O meu papagaio pos ovos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
IrisAnd
Registado: quinta ago 14, 2008 5:35 pm

segunda set 29, 2008 3:02 pm

Olá a todos.
Esta história tem um quê de engraçada.
Tenho um papagaio cinzento, que sempre pensei que fosse macho, até porque porque o unico nome que dizia quando me foi oferecido, era jacó, e sempre lhe chamámos jacó.
Há uns anos atrás ele meteu ovos, sem mais nem menos.Nunca chegámos a perceber porque ele nunca tinha metido ovos, uma vez que já estava comigo a algum tempo, e depois começou a meter ovos.
A única coisa que conseguimos perceber é que em vez de um papagaio tinha mos uma papagaia.
Isso passou se. Tirámos os ovos da gaiola, sem saber mos se estaria mos ou não a fazer o mais correto.
Agora, que já se passaram uns anos, depois de ele ter metido ovos pela 1ª vez, hoje novamente põe um ovo.
Achei o muito calado, visto que ele nunca se cala, e quando vou ver, estava em cima do ovo, muito inchado, com as penas todas arrepiadas.
Não sei o que fazer.
Será que devo tirar o ovo?
Deixo o lá ficar? Até quando?

Preciso de ajuda e espero que me consigam ajudar.

Obrigada :|
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda set 29, 2008 10:02 pm

Pelo que parece a sua papagaia está com vontade de procriar, o ideal seria procurar juntar-lhe um macho e quando se derem bem, colocar um ninho. Já agora, gostava de lhe colocar uma questão, a sua papagaia vive sempre na gaiola ou costuma andar solta? Pergunto isto porque gostava de poder criar papagaios, mas tenho o meu completamente solto, e achava que não criavam assim....
Mas no caso da sua papagaia, ela está com vontade de criar, se lhe puder juntar um macho terá concerteza momentos muito agradáveis. Boa sorte
IrisAnd
Registado: quinta ago 14, 2008 5:35 pm

terça set 30, 2008 7:09 am

Olá.
Obrigada pela resposta.
A minha papagaio está sempre numa gaiola, não deixa que se apróximem muito dela.
É dificil de eu lhe arranjar um macho até porque duvido que ela o deixasse entrar na gaiola.
E em relação ao ovo?
O que faço?
Será que ela não vai ficar triste se eu lhe tirar o ovo?
Obrigada
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

terça set 30, 2008 7:38 am

Cara forista Irisand

Para juntar um macho ao seu papagaio femea você terá de ter determinadas condições de acomodação.
Se o fizer terá de adquirir um macho já adulto com o mínimo de 3 anos.
Aproveite esta oportunidade pois esse seu papagaio femea é, pelos vistos, uma otima femea para procriação.

boa sorte
lmgcardoso
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

terça set 30, 2008 9:20 am

Bom dia!

Concordo com o que foi dito, ou seja, se eu tivesse uma fêmea que punha ovos, tentaria arranjar-lhe um macho, já com maturidade sexual (acontece por volta dos 3 anos) e dar-lhes condições para procriarem. Gostaria muito, para "consumo próprio", de fazer procriação visto ter dois papagaios (macho e fêmea), mas não sei ainda se terei essa sorte.

Quanto ao ovo, ainda que de nada sirva, acho que não vale a pena retirá-lo da gaiola. Até serve de entretenimento para ela.

No entanto, repito, pensa na possibilidade de arranjares um companheiro. Garanto-te que será o melhor.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta out 01, 2008 6:06 pm

Não faço ideia das dimensões da gaiola onde tem a sua fêmea, mas se realmente considerar a hipotese de arranjar um macho, pense que antes de o trazer para casa, tem de arranjar condições logistica para o alojamento do casal. Alojar o novo macho junto com a fêmea numa gaiola de dimensões não apropriadas é capaz de ser uma receita para problemas.
Responder

Voltar para “Aves”