Boa noite,
Estou com um grave problema entre mãos.
Encontrei um pombo que julgo ser bastante jovem, desidratado, numa rua de Lisboa, ia sendo atropelado diversas vezes e não voava. Não fui capaz de o deixar lá à espera do atropelamento, pelo que o trouxe para casa, com a ideia de o libertar quando estivesse recuperado.
Infelizmente aqui em casa (apartamento) ninguém aceitou o pombo, sequer para recuperação. Não conheço ninguém que tenha um pombal.
Estou a tratá-lo como posso, mas não consigo fazê-lo comer. Já tentei ervilhas e pão, com seringa, num tubo e à mão.. sem sucesso.. Cá em casa ninguém mexe no pombo, o que quer dizer que na 2ªf, quando estiver a trabalhar, estará sem ajuda para o que for durante pelo menos 10h. Não faço ideia se está em condições de assim ficar.
Para além de tudo isto, li num site especializado em recuperação de pombos que no caso de animais jovens se não tiverem sido sociabilizados com outros pombos, libertá-los é normalmente morte certa pois não saberá como procurar alimento e água. Não tenho como pôr o pombo a exercitar as asas. Está numa caixa.
Este animal tem nitidamente que ser entregue a alguém que perceba de pombos e que tenha possibilidade de o libertar em condições, ou ficar com ele num pombal, ou... outra hipótese minimamente humana. Alguém de confiança.
Gostaria de saber se conhecem alguém que me possa ajudar na área de Lisboa.
Não tenho qualquer hipótese de ficar com o animal.
Estou muito preocupada. Não come há pelo menos 12h. Bebe água (se lhe der à boca ou abanar o dedo na água. É muito manso.
Preciso mesmo de ajuda. Não tenho forma de resolver este problema sozinha.
Sei que para muitos os pombos não passam de uma peste, mas para além de não concordar com essa ideia, acho-os mesmo uns animais fantásticos. Independentemente disso.. era simplesmente um animal que estava em sofrimento e que necessitava de ajuda.
Muitíssimo obrigada a todos
*****s
Cris
Pombo - U R G E N T E - Conselhos Ajuda
Olá,
Eu não percebo nada de pombos, mas segundo sei os pombos de rua são portadores de inumeras doenças (algumas até de risco para os seres humanos), pelo que seria um risco enorme para alguém que tivesse um pombal colocar esse pombo lá dentro. Se de facto o animal é muito novo e não se consegue ainda alimentar sozinho, é tentar alimentá-lo com uma seginga. Mas não é de descurar a hipotese de se tratar de uma ave doente (nova ou não).
Eu não percebo nada de pombos, mas segundo sei os pombos de rua são portadores de inumeras doenças (algumas até de risco para os seres humanos), pelo que seria um risco enorme para alguém que tivesse um pombal colocar esse pombo lá dentro. Se de facto o animal é muito novo e não se consegue ainda alimentar sozinho, é tentar alimentá-lo com uma seginga. Mas não é de descurar a hipotese de se tratar de uma ave doente (nova ou não).
Essa questão das doenças é um pouco folclore. São aves e nós somos mamíferos, poucas são as doenças que nos possam transmitir. As que são transmissíveis tb não o são facilmente.. há que ter os cuidados que se teria com qq outro animal.
De qq das formas, o bichinho morreu durante a noite.
O animal teria q estar isolado no pombal. Um criador de pombos com certeza saberia como fazê-lo. Era um animal jovem sim, mas não consegui fazer com que comesse.
Mt obrigada por tudo na mesma.
**s
Cris
De qq das formas, o bichinho morreu durante a noite.
O animal teria q estar isolado no pombal. Um criador de pombos com certeza saberia como fazê-lo. Era um animal jovem sim, mas não consegui fazer com que comesse.
Mt obrigada por tudo na mesma.
**s
Cris