Ignorância ou gabarolice?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

quinta jul 31, 2008 12:24 pm

nicosa Escreveu:
paulop Escreveu:
nicosa Escreveu: Como disse era mesmo por curiosidade. Embora admire por demais esta espécie de aves , não sei de todo como se faz a sua criação em cativeiro.
paulop realmente é verdade o que falta por aí são esquemas , mas ao compactuarmos com eles passamos a fazer parte deles, não? O nosso silêncio é quanto basta .......já a minha avó dizia " quem cala consente"
Nicosa mora na aldeia ou na cidade?
:o :o :o
O que é que tem a ver com o tópico em discussão?
Se mora-se na aldeia ou numa zona rural, acredite que tinha de denunciar mais de metade dos vizinhos, por posse desde melros a milhafres.
Vamos fazer amigos entre os animais.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jul 31, 2008 12:34 pm

Calculei que me fosse dizer algo desse género :lol:
Pois olhe, moro na cidade mas ao fim de semana e sempre que tenho disponiblidade vou para o Alentejo.
Já consegui que alguns animais fossem soltos ( o ultimo foi um texugo ).
Não precisei ainda de denunciar ninguem, só informei.
É utopia minha , sei que sim, mas se a informação chegasse mais às pessoas, talvez fosse diferente.
Daí ter aberto este tópico , porque o petsite no seu inicio podia induzir muito boa gente em erro. :wink:
Sofia
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

quinta jul 31, 2008 12:37 pm

E acho que deviam ser denunciados, ou pelo menos começarem a serem sensibilizados para estas questões, ainda mais quando estas espécies começam a escassear na Natureza. Tanto faz ser no meio rural ou urbano, as pessoas têm de começar a tomar consciência que não podemos pura e simplesmente capturar as restantes espécies animais para nosso bel prazer, sem qualquer espécie de controlo. Muitas vezes, as pessoas, principalmente nos meios rurais, agem por não terem consciência do que estão a fazer, da ameaça das espécies, por serem de gerações mais velhas, etc. Cabe-nos a nós, que começamos a tomar consciência de algumas coisas, sensibilizarmos quem ainda comete estas práticas. De qualquer forma, quem é que não conhece, no meio urbano, quem tenha tirado pintassilgos, por exemplo, dos ninhos? Eu conheço e, embora não tenha denunciado os casos, falei com as pessoas em causa e tentei sensibilizá-las para estas questões. Claro está, que as aves estão em cativeiro e sempre estiveram, e se fossem soltas agora, seria morte certa. Mas, pelo menos, fiz o que pude, para que não se repita. Compreendo que não possamos denunciar meio mundo, até porque muitas vezes são da nossa família, amigos, etc. Mas temos de fazer alguma coisa, não?
paulop
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 12:59 pm

Temos sim, claro que ficar de braços cruzados não é remédio, mas a mim no meio rural há realidades que "assustam" muito mais, caso dos caçadores que muitas vezes matam espécies protegidas. No entanto é um assunto um tanto delicado, se bem que no fundo é algo com acontece em todos os países, a denuncia nem sempre é remédio e a informação nem sempre é bem aceite.
mafaloureiro
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 1:25 pm

Isso é verdade, nem sempre a informação é bem vinda e a denúncia também nem sempre resolve. Mas pelo menos, fizemos a nossa parte, é assim que penso: faço a minha parte e o resto fica à consciência de quem pratica estes actos, mas pelo menos, não pode alegar ignorãncia.
Quanto aos caçadores, sinceramente, não compreendo que matar outros seres vivos por desporto, seja considerado normal ou uma prática desportiva. Abomino o "desporto" em si, e quando, ouvi no outro dia que, grande parte dos cães abandonados provém de caçadores, isto dito pela LPDA e por uma Associação ou Federação de Caçadores (ouvi isto na "Sociedade Civil" do Canal 2 a 25/07/2008), fiquei ainda mais "anti-caçador". Além de matarem espécies em perigo e outros animais indefesos, abandonam os fiéis "companheiros" à beira das estradas após o fim da época, como se fossem descartáveis. :evil: :evil: :evil:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 31, 2008 2:56 pm

eutamias37 Escreveu:Nicosa, nuna lhe ensinaram que é feio acusar as pessoas sem elas se puderem defender?
Cumprimentos
Eduardo
Isso não é verdade, eu coloquei no petsite um comentário e tive resposta, logo a pessoa sabe que se está a falar disso aqui.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mafaloureiro
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 3:06 pm

Claro que sim, tanto que, após se iniciar o tópico, acrescentou a biografia...no início, não tinha qualquer tipo de informação.
kitten
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 3:07 pm

Foi depois de eu ter colocado o comentário no petsite.
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 8:35 pm

Ah! esqueci-me de uma coisa. Obrigada Fang :wink:
Madalena Marques
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jul 31, 2008 9:20 pm

paulop Escreveu:
fang Escreveu:
paulop Escreveu:
As aves em causa, e se detidas legalmente, o que eu acredito que sim se não para que iria o sujeito dar ao trabalho de as anilhar,.
Isso são outros 500...

