Papagaio cinzento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
IrisAnd
Registado: quinta ago 14, 2008 5:35 pm

sexta ago 15, 2008 4:06 pm

Olá.
Tenho um papagaio cinzento há uns bons anos.
Não sei a idade dele exactamente, mas sei que deve ter apróximadamente 15 anos.
Entrei neste forum, para saber mais coisas acerca de papagaios e neste momento tenho algumas dúvidas que espero que me possam ajudar.

O Jacó sempre arrancou penas, mas ultimamente arranca tantas que até já tem certas zonas completamente depenadas.
Sei que é normal eles arrancarem penas, mas não sei até que ponto é que é normal.

Outra questão é pelo facto de ele ter que estar numa gaiola, porque não deixa que toquem nele e está sempre disposto a picar o dedo seja de quem for.

O que é possivl nós fazer mos para que ele deixe que lhe toquem?

Espero que me possam ajudar.

Obrigada
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta ago 15, 2008 4:28 pm

Caro forista Irisand

Você realmente está com um problema.

Não é normal os papagaios arrancarem as penas.

Se o seu papagaio arranca as penas das duas uma, ou ele está estressado e apanhou o vício de arrancar as penas ou ele sofre de falta de cálcio.

Os papagaios arrancam as penas quando estão estressados ainda "cientificamente" não se sabe muito bem porque, mas à quem especule que se trata de um acto de automotilação.

Os papagaios arrancam as penas quando tem falta de cálcio pois os "canudos" das penas contem cálcio e eles utilizam como fonte para adquirir o cálcio em falta mas isso torna-se uma bola de neve.

Aconselho o seguinte
Primeiramente forneça uma fonte de cálcio permanente, deixe-o comer cálcio à vontade pois o excesso de cálcio nos papagaios é expelido naturalmente penas fezes. poderá fornecer osso de choco ou cubos de cálcio à venda nas lojas de animais.

Segundo
Procure um veterinário e peça para colocar um colar no papagaio, tipo os utilizados nos cães tipo cones. Só assim, provavelmente, você fará com que o seu amiguinho perca o vício de arrancar as penas, mas embora resulte na maioria dos casos não é 100% garantido.

boa sorte
lmgcardoso
IrisAnd

sexta ago 15, 2008 4:30 pm

Obrigada pela dica.
è isso que vou fazer.
E em relação ao facto de ele ser mau e não poder sair da gaiola.
O que acha que devo fazer?
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta ago 15, 2008 4:37 pm

caro forista Irisand

Será um trabalho duro e demorado com uma pitada de paciência.
Aconselho a procurar alguns foruns sobre este assunto na arca, existe muita informação sobre este assunto

boa sorte
lmgcardoso
IrisAnd

sexta ago 15, 2008 4:43 pm

Era isso que eu já estava a ver.
Acho que não vai ser fácil, uma vez que ele já está comigo ha tantos anos e nunca conseguimos fazer nada dele.
Obrigada na mesma.
Não desisto e vou continuar a tentar.

:cry:
faustopnt
Membro Júnior
Registado: terça ago 12, 2008 12:46 am

sexta ago 15, 2008 7:33 pm

Observe este forum aqui que vai ser de grande utilidade para ti.
Não importa a idade da ave, apenas torna as coisas mais difíceis, porem o papagaio que tu tens, vem a ser comprovadamente o mais inteligente de todas as espécies de psitacídeos, o que torna para ti uma grande vantagem.
As dicas que estou passando neste forum "link abaixo", já utilizei em papagaios verdadeiro com 13 anos o casal, que estava em situação igual a sua. Fazia muito barulho, não falava, ficava preso em uma gaiola muito pequena os dois juntos e ao lado de um cachorro infernal, ninguém conseguia pegá-lo. Aos poucos resolvi tudo isso.
Acompanhe....
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=58758
Abraços
Fausto
Responder

Voltar para “Aves”