Ajuda Papagaio - Urgente

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
TeDs
Registado: quinta ago 14, 2008 6:46 pm

quinta ago 14, 2008 6:49 pm

Tenho um papagio verdadeiro (Macho) que nasceu dia 19/09/07 ou seja bem novo, estou tentando educalo da melhor forma possivel, mais cada vez mais esta mais dificil, hoje mesmo ele deu uma mordida de manha que até cortou. Ele sempre quer ficar pegando com o bico e apertando mais tem cada vez aumentado a frequencia força e expressão de ataque.
Já tentei deixar ele de castigo quando bica mais não esta adiantando, por isso hoje vi em um outro site que esse "drama" pode ser tornar um jogo para ele.
Estou precisando de ajuda pois trabalho das 08 as 21 horas e ele fica um pouco sozinho no meu quarto do lado do jardin de inverno onde deixo ele dentro do quarto na gaiola. Agora que vem piorando comecei a deixar um puleiro no jardin e uma corda de cipo ligando as duas gaiolas para ele não ficar tão preso e ver se melhorava...
Por favor, pode me ajudar?

Abraços
faustopnt
Membro Júnior
Registado: terça ago 12, 2008 12:46 am

sexta ago 15, 2008 12:16 am

Ter um papagaio não é nada fácil. Preciso de mais informações. O que puder vou te ajudar.
Primeiramente o que tem que saber que esta ave é muito, mas muito sistemática, então terá que trabalhar aos poucos e com muita paciência.
Precisará entender bem a ave e observação a cada atitude dela.
Poço passar todas as informações possíveis para vc, mas tem que ir aos poucos. Tem que saber que tudo o papagaio faz com o bico, desde uma advertência a vc, como até mesmo um carinho, que mal dado pode até machucar.
Ave muito temperamental também.
Para vc começar a entender o que quero te passar, vamos começar da seguinte maneira, vai achar que é bobagem, mas eu aplico isto com todos e nunca falhei no manejo, então vamos lá:
Na natureza, apesar de viver em bando, são de apenas familiares, passando a formação do casal, eles viverão juntos até morrerem, são monogâmicos. (então na cabecinha dele, é seu companheiro - se tiver mais pessoas na família então, é o "bando", mas vai ter uma das pessoas que ele vai se apegar mais e se identificar, teoricamente será o que o trata ou o que traz mais carinho e segurança então, seu "companheiro - parceiro", basicamente o casal.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 12:29 am

Apesar de ser criado em cativeiro, o instinto da ave não vai mudar, e tem que saber disto.
Primeiras dicas:
- Sempre que for pegá-lo na mão, não chegue de uma vez, oferece uma guloseima, assovie para ele, chame pelo nome com carinho, num tom bem dócil, percebendo que a ave está se sentindo segura, aproxime a mão e o deixe que vá até seu dedo. Caso for bicar, diga não, num tom firme, sem gritar, apenas para ele entender que vc reprovou a tentativa de bicar. Se isso acontecer, não insista, pare tudo e dê as costas para ele. Voltando depois de algum tempo, comesse tudo novamente. Caso ele aceite numa boa, então ele estando em suas mãos, deixe-o quieto e dê nova guloseima. Vá com muita calma e fique com ele um tempo apenas assim, com ele em seu punho.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 12:33 am

Preste atenção na maneira como encontrasse o papagaio.
Se ele estiver com a pupila dos olhos dilatando e retraindo, arrepiando e abrindo as penas do rabo é sinal de que está irritado com algo, então nem tente a dica acima, e percebendo que está tranquilo, aí sim dê sequencia.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 12:38 am

Outra dica, talvez seja a mais importante é que vc tem que passar ao papagaio que quem comanda tudo por ae é você, então ele deve estar sempre em submissão. Deixe-o sempre abaixo de sua cabeça, entenda bem, estamos nos socializando com a ave, quando ele estiver bem tranqueira, ae é outra coisa.
Perceberá quando estiver bem e tranquilo, se estando com vc, em seu punho ele irá arrumar as penas, relaxar seu corpinho em sua mão, deixa ele um bom tempo assim, para que vc passe segurança a ele, mostrando que com vc é um local seguro e tranquilo.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 12:46 am

Volte o papagaio ao seu puleiro e ofereça a ele nova guloseima, fale bastante com ele e vá sempre repetindo isso, moderadamente, com muita paciência.
Mais uma dica:
- Nunca faça nada com ele se "você" estiver nervoso, irritado, ou incomodado com algo que aconteceu com "você", ele vai perceber, pois tem instinto pra isso de sobra.
Futuramente, vai notar facilmente o que digo.
Tem muito mais a te passar, pode ser que vc saiba já de tudo que te passei, mas como disse o que escreveu foi pouco, então estou começando lá da base.
Espero estar te ajudando realmente, e se possível, daremos sequencia nisto, lembresse......... muuuuuuuuuuuuuita paciência... :wink:
TeDs

sexta ago 15, 2008 1:55 pm

Primeiramente muito obrigado pela ajuda, com certeza é muito bom ter essas informações de uma pessoa experiente.
Então o que posso dar de informações a mais é que acho que ele até tem confiança demais em ficar na mão, pois vem na mão e quer ficar brincando virando de ponta cabeça e muitas vezes machuca isso.
Normalmente quando chego ele fica meio que com o corpo abaixado esticando pra frente e abrindo as asas... na verdade ele só desencosta do corpo a parte do "ombro" com se tivesse querendo vir, porém as penas do rabo não ficam abertas não, mais o olho normalmente fica abrindo e fechando quando fala ou canta pra ele. Isso é mais "emoção" ou esta mesmo nervoso?
Quando ele me mordeu agora sinceramente fiquei com medo de pega-lo mais ontem depois de ler suas dicas peguei e brinquei com ele e não tive problemas.
Uma coisa que ele faz muito quando esta na mão é ficar batendo mesmo as asas e dando bicadas na mão como se fosse um martelo.