Eu posso importar um casal de Coruja-das-torres ou de Bufo-real da Escócia, devidamente legalizado e que por qualquer razão não se reproduz. Se pilhar um ninho cá em Portugal e "sacar" as crias, enquanto não me exigirem testes de adn, posso com alguma facilidade registá-las e obter os respectivos CITES como se fossem filhas legítimas dos indivíduos importados. É claro que os animais nunca seriam a mesma coisa, uma vez que não descendem de linhagem de cativeiro, mas mesmo assim é possível este tipo de trafulhice, que alias, já foi detectado algumas vezes.

Isto é um dos perigos de despachos em cima do joelho movidos pelo lobby dos cetreiros e onde existe em jogo muito dinheirinho.
Sim isso é verdade, mas em Portugal o que não faltam são "esquemas".

Quanto a papagaios com CITES, não atiro percentagem mas tenho noção ser grande, muito boa gente nem factura da ave tem quanto mais registo CITES. Mas isto não passa só pelas aves. Não concordo de todo com a captura ilegal, mas a manutenção "devida" da espécie em cativeiro concordo. E as proibições sem aberturas por outro lado, a longo prazo não acredito serem viáveis.
Não se trata disso.
Trata-se de haver 2 pesos e 2 medidas.
Neste momento os "aspirantes" a criador de pintassilgos, verdilhões, tentilhões, etc, etc, estão há 3 anos à espera da saida da portaria de regulamentação para poderem criar essas espécies legalmente. E no entanto, essa portaria de regulamentação não há meio de sair!

Por outro lado, mal saiu a alteração ao DL 140/99, o ministro resolveu por decreto regulamentar (que nem de regulamentação especifica se trata, pois trata-se apenas de "banir" a dita regulamentação e ter apenas em conta os aspectos gerais do referido diploma legal) a questão das aves de presa!

Ora isto denota bem o peso que os cetreiros e reprodutores de aves de presa têm, enquanto pessoas ligadas ao meio cinegético (e a caça tem um lobby do caraças... pois dá muito dinheirinho ao estado...). Em contrapartida, aqueles que querem ver a "luz ao fundo do túnel" para criar pintassilgos e verdilhões importados legalmente, vão ter que esperar sentados durante mais não sei quanto tempo...

O que escrevi até pode ser "politicamente incorrecto" e dar-me chatices, mas eu estou num fórum publico e enquanto cidadão emito a minha opinião. De qualquer modo também já me começo a habituar a ter as "costas largas"....
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mafaloureiro
Membro Veterano

quinta jul 31, 2008 11:25 pm

Uma vez mais, se a maioria dos papagaios não têm CITES deve-se a primeiro, falta de fiscalização (quantas vezes vejo aves em lojas sem sequer anilhas fechadas), segundo falta de informação por parte de quem compra e omissão de informação por parte de quem vende (a quem não interessa nada passar declarações de cedência ou facturas). Eu também não percebia nada disto, mas antes de ir buscar a minha primeira ave, uma ara, tive o cuidado de pesquisar bastante na net (e note-se que vi um anúncio numa tarde, fui buscá-la na manhã seguinte e NUNCA tinha visto sequer uma ara, quanto mais sobre o que era necessário ou não fazer para legalizar, ou até se seria preciso fazer alguma coisa). Descobri o CITES (coisa que não fazia a mínima ideia de existir), o registo no ICN, etc. Quando a fui buscar, questionei o criador, que é bastante sério e elucidou-me sobre aquilo que me faltava saber, e me deu todos os documentos necessários para tornar tudo legal. Se as pessoas não se informam é pura e simplesmente poque também não estão para isso ou porque não fazem ideia de que seja necessário fazê-lo, dado que o valor de registo não é nada por aí além. Mas também esse tipo de informação deveria ser mais veiculada por quem de direito (SEPNA, ICN, etc.), não é só apreender quando não estão legais, tem de se sensibilizar/informar as pessoas, tal como se fazem com a legalização e chipagem dos cães, por exemplo. Eu descobri o que era necessário através de sites como o avespt, não foi na página do I.C.N., com certeza, que aliás é omissa em relação a este tipo de informação. Acho que, seja com que espécie for, antes de trazermos qualquer tipo de animal para casa, deveríamos reunir toda a informação necessária, tanto a nível de condições, como de temperamento, como de alimentação, como de legalização. Só assim seremos donos conscientes e não como casos que tenho visto, com aves e não só, que as pessoas ao fim de um certo tempo apercebem-se que afinal fazem barulho, dão despesa e tem de se limpar as gaiolas, etc. Logo, toca a despachá-los para outro lado. Os meus estão todos legalizados, bem todos não, porque há quase 6 meses que espero pelos benditos papéis de um deles :roll: . Lá para o Natal deverei ter todos legalizados espero. Mas os processos já estão com o I.C.N.

