com o que citou anteriormente...

Não concordo com a lei vigente. Não posso de todo concordar, e passo a explicar porquê?

Não concorda com a lei vigente? Aquela que prevê regulamentação para a posse e comercialização de exemplares de espécies indígenas comprovadamente de cativeiro?
Então é apologista de uma legislação que promova a captura indiscriminada na natureza??...

Eu quando pego no meu carro e vou a conduzir vejo várias aves mortas na estrada. Eu vejo pintassilgos, verdelhões, chamarizes, pardais, piscos de peito ruivo.etc...

Pergunto aos senhores? o que se passa? Onde está a lei

O que se passa? Meros acidentes viários não intencionais.
É certo que a mortalidade nas estradas é muito preocupante, não só relativamente à avifauna, mas sobretudo em relação à herpetofauna.
É um problema, é certo, mas não percebo onde está a ilegalidade...

Eu quando vou ao rio e vejo carpas mortas, corvos mortos, melros mortos a boiar, etc....

O que se passa? Simplesmente as pessoas não denunciam as situações.
A poluição e contaminação das linhas de água são mais um factor preocupante em termos amientais.
Por acaso contactou a respectiva CCDR local para tentarem averiguar qual a causa e os responsáveis pela contaminação da linha de água?? Duvido...

Eu quando vejo as câmaras a cortarem as arvóres, cujo sítio nidificam as nossas aves, e daí vejo ninhos no chão, ovos partidos, etc....

O que se passa é que muitas vezes têm autorização legal para o fazerem.
Devemo-nos insurgir? Sim!!
Pessoalmente já chateei um Junta de freguesia por estar (embora lagalmente pela legislação dos fogos florestais) a proceder a limpezas de áreas florestais com meios mecânicos. Actualmente está a ser feita de modo manual para minimizar os impactos na nidificação da avifauna.
E o Sr, fez o quê??

Eu quando vejo agricultores a sulfatarem as arvores de fruto nas quais nidificam as nossas aves,,,

O que se passa é que estão legalmente autorizados a faze-lo.
Ainda para mais, de há uns anos para cá é obrigatório recorrer à "produção integrada" para poderem ter acesso aos subsídios comunitários. "Protecção integrada" essa que exclui todos os pesticidas não selectivos e que possam causar "mossa" grave no ambiente.
Tenho observado nidificação em muitos pomares aqui na zona oeste e posso afirmar que as baixas são muito pouco significantes.

Eu quando vejo aves e animais em via de extinção devido à perca de habitat

O que se passa? Uma politica de ordenamento do território mal feita e que vem desde já longos anos e que tem muito pouco a ver com conservação da natureza...
Por acaso juntou-se aos protestos de várias ONGAS contra tais atitudes politicas? Pois...

Eu quando vou a feiras e vejo aves capturadas amontoadas em gaiolas pequeníssimas, cujas fezes se entranham nos seus bicos....

O que se passa? Passa-se que pessoas como o Sr. constatam situações e não as denunciam na hora.
Para alem de ser ilegal a detenção e comercialização de aves capturadas, também existe imcomprimento relativamente às condições de alojamento para venda.

Onde é que vocês estão? pergunto onde estão as pessoas que tanto se preocupam com a nossa fauna?

Andamos por aí. Não estamos é em todo o lado ao mesmo tempo.

Algo tem de ser mudado......

Pois tem!! E é sobretudo a mentalidade das pessoas enquanto cidadãos responsáveis, denunciando situações graves e ilegais, não as cometendo também!!

é neste contexto que eu criei o Aves de Estimação porque gosto muito de aves e porque as protego piamente. E espero que se crie uma nova moral em torno desta temática.

Pelos argumentos que expôs anteriormente, isto parece anedota...

Sou criador de canários e não tenho aves de fauna europeia. Estou à espera que saia a lei para que as possa comprar, não em Portugal, mas sim na Bélgica.

Também adianto que provavelmente não estarei em Portugal quando a mesma sair,contudo ficarei contente pelo passo que tanto esperei.

