Grande dúvida sobre caturra

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
NathalyGo
Membro
Registado: sábado jun 14, 2008 2:01 pm

segunda set 29, 2008 1:29 pm

Tenho reparado que as penas traseiras da minha caturra tem se partido, as pontas parece que estão comidas, e pelo menos duas das penas traseiras partiram-se e cairam, gostaria de saber se me pudessem ajudar, o porque disto, se é falta de alguma vitamina, se é pelo facto dela andar muito pelo chão, porque a minha irma cortou as asinhas dela, então ela agora anda sempre a pé, pode isso ter a ver com o facto das asas se partirem? Gostava muito que me pudessem ajudar, pois não sei se isto é normal, ou não, porque nunca tive nenhuma.
"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

segunda set 29, 2008 5:56 pm

li agora a sua duvida, mas nao sei se ainda vou a tempo. de qualquer forma tambem nao sei se vou ajudar,pois ja tive um casal de caturras mas nunca lhes aconteceu isso, ja eram grandinhas quando mas deram e sempre voaram po isso nao tenho uma experiencia pa contar, é so um palpite.
pelas fotos inda é bem pekenino pois apesar de ja se notar um pouco, as penas amarelas da cabeça ainda nao estao bem definidas. o meu palpite é que talvez esteja na mudança de pena, ou entao estarem mais fracas por serem as primeiras, visto que tambem so anda no chao elas podem desgastar tambem.
boa tarde
NathalyGo
Membro

segunda set 29, 2008 6:35 pm

Hum...muito obrigada pela mensagem. Pois ñ sei se realmente é de ser pequenina ou nao. Já agora desculpe a minha ignorancia, vendo a minha caturra consegue-me dizer se é macho ou femea? é que eu já procurei na internet e não consigo chegar a nenhuma conclusão. agradecida
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

segunda set 29, 2008 6:55 pm

é muito facil distinguir. todos têm as manchinhas lanranja de lado. mas os machos têm a cabeça amarela alem da manchinha. o teu inda é muito pekeno, mas aparentemente ja se nota que as penas da cabeça estao a fikar amarelas (se fosse femea teria as penas cinzentas como no resto de corpo), tambem pode ser da foto mas acho que nao. parece meque seja macho.
nao sei se sabes, mas as caturras aprendem a assobiar connosco, podes assobiar lh uma musica que eles aprendem, os machos que as femeas nao cantam, pelo menos a minha so 'gritava', era um pouco brava. :?
estava a tentar enviar te uma foto do casal que tive mas nao sei como fazer, nao encontro aqui nenhum sitio pa anexar, se souberes como se faz e quiseres, diz me que envio te.
espero ter ajudado :)
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda set 29, 2008 8:56 pm

A minha caturra, o Nuriko, tbm tem algumas (quase todas) as penas do rabo partidas :lol: Foram-se partindo uma a uma, mas agora já não. Anda ele ali só com 4 no rabo, coitadito :D Já agora, que idade tem a sua? O meu tem 7 meses, ta agora a mudar a pena, que balburdia :o

Tenho outra mais nova 2 meses, mas não ta a mudar nem aconteceu nada idêntico.

Esse assunto não me preocupou muito, para variar, porque eu basta ele dar um espirro que me preocupo, a sério... Como ta na muda, pensei que podia ser disso.

Ta tão engraçado, qualquer dia ponho uma foto xD

Vou por aqui um desenho (uma obra de arte :lol:) para mostrar mais ou menos como está xD

Beijinhos e espero ter ajudado ;D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Catih
Membro Veterano

segunda set 29, 2008 9:05 pm

Como a SofiaCM disse e bem, nas caturras cinzentas, os machos tem a cabeça amarela e as penas do rabo pretas por baixo. As fêmeas já tem cinzento na cabecinha e no rabo riscas amarelas horizontais, mas ele ainda é muito novo para se saber, só se verifica este diformismo sexual a partir da primeira muda, por volta, geralmente, quando tiver a idade do meu lindão :lol:

Beijinhos :D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Catih
Membro Veterano

segunda set 29, 2008 9:10 pm

O tal desenho ilustrativo das penas do meu bolinha :D

Dá para perceber :)

Imagem
<p>
<p>
<p>
NathalyGo
Membro

terça set 30, 2008 7:43 am

AHAHAH Catih esse desenho esta muito....original. Lool sim mas dá pra perceber, o meu ainda não esta assim tão "despido" mas que tenha visto pelo menos 2 asinhas já se partiram. como é a 1º vez que tenho uma caturra fico sempre com medo de não a estar a tratar bem. Pois...é que a cabecinha é meio amarelinha, mas em compensação as asinhas do rabinho são amarelas por baixo, por isso é que fico na duvida, porque a cabecinha amarelinha é macho, mas as asinhas amarelas sao femea. A minha caturra neste momento deve ter pra ai uns 3 meses. Agradeço muito a ajuda que me tem dado, quero tambem agradecer t os comentarios Catih, o meu album esta a precisar ser actualizado, tenho de tirar mais umas fotos e depois meto.
Catih
Membro Veterano

terça set 30, 2008 8:22 pm

Ta lindo, ta Muhahaha 8) 8)

Como disse, em pequenos são todos "fêmea" (a pelagem) e por isso temos que esperar ai ai
Tou tão ansiosa, mas acho que eh um menino, a minha bolinha.

