Será que vai ter mais bebes?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

domingo jun 29, 2008 11:33 am

Comprei um casal de piriquitos a sensivelmente 1 ano, e já por 4 vezes que a piriquita pos os ovos e comia-os sempre, mas a ultima vez que ela pos os ovos, nasceu um, ou melhor uma, lindinha, igualzinha ao pai. Acontece que agora a piriquita(mãe) tem estado frequentemente lá na casinha, e já tem lá mais 2 ovinhos, será que agora que ela já pos o 1º, agora todos que ela puser vao ser chocados? peço desculpa pela minha ignorancia mas realmente e a 1º vez que tenho piriquitos e gostava de saber um pouco mais sobre eles.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

domingo jun 29, 2008 12:46 pm

normalmente ela começa a chocar quando mete o ultimo ovo, mas senao, se nascer è so o primeiro ou segundoe meta casca de ostra ou grit
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 30, 2008 6:19 pm

deadman Escreveu:normalmente ela começa a chocar quando mete o ultimo ovo, mas senao, se nascer è so o primeiro ou segundoe meta casca de ostra ou grit
Desculpe corrigi-lo, mas os piriquitos colocam ovos dia sim, dia não e começam a chocar logo no 1º ovo. Por essa razao , em ninhadas de piriquitos é frequente andarem juvenis cá fora e estarem os mais novos ainda atrasados no ninho. Há muitos anos, quando tinha piriquitos, tive uma femea que colocou 8 ovos e todos nasceram. Tive inclusivamente de mudá-los para um ninho maior de agaponis para caberem todos lá dentro. Todos os 8 sobreviveram, mas quando o primeiro jovem saiu do ninho ainda lá tinha irmãos que quase nem penas tinham....afinal, do 1º para o último havia 16 dias de diferença.
deadman
Membro Veterano

segunda jun 30, 2008 7:13 pm

entao pesso desculpa, mas e que os meus nao noto isso, claro que a sempre um masi pequeno (ultimo) mas normalmente as minhas metem e depois de term uma media de 3 ou 4 ovos e que começam,
tantos os periquitos normais como ingleses
LueJu
Registado: segunda jun 30, 2008 4:35 pm

terça jul 01, 2008 12:24 am

Gostaria de saber se e normal a femea por apenas 1 ovo so?? pois a algum tempinho atras ela tinha posto 5 mas passado alguns dias o macho foi la e quebrou todos agora ele pos so 1,,,,
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

terça jul 01, 2008 8:02 pm

Ahahah sou tao ignorante que pensava que os piriquitos so chocavam 1 e os outros morriam, tanto porque este novo ja saiu do ninho, e ainda tem la mais 1 ou 2. entao ela sempre pode chocar os outros tambem, certo? mas cada um a seu tempo.
deadman
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 10:06 pm

mas as vezes a sempre 1 ou 2 ovos que nao eclodem
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

terça jul 15, 2008 1:46 pm

Olá

A minha periquita quando põe o primeiro ovo começa logo a chocá-lo.

Existem fases do ano em que os periquitos acasalam ou põe ovos?

É que a minha ainda não parou de pôr ovos. Não sei ao certo há quanto tempo mas dd há uns 2 meses já deve ter colocado +- 10 ovos...
Eu retiro-lhe sempre os ovos. Não quero criação. Não sei se estão galados ou não pelo macho.

O que eu queria saber é se não lhe fará mal passar muito tempo a pôr ovos. Eu dou-lhe cálcio e papa de criação. Será que são suplementos suficientes para uma periquita tão activa?

obrigada
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jul 15, 2008 4:41 pm

alexandra_m Escreveu:Olá

É que a minha ainda não parou de pôr ovos. Não sei ao certo há quanto tempo mas dd há uns 2 meses já deve ter colocado +- 10 ovos...
Eu retiro-lhe sempre os ovos. Não quero criação. Não sei se estão galados ou não pelo macho.

O que eu queria saber é se não lhe fará mal passar muito tempo a pôr ovos. Eu dou-lhe cálcio e papa de criação. Será que são suplementos suficientes para uma periquita tão activa?

obrigada
A periquita tem ninho à disposição? Geralmente, sem este, os periquitos não iniciam postura, podendo haver naturalmente excepções. Se tiver o ninho, retire-o de imediato. Se ela puser ovos sem ninho, forneça cálcio e uma alimentação completa, para compensar os gastos da formação do ovo. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2008 4:45 pm

crazyboy Escreveu:
alexandra_m Escreveu:Olá

obrigada
A periquita tem ninho à disposição? Geralmente, sem este, os periquitos não iniciam postura, podendo haver naturalmente excepções. Se tiver o ninho, retire-o de imediato. Se ela puser ovos sem ninho, forneça cálcio e uma alimentação completa, para compensar os gastos da formação do ovo. :wink:
Não tem ninho nenhum de propósito mas mesmo assim não perde a vontade :lol:
Coitada da bicha ela bem os tenta chocar no fundo da gaiola por isso ando sempre em cima da gaiola para os retirar. :?
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2008 4:48 pm

Crazyboy estive a ver os seus periquitos napoleão e leopoldina e os meus são iguazinhos, só que as cores do macho e da fêmea são ao contrário. :lol:
crazyboy
Membro Veterano

terça jul 15, 2008 4:54 pm

Bem isso é que é uma periquita ansiosa para ser mãe! Já os viu a acasalar? É possível que os ovos estejam fecundados. O chão da sua gaiola tem algo que se possa assemelhar a um local "fixe" para a postura ou é mesmo a periquita que desespera para se reproduzir? :lol:
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2008 5:01 pm

Há dias vi-os a acasalar. Eles dão-se muito bem.

O chão é gradeado e os ovos caem lá para baixo. Ela tenta colocar-se em cima do ovo mas fica muito afastada. Acho que ela daria uma boa mãe :lol:
crazyboy
Membro Veterano

terça jul 15, 2008 5:48 pm

Porque não faz uma criação? Tou só a dar uma sugestão, pois uma criação, seja de que espécie for, tem sempre que ser de forma voluntária e consciente. Mas se tiver condições e destino para as crias, porque não? Eu faço uma vez por ano, e acho de facto fascinante. Não há nada mais giro que os ver nascer e crescer. :) Se não estiver mesmo interessada, penso que não há de facto muito que possa fazer, tirando reforçar a quantidade de cálcio e como já disse uma alimentação completa. :D
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2008 7:59 pm

Cheguei a casa e fui espreitar a gaiola.
A bicha tava no chão como já vem sendo hábito. Pensei logo q ja estava a chocar outro.

Não é que estava mas era a pôr um ovo. Eu vi o ovo a sair. Que máximo. :lol:

Fazer criação? Não me parece que tenha condições. Não percebo muito do assunto, já li sobre isso e até tenho um livro mas fiquei assustada com tanta coisa.
Quando os comprei pensava que só com ninho é que eles criavam mas agora é isto que se vê. :?
Responder

Voltar para “Aves”