E desde já vos digo que é dificil viver em Portugal. é dificil ouvir diariamente que estamos em crise, que não há dinheiro, que as secretarias não têm pessoal para despachar processos, que sobe o gasóleo,
contudo vemos gente a encher a *** à nossa conta à grande e à portuguesa.

Eu continuo a ver animais a serem frequentemente maltratados, cães ao abandono, gatos que morrem à sede, e nós o que fazemos

Observamos limitamo-nos a isso......

Pois... Se todos agirem como o Sr., realmente limitam-se a observar, a constatar que está mal, mas fazem precisamente o oposto...

é por este e mais motivos que neste momento vos digo que o Aves de Estimação se orgulha pelo seu trabalho, e espera contribuir sempre para que se passe a mensagem:

Eu pessoalmente não vejo motivos de orgulho, incentivar (directa ou indirectamente, com tenho vindo a constatar) a pilhagem de ninhos ou capturas no meio selvagem...

Temos que defender as nossas aves, os nossos animais, e isso não passa só por observar e achar que tudo está bem.
As nossas aves estão a morrer porque nós as matamos e se abrirmos os olhos verificamos que isso acontece mesmo ao pé de nós.....
Eu ao pé de minha casa 1 casal de pintassilgos e de verdelhões criaram mesmo ao pé da entrada?

O que se passa? desde quando é que estas aves estão a criar ao pé das nossas casas......

Deve andar distraido... pois isso sempre se passou! Infelismente, o que constato é que cada vez se passa menos, por baixa nas populações, onde a captura terá a sua quota parte de responsabilidade!!

O que se passa pergunto eu......................................................................................

O que se passa é que muita gente acha que as coisas estão mal, mas a responsabilidade é sempre dos outros.
Percebem que as aves silvestres já têm problemas que cheguem, mas continuam a encorajar e perpectuar mais um.
É a velha história... Se os outros cometem ilegalidades e nada acontece, bora lá nós cometer também...

Enfim... escreveu muito, mas disse muito pouco. A ideia que tinha sobre estes "grupos" ainda ficou pior.
<p>Francisco Barros</p>
lovebirds35
Membro
Registado: sexta mai 02, 2008 11:27 am

quinta jun 05, 2008 3:56 pm

O testamento do "forista" campero foi bastante esclarecedor... tentou justificar de uma forma inacreditavel as ilegalidades practicadas no site onde (segundo o próprio) é o administrador: , autointitulou-se um grande amante das aves :lol: , um exercicio de bemfeitor puramente ridiculo. Depois de ler o testamento, o que foi dito por tal "forista" resume-se a algo similar a isto: Há tanta gente a roubar que mais um não faz diferença...
campero
Registado: quarta jun 04, 2008 10:03 pm

quinta jun 05, 2008 6:30 pm

De certo os senhores não perceberam a minha mensagem.

O que quis dizer e claro a interpretação já vi é muito subjectiva é que apoio a criação em cativeiro de aves selvagens.

Porquê? porque tenho acompanhado os números e tenho verificado que existem muitas aves que poderiam ser incrementadas em termos de taxas de natalidade.

Opino que poder criar aves em cativeiro ajuda a preservar. Ora vejamos o caso de por exemplo o carduelis de yarrel, cuja extinção no seu pais de origem é quase completa e no entanto existem vários criadores que os têm em excelentes condições contribuindo para o desenvolvimento da especie.

Esta é a minha opinião.

Não estou de todo de acordo que diga que eu apoio as capturas. Meu caro amigo não foi isso que disse e desde já saliento que não interprete mal as pessoas e daí obtenha juízos.

Não compactuo com qualquer tipo de captura.

Que eu saiba a lei vigente é impeditiva de ter qualquer tipo de aves de fauna em Portugal.

Reformule lá a pergunta ou está como um membro das autoridades a quem eu perguntei por telefone se se podia ter pintassilgos major em cativeiro e este me disse que sim que era considerado ave exótica e depois telefono para o ICN E ME DIZEM QUE NÃO pois é a espécie carduelis carduelis que não se pode ter e como este é uma sub espécie daquela também não é passivel de se ter em cativeiro.