De nada, gosto muito de ajudar e o meu desenho tá bom, vá. xD

As penas que se partiram são as do rabo, e não as das asinhas :D

Eu tbm sou assim, sei bem como é, uma mãe galinha xD
Mas eh tão bom *-*

Beijinhos! E tudo de bom para os nossos lindões!
<p>
<p>
<p>
maurovsky
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 10:24 am

sexta out 03, 2008 7:47 am

ola boma dia,
Espero que ainda veja minha resposta :?
Sobre a sua questão a gaiola como é? Tem a grade "grossa" ou é das que tem os ferros mais finos? como a dos canarios por exemplo?
É que as grades finas desfiam as penas ás caturras e acabam por cair...
Mauro
NathalyGo
Membro

sexta out 03, 2008 10:17 am

Sim...ainda vi a sua resposta :D
pois acho que é das finas, é assim tipo de piriquitos, entao secalhar tambem é por isso. é pouco o tempo que ele passa dentro da gaiola, porque sempre que esta alguem em casa, ele esta sempre solto, até porque a gaiola nao é muito grande, o que torna desconfortavel pra ele. :( Só durante a noite, ou quando alguem sai, é que ele vai pra dentro. mas isso é prejudicial pra ele?
"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa prote&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o n&oacute;s e n&oacute;s somos eles."
maurovsky
Membro

segunda out 06, 2008 7:42 am

prejudicial em condições ditas "normais" não será... O que se deve passar com ele é o que se passa com a minha caturra mais recente: quando está solta e volta para a gaiola e um sofrimento para ela e nao quer estar presa, pelo que tenta sair a todo o custo... tem que tomar atenção ás grades nao podem ser mt finas senao desfiam as penas como indiquei anteriormente e tambem nao podem ser mt espaçadas, pois pode enfiar a cabeça por la e sufocar( uma das maiores causas de morte das caturras:( )
Eu por causa disso tive que comprar uma gaiola nova pa minha caturra, ela nao para quando vai pa gaiola:s

Tem que ser bastante cuidado com elas, depende do feitio de cada uma, mas isso acontece com todos os seres vivos:P

Espero que tenha ajudado
Mauro
maurovsky
Membro

segunda out 06, 2008 7:46 am

Relendo este tópico a maneira mais fácil de ver se uma caturra é macho ou femea, sera através da cauda, na parte interior... Nas femeas as caudas têm listas, nos macho a cauda e completamente lisa, ate nas caturras amarelas isto sucede:P

Depois quando sao adultos os machos cantam e imitam, as femeas nao, ou pelo menos, é muito raro:P
NathalyGo
Membro

segunda out 06, 2008 11:04 am

Pois.. mas como tinha dito a minha caturra é raro quando esta dentro da gaiola, só fica mesmo durante a noite, e quando não está ninguém em casa, mas o pouco que está fica muito "maluquinha" anda sempre de um lado pro outro, entao pode ser que seja disso que fica com a cauda "partida". Pois realmente ainda deve ser cedo pra ver se o meu é macho ou femea. Assim que verificar alguma alteração eu digo... Muito agradecida pela ajuda que me tem dado, porque estava mesmo preocupada, estava com medo que fosse perigoso. :/ Ontem aconteceu me uma coisa que tambem fiquei naquela, nao percebi se era bom ou mau, :), quando estava a tomar banho, levei-a pro pé de mim, eu estava na banheira, e ela em cima da tampa do bidé, de repente ela começou a abrir as asinhas, e a esfregar a cabeçinha na tampa do bidé, e nos pesinhos, e a mete-la por baixo das asinhas, e com o "rabinho" a andar pra um lado e pro outro. tirei-a logo de lá, porque não sabia se estava a gostar ou não.ai...só faço asneira.
"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornar&aacute; t&atilde;o preciosa quanto a sua e voc&ecirc; se tornar&aacute; t&atilde;o vulner&aacute;vel quanto ele. Agora sorria, se voc&ecirc; acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa prote&ccedil;&atilde;o, pois em determinado ponto eles s&atilde;o n&oacute;s e n&oacute;s somos eles."
maurovsky
Membro

segunda out 06, 2008 11:16 am

independetemente da idade se a cauda nao tiver listas é macho:P a minha assim que nasceram as primeiras penas( eu fiz criação:D) notou se que era femea pk tinha as tais listas.
E preciso ter um certo cuidado porque as caturras em ambientes estranhos so se sentem bem com os donos, portanto podera ter essas atitudes por se sentir "perdida" quando estavas na banheira... Nao te preocupes sao reaçções normais a caturras criadas á mao, tens e que ter BASTANTE cuidado com a gaiola pois tentam sair a todo o custo... è como os caes qd estao habituados a nao usar coleira e lhes metes a primeira coleira parece que fica doido, com as caturras e exatamente o mesmo mas na gaiola... ve bem o espaço entre grades e se ela tem o habito de meter a cabeça de fora, se meter compra uma gaiola em que isso nao seja possivel... Infelizmente sei por experiencia propria:(

Espero que tenha ajudado
Responder

Voltar para “Aves”