Caturra medo Escuro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
angelsc
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:43 pm
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

domingo ago 10, 2008 10:30 pm

Olá a todos!
Venho aqui pedir se me podem ajudar numa dúvida. Há uma semana comprei uma caturra macho. Está numa gaiola própria e com todos os acessórios que precisa. Só que reparei numa alteração de comportamento. Durante o dia, o "Tico" é muito meigo. :) No princípio fugia de nós mas agora já vem ter conosco até às grades da gaiola e já imita os piriquitos!:D Só que durante a noite ele fica agressivo. Se lhe tentarmos fazer uma festa bufa e tenta morder, comportamento esse que não tem durante o dia. :( Além disso, não gosta de ficar às escuras. Sempre que se apaga a luz começa a bufar e a gritar, por isso pus uma luz de presença na cozinha. O que eu queria saber era se este comportamento é normal ou apenas é derivado de ainda não ter confiança nos donos!
Desde já agradeço todas as sugestóes que derem. Bjs
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

segunda ago 11, 2008 10:06 am

Os meus também ficam mais agressivos durante a noite, é sinal de que precisam de descansar. A tua ave, provávelmente, está habituada a dormir mais cedo, e como tu não a deixas fica agressiva. As aves precisam de descansar bem durante a noite. Provávelmente ainda se sente estranha em tua casa, daí o ficar enervada no escuro. Com o tempo, calculo que se habitue. Mas a ideia da luz de presença é boa ideia, até porque não consomem muita energia.
angelsc
Membro
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

terça ago 12, 2008 4:53 pm

Poupa energia e o Tico não fica tão assutado! :D A sério, embora não seja o primeiro pássaro que tenho é a minha primeira caturra, e embora soubesse que elas bufam, nunca pensei que ficasse assim durante a noite. Mas compreende-se, para ele é um ambiente novo e talvez ainda esteja assustado! :wink:

Obrigado pela resposta! :wink:
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

terça ago 12, 2008 6:06 pm

Não é só isso, aves vêm mal no escuro (excepto alguma espécies), e ao tocar nelas elas assustam-se e não sabem o que lhes está a tocar então defendem-se !! (isto se quando fala em noite está associado o escuro claro, se tiver a luz acesa pode mesmo ter a ver com o que o "mafaloureiro" disse).

Penso que seja isso ;).
<strong>K&aacute;tia</strong>
mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

terça ago 12, 2008 6:17 pm

Tem razão, mas isso é tão óbvio que nem o mencionei. Não se deve tocar numa ave na completa escuridão, mesmo com alguma luz, convém falar com ela, para que o reconheça. Mesmo as minhas que me tratam como "poleiro-mor", se colocar a mão na gaiola, sem dizer nada, e isto com pouca claridade ou às vezes até de dia, levo uma bicada na certa. De noite, nunca lhes toco, quando apago a luz, não volto a incomodá-las, porque isso stressa a ave e impede o seu descanso. Daí a rabugice.
angelsc
Membro

terça ago 12, 2008 7:22 pm

E eu nunca toquei no meu quando apago a luz. Nem sequer me aproximo para não incomodar o sono dele. Mas desde que pus a luz de presença que é muito fraquinha, ele nunca mais bufou ou gritou! A única coisa que ele tem é ser muito mauzinho para desconhecidos, mesmo de dia!!! Mesmo eu que sou quem mais falo com ele e melhor me conhece, ainda não se deixa apanhar nem fazer festas! Mas já vai comendo da mão! :wink: Talvez o tempo e a paciência o façam confiar mais!

Mais uma vez obrigado pelas respostas! :wink:
Reed
Registado: terça ago 19, 2008 12:50 pm

terça ago 19, 2008 1:22 pm

a minha caturra tambem bufa e morde se eu me aproximo da gaiola á noite quando está a dormir, creio que é normal.
quanto ao facto de ser ainda muita brava é normal em caturras que nao foram amansadas desde bébés. é preciso aceitar que nunca serao 100% mansas. eu tive sorte com a minha, ela anda solta dentro de casa e deixa fazer festas na cabeça mas quando lhe apetece ainda dá umas mordidelas.
:wink:
Responder

Voltar para “Aves”