Parece-me que ou não compreendeu a minha questão ou então não conhece a lei.....

Não é de estranhar devido à ambiguidade da interpretação que tenhovisto até então
É que esta ainda espera despacho em sede própria................ e como tal ainda não é lei.................

Relativamente ao que disse se tinha denunciado o que quer que seja, eu pergunto-lhe sabe o que diz?

Acusa sem saber.......

Relativamente ao fórum e ao seu bom nome pretendo que prevaleça.
Porquê,
porque este fórum não só visa que vários criadores e pessoas que sejam amantes de aves possam falar e opinar sobre o que quer que seja, mas também com isso enriquecer as suas experi^ncias pessoais.

Poderá ver que existem tópicos para canários, psitacideos, exóticos,

e já agora não foram capturados?

Aliás não são capturadas estas aves?

Acha por direito termos estas aves que já foram capturadas e depois criadas seguindo por geração em geração,

com certeza que não pois efectivamente é contra tudo isto.......

Então as aves anilhadas já não foram ancestralmente capturadas?

Os papagaios que estão em Portugal nasceram numa cuba.......

Como lhe digo o Aves de Estimação está enquadrado numa lei democrática, na qual ainda temos o direito de falar e de mostrar a nossa opinião....

Com certeza o senhor irá mudar a constituição........

Digo-lhe que conheço plenamente a lei, e que é permitido falar sobre o que se quiser e sobre as mais variadas coisas.

Relativamente ao espaço compra e venda, e neste campo compartilho da sua opinião as aves são efectivamente colocadas à venda neste espaço, pelos vários usuários.

Como o Aves de Estimação não sabe a proveniência das aves à venda e como tem por missão aquilo em supra referido, este espaço será encerrado.
Neste sentido espero coadunar esforços para melhor defender a integridade das nossas aves e agradeço a vossa apreensão para este facto.

Por fim desejo um bom trabalho a quem trabalha com estas temáticas diariamente.
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 06, 2008 7:07 am

campero Escreveu: De certo os senhores não perceberam a minha mensagem.

O que quis dizer e claro a interpretação já vi é muito subjectiva é que apoio a criação em cativeiro de aves selvagens.

Porquê? porque tenho acompanhado os números e tenho verificado que existem muitas aves que poderiam ser incrementadas em termos de taxas de natalidade.
E quem lhe disse que eu era contra a criação em cativeiro de aves selvagens? Sou é contra a captura indiscriminada e ilegal para esse fim. E pior, para venda directa ao público!!...
campero Escreveu: Opino que poder criar aves em cativeiro ajuda a preservar. Ora vejamos o caso de por exemplo o carduelis de yarrel, cuja extinção no seu pais de origem é quase completa e no entanto existem vários criadores que os têm em excelentes condições contribuindo para o desenvolvimento da especie.
Não confunda alhos com bogalhos... Não se anda a capturar Carduelis yarrelli hoje em dia como acontece com as nossas espécies autoctones.
campero Escreveu:Esta é a minha opinião.
Pois... e esta é a minha.
campero Escreveu: Não estou de todo de acordo que diga que eu apoio as capturas. Meu caro amigo não foi isso que disse e desde já saliento que não interprete mal as pessoas e daí obtenha juízos.

Não compactuo com qualquer tipo de captura.
Não é o que parece... pois existem por lá n posts com aves de captura e não o vi, nem a ninguem, insurgir-se contra tal...
campero Escreveu: Que eu saiba a lei vigente é impeditiva de ter qualquer tipo de aves de fauna em Portugal.
Ó caro amigo, não é a lei vigente que é impeditiva mas sim a falta de regulamentação da mesma. O Dec-Lei 140/99 (Alterado pelo Dec-Lei 49/2005) prevê a posse e comercialização de aves da nossa fauna, desde que comprovadamente de cativeiro. O único problema é que remete isso para ser regulamentado por uma portaria que ainda não saiu (já lá vai 3 anos). Portanto não vai haver qualquer alteração à lei. Vai é haver complementação da lei, prevista na mesma, que já cá deveria estar fora. Ou seja, o "pacote" legal tem estado incompleto há 3 anos.
Estranho não perceber isso, quando está a divulgar um abaixo-assinado sobre esse assunto... :roll:
campero Escreveu: Reformule lá a pergunta ou está como um membro das autoridades a quem eu perguntei por telefone se se podia ter pintassilgos major em cativeiro e este me disse que sim que era considerado ave exótica e depois telefono para o ICN E ME DIZEM QUE NÃO pois é a espécie carduelis carduelis que não se pode ter e como este é uma sub espécie daquela também não é passivel de se ter em cativeiro.