Apesar de só sentir simpatia por psitacídeos e aves de rapina, concordo com a petição de quem está a tentar legalizar a criação e comercialização de pintassilgos, verdelhões, etc. Só assim se poderá parar com a pilhagem dos ninhos e o comércio paralelo que está à vista de toda a gente. Os danos são bem maiores para a Natureza. Eu própria já encontrei blogs onde se publicita a captura destas aves na natureza, documentada com fotos e tudo. Logo, só não vê quem não quer...

Só mais uma coisa, mesmo isto de legalizar no I.C.N. é, no fundo, uma grandessíssima bandalheira e uma maneira de nos levarem o dinheiro para sustentar um Instituto que nada faz pela Natureza a não ser utilizar o nome na sua sigla (e por isso não tarda muito estamos a pagar os sacos de plástico também). Eu mesma só o fiz, por medo de que, por qualquer motivo, um dia me pudessem apreender as aves. Porque de resto até alguém com aves de importação ilegal, consegue, por exemplo legalizá-las com a utilização de duas testemunhas que digam que não, não senhor é tudo legal, já estão com ele há anos. E pronto passa-se o papel na mesma, mesmo sem factura, sem registo dos progenitores da ave, etc. O que não pode faltar são os € 20.

Mas acho que, quem tem aves, seja para comercializar, seja como animal de estimação, tem todo o interesse em legalizá-las, porque as apreensões de facto existem. E recuperar as aves depois deve ser quase impossível, isto se sobreviverem ao ICN (lembram-se do estado em que o tratador da àguia do Benfica a foi encontrar depois de apreendida? Nem se mantinha em pé?). Logo, mais vale prevenir...
paulop
Membro Veterano

sexta ago 01, 2008 12:58 am

Fang era mesmo a isso que eu me estava a referir com aquela frase, o que importa são as proibições, as devidas autorizações para a criação legal dão trabalho para serem regulamentadas, implicam muito estudo vai dai o melhor e proibir. É nesse ponto que as coisas estão, essa lei da autorização de criação de pintassilgos e etc, apesar das petições que por ai andam não me parece ter fim à vista, o que realmente é pena porque eu acho que com a diversidade de mutações que depois podem ser apuradas a captura ilegal baixa de certeza.
paulop
Membro Veterano

sexta ago 01, 2008 1:02 am

mafaloureiro Escreveu:Uma vez mais, se a maioria dos papagaios não têm CITES deve-se a primeiro, falta de fiscalização (quantas vezes vejo aves em lojas sem sequer anilhas fechadas), segundo falta de informação por parte de quem compra e omissão de informação por parte de quem vende (a quem não interessa nada passar declarações de cedência ou facturas).
Muitas vezes as lojas nem sabem a verdadeira proveniência das aves. Quanto ao facturar é típico do Portuga seja em que negócio for.

Infelizmente muita gente compra animais por impulso, não sabe a proveniência do animal não conhece pais, praticamente compra porque é bonito.
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 01, 2008 11:02 am