Um outro detalhe a gaiola dele fica em uma altura que para limpar e brinca é legal e fica na altura do peito, mais quando ele sobe em cima dela ou seja quase sempre. Ele acaba fica mais ou menos na altura do meu olho, isso comigo de pé, mais minha cama esta a uns 2 metros no maximo e comigo deitado nela com certeza ele fica a cima, sera que isso tem problema?
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta ago 15, 2008 2:32 pm

Caro forista Teds

Se está com medo, tente utilizar uma luva. Mas primeiro apresente-a ao seu amiguinho pois provavelmente irá causar alguma confusão ao papagaio.

Mantenha ao menos sempre um puleiro da gaiola ou viveiro de forma que os olhos do seu papagaio fiquem ao nivel dos seus. Isso lhes dá confiança.

boa sorte
lmgcardoso
TeDs

sexta ago 15, 2008 3:05 pm

Como disse quando ele sai da gaiola e vai pra cima dela ele fica na altura do olho, sobre o medo é uma coisa que tenho mais como disse ontem fui e peguei ele, até tentei ir antes com um puleiro de galho de arvore que ele brinca mais ele tentou bicar o negocio e logo veio querer bicar perto da mão, então eu soltei e dei a mão pra ele, ele de uma bicada, fiquei falando ele subio.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 7:49 pm

Então o que posso dar de informações a mais é que acho que ele até tem confiança demais em ficar na mão, pois vem na mão e quer ficar brincando virando de ponta cabeça e muitas vezes machuca isso.
Bom, no caso, as unhas estão muito pontudas, porém não é hora para mexer, pois este processo em uma ave que não está acostumada vai ficar muito extressada. É uma ave um pouco pesada, então disso vc não vai escapar, uns arranhões é normal.
Quando for a hora da poda das unhas, não é igual aos outros pássaros, tira-se apenas a pontinha, ou arredonda ela com uma lixa de unha, disse apenas as pontinhas, "inhas", é um animal que faz de tudo com as patinhas, então não poderá tirar suas habilidades.
Um puleiro com lixa, próprio para ele vai resolver de momento.
Este puleiro tem na parte inferior uma pequena tábua acoplada a ele, onde ali fica a lixa, que ira pegar apenas nas unhas, este é o correto.
Normalmente quando chego ele fica meio que com o corpo abaixado esticando pra frente e abrindo as asas... na verdade ele só desencosta do corpo a parte do "ombro" com se tivesse querendo vir
Perfeitamente isso, e vc terá que dar atenção a ele realmente.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 7:51 pm

porém as penas do rabo não ficam abertas não, mais o olho normalmente fica abrindo e fechando quando fala ou canta pra ele. Isso é mais "emoção" ou esta mesmo nervoso?
Não está nervoso não, está excitado, digamos assim, contente.
Nervoso é quando junto com o movimento das pupilas, abre o rabo e arrepia-se.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 8:14 pm

Uma coisa que ele faz muito quando esta na mão é ficar batendo mesmo as asas e dando bicadas na mão como se fosse um martelo.
Bicadas ou apenas encosta o bico sem fechá-lo?
Vejo que está mostrando pra você que está contente, ótimo sinal.
Já colocou uma vasilha grande para ele tomar banho?
Eles são apaixonados por banhos, então quando estiver assim, ofereça esta tigela com água para ele.
Para o banho pode aproveitar e fazer uma prevenção juntamente.
Para cada litro de água, coloque 10 gotas de vinagre e ponha na banheira oferecendo para a ave, isto evida infestações de ácaros, piolhos e ectoparasitas. Após o banho do príncipe, retire a banheira, pois não deve beber a água.
faustopnt
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 8:17 pm

Um outro detalhe a gaiola dele fica em uma altura que para limpar e brinca é legal e fica na altura do peito, mais quando ele sobe em cima dela ou seja quase sempre. Ele acaba fica mais ou menos na altura do meu olho, isso comigo de pé, mais minha cama esta a uns 2 metros no maximo e comigo deitado nela com certeza ele fica a cima, sera que isso tem problema?
Até a altura dos olhos sem problemas, isto é para quando irá manuseá-lo apenas, quando vc não estiver com ele, não dando atenção, isso não significa nada.
Não se preocupe.
Continue mandando todo tipo de informação e vamos lá
Abraços
Fausto...
TeDs

sexta ago 15, 2008 9:31 pm

O problema não é a unhas pois fiz isso mesmo que vc falou, como não achei pra comprar crie um..quando dico que machuca é com o bico mesmo... ele aperta meio sem noção pra ficar segurando só pelo bico...

Sobre o banho dou poucas vezes, mais gostei muito da ieia do vinagre e tals, o banho é uma vez por semana.. como acha melhor?

Acho que é exitado mesmo como vc disse, mais e ae que o bixo pega... hehehe

Então quanto a altura da gaiola enquanto estiver no mesma area sem brincar ou falar com ele não tem problema?
faustopnt
Membro Júnior

sábado ago 16, 2008 1:59 am

Uma vez por semana, ou quando a ave quizer, uma ave saudável sempre pedirá banho, fique tranquilo
Responder

Voltar para “Aves”