ajuda,estou adquirindo um papagaio

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

quinta jul 17, 2008 12:43 pm

:)alo, so novo aqui chamo me ilchade e queria uns bons conselhos pk pelo que vi nos outros topicos a muita gente com experincia aqui na area dos papagaios.
entao ,eu fui a um pet chop ontem querendo um papagaio cinzento,e disseram que nao tinham mas que na proxima semana iam ter um com aproximadamente 10 semanas 2.5meses ,eu disse que ia la levar quando chega se ,mas o mal e que disseram que eu teria de dar cumida usando uma culherinha e que talvez nao teria todas as penas.
entao seria esta uma boa altura para tomar posse de umcinza(10 semanas).
eu tambem quero saber acerca de com que idade eles começao a voar .,e se eu nao o por nao comprar uma gaiola mas sim um poleiro ,deixa lo solto desde pequeno ate a idade que ele começar a voar ,ele vai fugir ou vai abituar se e nao fugira.
tambem gostaria de saber acerca da sua dieta ,brinquedos ,etc
com quanto tempo ele começa a falar e como fazer com que ele seja mais meu amigos.




agradeço a quem puder ajudar.
lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quinta jul 17, 2008 1:44 pm

Caro forista ilchas

É complicado responder às suas questões.
Um papagaio de 10 semanas ainda é um papagaio bebé e como tal precisa de muitos cuidados, necessita ser várias vezes alimentado ao dia por nós, a higiene tem de ser adequada, etc...enfim uma pessoa que esteja muito disponível para tratar do pequeno papagaio, durante practicamente todo o dia.

Você pode alimentá-lo através de uma colher mas julgo ser mais fácil a alimentação através de seringa.
vou deixar aqui um video que é muito interessante, o qual foi deixado em outro forum pelo forista Fabiobruno, e lhe ajudará a responder algumas questões que aqui colocou
http://www.youtube.com/user/chrisbiro1

Um papagaio com dez semanas deve ficar numa caixinha e não num puleiro. o puleiro será ideal a partir, mais ou menos, dos 3,5 ou 4 meses

A papa tem de ser própria para a alimentação do novo papagaio. a mais conhecida actualmente é a nutribird...papa para crias (não me lembro da referencia agora de momento)

Na arca existem vários foruns sobre alimentação para papagaios, como criar brinquedos simples e muito interessantes e dicas para ensinar o seu papagaio a falar

Você poderá deixar o seu papagaio em um puleiro mas convém ficar com uma correntinha para não fugir, se você o quizer deixar solto em casa, basta tirar a correntinha.

Se lhe posso só dar mais um conselho, quando adquirir o seu novo amiguinho leve-o ao veterinário para fazer um exame para ver se está tudo bem

boas orte
lmgcardoso
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

quinta jul 17, 2008 8:07 pm

muito obrigado imcardoso

agora alguem saberia me dizer ,que e melhor para o papagaio estar numa gaiola e solto de vez emquando ou num poleiro com uma curentinha ,e +/- quantas vezes teria eu de dar a cumida a um de 10 semanas :D
a melhor idade para adquirir a ave entao e aos 3meses ou mais
o papagaio cinza começa a falar cm quanto tempo +/-


obrigado a todos
Última edição por ilchas em quinta jul 17, 2008 10:44 pm, editado 1 vez no total.
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

quinta jul 17, 2008 8:42 pm

boa noite


alem disso algue pode me dizer ,qual dos doi e mais meigo entre os macws e cinzas ,qual deles fala mais,e tambem o espaço .

obrigado
Tucanzoo
Mensagens: 4
Registado: quarta jul 16, 2008 9:28 pm

quinta jul 17, 2008 10:59 pm

Boas Amigo ilchas

Na minha opinião não existe comparação possivel entre uma arara macaw e um papagaio cinzento, começando desde logo pelo preço.

A escolha entre uma especie e outra de papagaios ou qualquer outro animal de estimação, prende-se primeiramente em saber qual o objectivo para que o queremos e que condições temos para lhe oferecer.

Se como diz quer utilizar uma gaiola ou em alternativa um poleiro, a minha sugestão é que esqueça as araras macaws, não são aves para estar em gaiolas, mas sim em voadeiras grandes e espaçosas, e os poleiros para estarem de vez em quando, até pode ser, mas pense que uma Arara pode ter uma envergadura de asas até 1 metro, e veja a quantidade de estragos que pode provocar dentro de uma casa.

Se for para animal de estimação, jogue pelo seguro, e pelo mais acessivel, opte pelo papagaio cinzento, são mais pequenos, mais faceis de lidar, falam muito melhor, sujam menos, mais doceis, são mais economicos, enfim melhores para um iniciante nas aves, como me parece que é.

sobre comprar o papagaio cinzento com 10 semanas, concordo com a opinião que lhe deram em cima, veja bem se terá tempo e disponibilidade para tratar convenientemente de uma ave com essa idade, que embora não seja dificil é preciso bastante atenção com os cuidados que se deve ter.

Apenas discordo na solução corrente, pela experiencia que tenho, cedo ou tarde terá uma desilusão com a corrente, é muito frequente que provoquem traumatismos na pata do animal e em casos extremos a morte.