mafaloureiro Escreveu: Mas também esse tipo de informação deveria ser mais veiculada por quem de direito (SEPNA, ICN, etc.), não é só apreender quando não estão legais, tem de se sensibilizar/informar as pessoas, tal como se fazem com a legalização e chipagem dos cães, por exemplo. Eu descobri o que era necessário através de sites como o avespt, não foi na página do I.C.N., com certeza, que aliás é omissa em relação a este tipo de informação.
Não concordo. No site do ICNB está lá toda a informação necessária. http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007/ ... CITES/FAQ/
mafaloureiro Escreveu: porque há quase 6 meses que espero pelos benditos papéis de um deles :roll: . Lá para o Natal deverei ter todos legalizados espero. Mas os processos já estão com o I.C.N.
O ICNB faz o melhor que pode com os recursos que tem. Não se pode é esperar milagres, quando hoje existem metade dos técnicos a lá trabalhar comparativamente há 20 anos atrás...
mafaloureiro Escreveu: Apesar de só sentir simpatia por psitacídeos e aves de rapina, concordo com a petição de quem está a tentar legalizar a criação e comercialização de pintassilgos, verdelhões, etc. Só assim se poderá parar com a pilhagem dos ninhos e o comércio paralelo que está à vista de toda a gente. Os danos são bem maiores para a Natureza. Eu própria já encontrei blogs onde se publicita a captura destas aves na natureza, documentada com fotos e tudo. Logo, só não vê quem não quer...
O facto da regulamentação não ter saido, ultrapassa o ICNB, cuja proposta já está na secretaria de estado desde 2005.
Compete à secretaria de estado dar seguimento e fazer sair a portaria, coisa que ainda não aconteceu, e cuja razão não vejo justificação.
Nem precisa de ir a blogs, no avespt encontra todo o tipo de anuncios de venda ilegal. Pelo menos o ano passado era um descalabro.
mafaloureiro Escreveu: Só mais uma coisa, mesmo isto de legalizar no I.C.N. é, no fundo, uma grandessíssima bandalheira e uma maneira de nos levarem o dinheiro para sustentar um Instituto que nada faz pela Natureza a não ser utilizar o nome na sua sigla (e por isso não tarda muito estamos a pagar os sacos de plástico também). Eu mesma só o fiz, por medo de que, por qualquer motivo, um dia me pudessem apreender as aves. Porque de resto até alguém com aves de importação ilegal, consegue, por exemplo legalizá-las com a utilização de duas testemunhas que digam que não, não senhor é tudo legal, já estão com ele há anos. E pronto passa-se o papel na mesma, mesmo sem factura, sem registo dos progenitores da ave, etc. O que não pode faltar são os € 20.
Isso é falso. Enquanto funcionário deste Instituto público, fico ofendido quando desvalorizam completamente o meu trabalho!! O ICNB não tem como missão apenas legalizar ou apreender animais. Talvez devesse dar mais umas vistas de olhos no seu site.
Relativamente à legalização atravez de testemunhas... achava melhor apreender pura e simplesmente os animais ou as partes dos mesmos??
Em relação às taxas... diga-me lá qual a instituição publica que não cobra taxas?? Porque deveria o ICNB fazer tudo à borla???
O ICNB é um instituto púlico, logo pertencente ao estado e cumpre as directrizes que lhe são dadas.
mafaloureiro Escreveu: Mas acho que, quem tem aves, seja para comercializar, seja como animal de estimação, tem todo o interesse em legalizá-las, porque as apreensões de facto existem. E recuperar as aves depois deve ser quase impossível, isto se sobreviverem ao ICN (lembram-se do estado em que o tratador da àguia do Benfica a foi encontrar depois de apreendida? Nem se mantinha em pé?). Logo, mais vale prevenir...
Soube da apreensão mas desconheço o estado em que estava a ave. De qualquer modo, não sei se estava com o ICNB, pois os animais apreendidos não costumam ir para os centros de recuperação mas sim para parques zoológicos que têm protocolo com o mesmo.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 01, 2008 11:11 am

paulop Escreveu:Fang era mesmo a isso que eu me estava a referir com aquela frase, o que importa são as proibições, as devidas autorizações para a criação legal dão trabalho para serem regulamentadas, implicam muito estudo vai dai o melhor e proibir. É nesse ponto que as coisas estão, essa lei da autorização de criação de pintassilgos e etc, apesar das petições que por ai andam não me parece ter fim à vista, o que realmente é pena porque eu acho que com a diversidade de mutações que depois podem ser apuradas a captura ilegal baixa de certeza.
Isso é falso. Como já referi anteriormente, a proposta de regulamentação já está há muito na secretaria de estado. Nessa proposta tem lá tudo o que deve ser feito para a criação legal dessas espécies, portanto o "estudo" já está todo feito.
Falta a secretaria de estado aprovar e fazer sair a dita legislação (cuja papinha já está toda feita). É aqui que não encontro justificação. Devem achar que não é importante... alias, dos nossos políticos já espero tudo...
<p>Francisco Barros</p>
Responder

Voltar para “Aves”