Será que vai ter mais bebes?
Comprei um casal de piriquitos a sensivelmente 1 ano, e já por 4 vezes que a piriquita pos os ovos e comia-os sempre, mas a ultima vez que ela pos os ovos, nasceu um, ou melhor uma, lindinha, igualzinha ao pai. Acontece que agora a piriquita(mãe) tem estado frequentemente lá na casinha, e já tem lá mais 2 ovinhos, será que agora que ela já pos o 1º, agora todos que ela puser vao ser chocados? peço desculpa pela minha ignorancia mas realmente e a 1º vez que tenho piriquitos e gostava de saber um pouco mais sobre eles.
Desculpe corrigi-lo, mas os piriquitos colocam ovos dia sim, dia não e começam a chocar logo no 1º ovo. Por essa razao , em ninhadas de piriquitos é frequente andarem juvenis cá fora e estarem os mais novos ainda atrasados no ninho. Há muitos anos, quando tinha piriquitos, tive uma femea que colocou 8 ovos e todos nasceram. Tive inclusivamente de mudá-los para um ninho maior de agaponis para caberem todos lá dentro. Todos os 8 sobreviveram, mas quando o primeiro jovem saiu do ninho ainda lá tinha irmãos que quase nem penas tinham....afinal, do 1º para o último havia 16 dias de diferença.deadman Escreveu:normalmente ela começa a chocar quando mete o ultimo ovo, mas senao, se nascer è so o primeiro ou segundoe meta casca de ostra ou grit
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
entao pesso desculpa, mas e que os meus nao noto isso, claro que a sempre um masi pequeno (ultimo) mas normalmente as minhas metem e depois de term uma media de 3 ou 4 ovos e que começam,
tantos os periquitos normais como ingleses
tantos os periquitos normais como ingleses
Ahahah sou tao ignorante que pensava que os piriquitos so chocavam 1 e os outros morriam, tanto porque este novo ja saiu do ninho, e ainda tem la mais 1 ou 2. entao ela sempre pode chocar os outros tambem, certo? mas cada um a seu tempo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
- Contacto:
Olá
A minha periquita quando põe o primeiro ovo começa logo a chocá-lo.
Existem fases do ano em que os periquitos acasalam ou põe ovos?
É que a minha ainda não parou de pôr ovos. Não sei ao certo há quanto tempo mas dd há uns 2 meses já deve ter colocado +- 10 ovos...
Eu retiro-lhe sempre os ovos. Não quero criação. Não sei se estão galados ou não pelo macho.
O que eu queria saber é se não lhe fará mal passar muito tempo a pôr ovos. Eu dou-lhe cálcio e papa de criação. Será que são suplementos suficientes para uma periquita tão activa?
obrigada
É que a minha ainda não parou de pôr ovos. Não sei ao certo há quanto tempo mas dd há uns 2 meses já deve ter colocado +- 10 ovos...
Eu retiro-lhe sempre os ovos. Não quero criação. Não sei se estão galados ou não pelo macho.
O que eu queria saber é se não lhe fará mal passar muito tempo a pôr ovos. Eu dou-lhe cálcio e papa de criação. Será que são suplementos suficientes para uma periquita tão activa?
obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
A periquita tem ninho à disposição? Geralmente, sem este, os periquitos não iniciam postura, podendo haver naturalmente excepções. Se tiver o ninho, retire-o de imediato. Se ela puser ovos sem ninho, forneça cálcio e uma alimentação completa, para compensar os gastos da formação do ovo.alexandra_m Escreveu:Olá
obrigada

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não tem ninho nenhum de propósito mas mesmo assim não perde a vontadecrazyboy Escreveu:A periquita tem ninho à disposição? Geralmente, sem este, os periquitos não iniciam postura, podendo haver naturalmente excepções. Se tiver o ninho, retire-o de imediato. Se ela puser ovos sem ninho, forneça cálcio e uma alimentação completa, para compensar os gastos da formação do ovo.alexandra_m Escreveu:Olá
obrigada

Coitada da bicha ela bem os tenta chocar no fundo da gaiola por isso ando sempre em cima da gaiola para os retirar.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Crazyboy estive a ver os seus periquitos napoleão e leopoldina e os meus são iguazinhos, só que as cores do macho e da fêmea são ao contrário. 

-
- Membro Veterano
Bem isso é que é uma periquita ansiosa para ser mãe! Já os viu a acasalar? É possível que os ovos estejam fecundados. O chão da sua gaiola tem algo que se possa assemelhar a um local "fixe" para a postura ou é mesmo a periquita que desespera para se reproduzir? 

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Há dias vi-os a acasalar. Eles dão-se muito bem.
O chão é gradeado e os ovos caem lá para baixo. Ela tenta colocar-se em cima do ovo mas fica muito afastada. Acho que ela daria uma boa mãe
O chão é gradeado e os ovos caem lá para baixo. Ela tenta colocar-se em cima do ovo mas fica muito afastada. Acho que ela daria uma boa mãe

-
- Membro Veterano
Porque não faz uma criação? Tou só a dar uma sugestão, pois uma criação, seja de que espécie for, tem sempre que ser de forma voluntária e consciente. Mas se tiver condições e destino para as crias, porque não? Eu faço uma vez por ano, e acho de facto fascinante. Não há nada mais giro que os ver nascer e crescer.
Se não estiver mesmo interessada, penso que não há de facto muito que possa fazer, tirando reforçar a quantidade de cálcio e como já disse uma alimentação completa. 

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Cheguei a casa e fui espreitar a gaiola.
A bicha tava no chão como já vem sendo hábito. Pensei logo q ja estava a chocar outro.
Não é que estava mas era a pôr um ovo. Eu vi o ovo a sair. Que máximo.
Fazer criação? Não me parece que tenha condições. Não percebo muito do assunto, já li sobre isso e até tenho um livro mas fiquei assustada com tanta coisa.
Quando os comprei pensava que só com ninho é que eles criavam mas agora é isto que se vê.
A bicha tava no chão como já vem sendo hábito. Pensei logo q ja estava a chocar outro.
Não é que estava mas era a pôr um ovo. Eu vi o ovo a sair. Que máximo.

Fazer criação? Não me parece que tenha condições. Não percebo muito do assunto, já li sobre isso e até tenho um livro mas fiquei assustada com tanta coisa.
Quando os comprei pensava que só com ninho é que eles criavam mas agora é isto que se vê.