Preparação das aves

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior
Registado: segunda abr 28, 2003 9:56 pm

terça jun 10, 2003 6:10 pm

Olá!
Como é que voçês preparam as vossas aves para a procriação?Usam algumas vitaminas?Papas especiais?Separam as aves durante algum tempo? :?:
Gostaria que me respondessem a estas questões.
A pergunta advem de eu estar a tentar criar piriquitos.

Obrigado.
Abraço
bzzzzzz
Membro
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am

terça jun 10, 2003 6:39 pm

Eu tenho os meus periquitos em viveiro, dividido em 2. Um apenas para criação e outro de vôo.
Na parte da criação, tenho os ninhos afastados (e pelo menos o dobro de ninhos em r elação ao nº de fêmeas) e tenho pequenos viveiros individuais que permitem que um casal procrie separadamente (por exemplo, quando tenho guerra de fêmeas no viveiro principal ou quando quero juntar um casal específico para apurar cores).
Em relação à alimentação, apenas mantenho o habitual (mistura para periquitos, osso de choco, papa vitamínica e, por vezes, alface, maçã e pão).
É tudo,
Pedro
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

terça jun 10, 2003 9:18 pm

Olá!

Eu procedo de forma semelhante ao bzzzzzz mas, em alguns casos, quando adquiro as aves em lojas ou quando as aves já fizeram mais de de 4-5 criações sem intervalo, costumo separar os machos das fêmeas e, além de tudo o que o bzzzzz indicou, faço uma preparação à base de vitaminas na água da bebida aproximadamente um mês antes de colocar as aves a criar.
Para esse mês de preparação baseio-me nos calendários de tratamento da Orni-ex mas com algumas alterações (um pouco menos sobrecarregados)...

Além disto, também dou às aves regularmente (1x por semana) na água da bebida complexo B (vitamina B, que favorece a plumagem) e um tónico vitaminico (mais propriamente Vitavex).

Este é um tema que não é fácil de explicar em tão pouco espaço... Talvez tenha tempo e escreva um artigo sobre este problema no meu site: hppt://periquitos.pt.vu

Alberto
bzzzzzz
Membro

terça jun 10, 2003 11:10 pm

Em relação ao nº de posturas, só deixo cada fêmea fazer 4 posturas/ano. No final da 4ª postura, ou passo os ovos para outra fêmea, ou deito-os fora. Depois de ter a certeza que a Fêmea não tem mais ovos para pôr, passo o casal para a área de vôo, onde não há ninhos, mas não os separo.
Um abraço,
Pedro
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

quarta jun 11, 2003 11:20 am

Olá

A minha opinião é um pouco contrataria ao que aqui tem sido dito.

Os periquitos são as aves que mais facilmente criam e podem ciar durante todo o ano.
Temos que pensar que essas aves em estado selvagem passam por imensas dificuldades que nas nossas gaiolas não.
Por isso sou da opinião que uma boa mistura e agua limpa são suficientes.
Na época da criação dou-lhes uma papa para crias e não essas papas que andam por ai que é basicamente para dar cor.

Peço imensa desculpa, mas a imagem que fico depois de ler estas mensagens é de uma gaiola em cima de uma bancada cheia de comedouros, tubos da vitaminas, sensores ...
Como uma experiência cientifica à procura das super aves.

Sejamos razoáveis, até hoje as pessoas se viram para comidas mais saudáveis e se deixam de entupir em vitaminas e em alimentos manipulados. Lembrem-se dos problemas que os nossos animais tem passado nos últimos tempos, a doença das vacas loucas, o microfuranos nas aves .....

Esta é a minha opinião!
bzzzzzz
Membro

quarta jun 11, 2003 1:04 pm

[quote=noite]
Olá

Peço imensa desculpa, mas a imagem que fico depois de ler estas mensagens é de uma gaiola em cima de uma bancada cheia de comedouros, tubos da vitaminas, sensores ...
[/quote]

Creio que leste mal. Os únicos comedouros são o da mistura e o da papa vitamínica. O resto ou está pendurado (osso de choco) ou está no chão (folhas de alface, bocadinhos de maçã ou migalhas de pão), mas é perfeitamente natural, como podes ver.
Pedro
Responder

Voltar para “Aves”