Parece-me que ou não compreendeu a minha questão ou então não conhece a lei.....
Reformulo qual pergunta?...
Quanto ao desconhecimento da lei, é você que parece desconhecer...
campero Escreveu: Não é de estranhar devido à ambiguidade da interpretação que tenhovisto até então
É que esta ainda espera despacho em sede própria................ e como tal ainda não é lei.................
Pois... desconhece mesmo a lei!! Confunde Decretos-lei com portarias de regulamentação... :lol: :lol:
campero Escreveu: Relativamente ao que disse se tinha denunciado o que quer que seja, eu pergunto-lhe sabe o que diz?

Acusa sem saber.......
Eu comento aquilo que é escrito. Cabe a cada qual informar com dados concretos como decorreram as situações. Até lá mantenho a minha opinião até prova em contrário...
campero Escreveu: Relativamente ao fórum e ao seu bom nome pretendo que prevaleça.
Porquê,
porque este fórum não só visa que vários criadores e pessoas que sejam amantes de aves possam falar e opinar sobre o que quer que seja, mas também com isso enriquecer as suas experi^ncias pessoais.
Bom nome??... Como pedir opinião sobre como criar verdilhões pilhados do ninho, reprodução de D. Fafes de captura e outras que tais...? :lol: :lol:
campero Escreveu: Poderá ver que existem tópicos para canários, psitacideos, exóticos,

e já agora não foram capturados?

Aliás não são capturadas estas aves?

Acha por direito termos estas aves que já foram capturadas e depois criadas seguindo por geração em geração,

com certeza que não pois efectivamente é contra tudo isto.......

Então as aves anilhadas já não foram ancestralmente capturadas?

Os papagaios que estão em Portugal nasceram numa cuba.......
Então não era contra qualquer captura?? :lol:
E não misture novamente alhos com bugalhos... Está aqui a referir-se a espécies que já foram capturadas há muito tempo e seguiram linhagens de cativeiro ou a espécies que continuam a ter quotas de captura LEGAIS nos países de origem.
campero Escreveu: Como lhe digo o Aves de Estimação está enquadrado numa lei democrática, na qual ainda temos o direito de falar e de mostrar a nossa opinião....

Com certeza o senhor irá mudar a constituição........

Digo-lhe que conheço plenamente a lei, e que é permitido falar sobre o que se quiser e sobre as mais variadas coisas.
Pois... vê-se que conhece plenamente a lei... :roll:

Então aconselhava-o a ler o Decreto-Lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, no que aos prestadores intermediários de serviços da sociedade de informação diz respeito, nomeadamente sobre conteudo ilegal.
campero Escreveu: Relativamente ao espaço compra e venda, e neste campo compartilho da sua opinião as aves são efectivamente colocadas à venda neste espaço, pelos vários usuários.

Como o Aves de Estimação não sabe a proveniência das aves à venda e como tem por missão aquilo em supra referido, este espaço será encerrado.
Estará realmente encerrado??.... 8) É que pelo que percebi, está apenas disponível para membros registados...
campero Escreveu: Neste sentido espero coadunar esforços para melhor defender a integridade das nossas aves e agradeço a vossa apreensão para este facto.

Por fim desejo um bom trabalho a quem trabalha com estas temáticas diariamente.
Obrigado. Estarei certamente atento às capturas por parte de passarinheiros. Está a aproximar-se a altura crítica... 8)
Vamos ver se levo mais uns quantos a tribunal... 8)
<p>Francisco Barros</p>
Responder

Voltar para “Aves”