Espero ter ajudado
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

sexta jul 18, 2008 12:29 pm

boa tarde
muito obrigado a todos.

tucanzoo,obrigado acerca da comparaçao ,nao tenho espaço para uma arara ,ja que precisa de muito espaço ainda com essa da destruçao,estivi a pensar so porque dizem que o papagaio cinza escolhe um membro da familia e a arara da se bem cm todos .
duvidas duvidas e mais duvidas, obrigado a maioria delas foram esclarecidas.Mais num caso de inicio sempre a mais e mais duvidas.
Alguem saberia me dizer como fazer que essa pessoa que o cinza iria escolher seja eu???
alguem confirma que o cinza vive mais de 50 anos .hihi
o sitio que estou a pensar em colocar a gaiola do cinza nao apanharioa os banhos de sol ,nam um pouco ,e e perto do meu aquario mais alguem pode me dizer se e obrigatorio o cinza apanhar os banhos de sol.
E acerca dos banhos de agua ,quantas vezes por semana ,sera todos dias?
quem poder por fotos das gaiolas ou dos poleiros dos vossos queridos cinzas ficaria muito agradecido ,gostaria de ter uma noçao do tamanho.

se alguem poder aconselhar em outras coisas importantes ficaria agradecido.


obrigado
obrigado e + uma vez obrigado
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta jul 18, 2008 2:37 pm

Olá

Não há nenhuma garantia que o papagaio cinzento o escolha a si como "pessoa favorita" :D , por vezes até escolhem a pessoa que menos atenção lhe dá entre toda a família. Logo, não me parece que possa fazer alguma coisa que o impeça de se afeiçoar mais a outra pessoa, mas deve tentar conquistá-lo :wink: . Claro que, deve ser socializado com toda a família, quanto mais gente interagir com ele, desde cedo, melhor, mais sociável será. Quanto às araras darem-se bem com toda a gente também não é assim :D . No geral, todos os psitacídeos têm uma pessoa favorita, podendo ser o tratador ou não, convém que seja socializado para que não se afeiçoem a uma só pessoa, mas mesmo assim, haverá sempre alguém especial. Tal como de resto, também nós humanos, temos as nossas preferências, nem sempre lógicas.
Não convém que apanhem sol directo, claro, mas convém que esteja num local iluminado por luz natural. Quanto aos banhos de àgua, poderão ser frequentes ou não, depende se a ave gosta, senão é um tormento em vez de algo agradável. Mas convém que sejam borrifados regularmente, principalmente em alturas de maior calor ou na mudança de pena...
É verdade que têm uma esperança de vida longa: de 50 a 70 anos (ou mais). Claro que tudo dependerá das condições em que vive, alimentação, etc.

Espero ter ajudado
chistina
Mensagens: 5
Registado: sexta out 12, 2007 4:43 pm

sexta jul 18, 2008 2:48 pm

ola sou a chistina.

olha criar um papagaio é "facil" como quem diz eu estive á pouco tempo a criar de um cornure ou seja é um papagaio em ponto pequeno, e a alimentei-o com uma seringa e com a papa que é para serem alimentados, de hoje em dia é o meu melhor amigo.
agora tenho-o dentro de uma gaiola só durante o dia pq a noite esta comigo na sala, por isso o conselho que te dou é quando mais tempo tiver a solta no teu ombro ou em qualquer parte da casa mais amigo teu fica, e quando mais tempo comer papa mais meio fica.

Espero que te tenha ajudado nalguma coisa e só me resta desejar-te boa sorte para o criares.
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

sexta jul 18, 2008 3:26 pm

boa tarde a todos.

obrigado pela ajuda e o apoio que tem me dado.
ja estou dicidido vou adquirir um cinza e como tenhop muito tempo vou leva lo com 10 semanas.

mafoleiro,obrigado vou conquistar a ele ,e ficar mais tempo com ele.

christina,obrigado irei tentar desponibilizar o maximo de espaço quando estiver solto e deixarei solto o mais tempo possivel.

so mais algumas perguntas.
com qianto tempo o cinza deixa de cumer a papa com a ceringa?´
qual o mais brincalhao e meigo entre a femia e o macho?
alguem pode me deixar uma foto e poleiro ideal para o cinza?
e preciso por mesmo um pouco de area num dos cantos da gaiola para que ajude o cinza na sua digestao?
entrando para dentro qual o melhor entre o cinza congo e o cinza timneh
o +meigo +brincalhao +falador +trabalhoso etc.

obrigado a todos que tem vindo a judar...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta jul 18, 2008 4:08 pm

Quanto ao que imita melhor sons e palavras, pelo que pesquisei, o Timneh distingue-se do do Congo. Presumo que, com 3 a 4 meses possa ser desmamado. Mas a melhor pessoa para te responder a isso é mesmo o Tucanzoo, que os cria à mão às dezenas :D (pelo que sei, só neste momento está a criar 12 :lol: ). Ele é a pessoa mais habilitada para te responder com que idade é o desmame, quantas tomas por dia, qual a melhor sonda, etc.
Cada espécie é uma espécie e não é o mesmo criar um conure, um cinzento ou uma arara. Eu criei um agapornis com 10 dias e acabei de desmamar o meu alexandrino e não tem nada a ver uma coisa com a outra. Por isso, aconselha-te e informa-te muito bem antes de levares a ave para casa, para que ela não sofra com a inexperiência. ou então, compra um já em fase de desmame, são menos os riscos.
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

sexta jul 18, 2008 6:30 pm

muito obrigado mafaloreiro,mais eu ja pedi o cinza do congo .

tucanzoo ,por favor me mande as respostas.

obrigado
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

sábado jul 19, 2008 5:35 pm

boa noite

tucanzoo por favor ,
se alguem mai me puder ajudar ficaria agradecido.
ilchas
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2008 9:38 pm

sábado jul 19, 2008 7:56 pm

boa noite

por favor ,respondam as duvidas
so mais algumas perguntas.
com qianto tempo o cinza deixa de cumer a papa com a ceringa?´
qual o mais brincalhao e meigo entre a femia e o macho?
alguem pode me deixar uma foto e poleiro ideal para o cinza?
e preciso por mesmo um pouco de area num dos cantos da gaiola para que ajude o cinza na sua digestao?
Responder

Voltar para “Aves”