Bom dia, é a primeira vez que venho a este fórum.
Tenho uma piriquita que comprei à 4 anos e não sei a sua idade. em 2004, pôs 3 ovos ambos no ninho e nasceu um casal. entretanto o macho morreu e resovi juntar a mãe com o filho na mesma gaiola.
Notei que começaram a acasalar mesmo sem ninho e resolvi (ainda que não estando de acordo pelo parentesco) pôr lá o ninho que já tinha siso dela da primeira vez.
Tenho o ninho na gaiola há um mês mas os 7 ovos que ela já pôs aparecem sempre no chão, inteiros. ela passa o dia todo no ninho e qd vem para fora, é para acasalar com o piriquito (que é filho dela).
Gostava de poder entender o que se passa, pois estou a pensar tirar o ninho mas gostava primeiro de saber porque é que desta vez isto está a contecer. Será que os ovos não estão galados? ha alguma forma de descobrir?
Obrigada pelas vossas respostas,
Marta Godinho
Periquita rejeita ovos
Ha. Se os Ovos nao tao galados tem k por la 7 ovos de plastico k se vende em lojas de animais e tirar os outros e por num copo com agua morna . se forem para baixo nao tao galados , se forem para cima tao. Se esta informaçao lhe servir 

-
- Registado: quarta jun 04, 2008 11:10 am
Obrigada pela resposta, vou então ver se os ovos estão galados.
Entretanto só não percebi porque tenho de comprar 7 ovos de plástico?...
é que ela ao todo pôs 7 ovos mas já os tirei do chão da gaiola e mandei-os fora para o lixo. Qual a importância de repor os ovos?
Obrigada
Marta
Entretanto só não percebi porque tenho de comprar 7 ovos de plástico?...
é que ela ao todo pôs 7 ovos mas já os tirei do chão da gaiola e mandei-os fora para o lixo. Qual a importância de repor os ovos?
Obrigada
Marta
Dsculpe pensei k fossem 7 ovos . a senhora compra a quantidade de ovos igual a k tem no ninho. e depois de faxer a experiencia limpe os ovos i coloque la depois so os deita fora se nao tiver nenhum galado mas se tiver 1 galado e o resto nao tiver tem k repor todos la para ela nao desconfiar e ela nao pode ver essa troca
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
faz mal, nunca se deve juntar animais do mesmo parentesco ( pais-filhos)
pois podem nascer com defeciencias, morrer, ou nunca nascerem
e as vezes nunca galaren os ovos, este ultimo e raro.
pois podem nascer com defeciencias, morrer, ou nunca nascerem
e as vezes nunca galaren os ovos, este ultimo e raro.
-
- Registado: quarta jun 04, 2008 11:10 am
Obrigada pelas respostas.
De facto fiz a experiência de colocar um ovo num copo de água morna e ele foi totalmente ao fundo, logo não está galado. Depois parti o ovo e vi que tinha gema e clara.
Ainda hoje de manhã há outro ovo no chão, como todos os outros que a periquita pôs até hoje. Desconfio que ela não Põe os ovos no ninho e depois os manda fora, acho mesmo que ela os põe fora da gaiola, pois os ovos aparecem inteiros no chão da gaiola e longr do ninho e com os cócós dela junto do ovo.
Acho mesmo que vou desistir e tirar o ninho da gaiola. O que acham?
Obrigada mais uma vez,
Marta
De facto fiz a experiência de colocar um ovo num copo de água morna e ele foi totalmente ao fundo, logo não está galado. Depois parti o ovo e vi que tinha gema e clara.
Ainda hoje de manhã há outro ovo no chão, como todos os outros que a periquita pôs até hoje. Desconfio que ela não Põe os ovos no ninho e depois os manda fora, acho mesmo que ela os põe fora da gaiola, pois os ovos aparecem inteiros no chão da gaiola e longr do ninho e com os cócós dela junto do ovo.
Acho mesmo que vou desistir e tirar o ninho da gaiola. O que acham?
Obrigada mais uma vez,
Marta
Desculpem lá, mas desde quando é que por um ovo dentro de água vai dizer se está galado ou não? Isso serve para verificar se o ovo é fresco ou não...
A forma de verificar se um ovo tem embrião é observá-lo a contra luz, por exemplo com uma lanterna, e tentar ver os vasos sanguinios que se formarem. isto pode ser feito poucos dias depois do choco começar....
A forma de verificar se um ovo tem embrião é observá-lo a contra luz, por exemplo com uma lanterna, e tentar ver os vasos sanguinios que se formarem. isto pode ser feito poucos dias depois do choco começar....
-
- Membro
- Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm
Eu também pensava que era essa teuria dos ovos na água era verdade mas afinal acho que não é porque uma vez minha periquita meteu 2 ovos,e eu já tava a achar estranho pk já tinha passado 18 dias então sem ela ver tirei os 2 ovos e meti cada um dentro de um copo com água um foi para o fundo e outro ficou em cima depois meti o que foi para o fundo perto da luz e dava para ver uma mancha escura de um lado do ovo (embrião)o outro (oque tinha flutuado) não dava para ver nada entao abrio-o e só vi clara e gema .
Conclusão o que foi ao fundo é que tava galado.
E isso de meter os ovos dentro de um copo com água morna é para limpar os ovos dos escrementos (porcaria)dos país.Só se lava os ovos para não entrar bacterias para os periquitos que tão dentro do ovo .
Espero ter ajudado!!
E isso de meter os ovos dentro de um copo com água morna é para limpar os ovos dos escrementos (porcaria)dos país.Só se lava os ovos para não entrar bacterias para os periquitos que tão dentro do ovo .

Espero ter ajudado!!

-
- Membro
- Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm
Eu também pensava que era essa teuria dos ovos na água era verdade mas afinal acho que não é porque uma vez minha periquita meteu 2 ovos,e eu já tava a achar estranho pk já tinha passado 18 dias então sem ela ver tirei os 2 ovos e meti cada um dentro de um copo com água um foi para o fundo e outro ficou em cima depois meti o que foi para o fundo perto da luz e dava para ver uma mancha escura de um lado do ovo (embrião)o outro (oque tinha flutuado) não dava para ver nada entao abrio-o e só vi clara e gema .
Espero ter ajudado!!

Espero ter ajudado!!

Penso que com a história de os ovos estarem galados ou não se perdeu um pouco o tópico em questão, eu penso que o ideal seria retirar o filho e colocar um macho sem qualquer parentesco com a fêmea, resolvia a situação quase de certeza, o facto de o macho ser filho da fêmea não é natural, logo não dará bons resultados, troque-o por outro macho ou compre outro casal e distribua com esses.....