Alcatrão/Cimento nas Patas? Opiniões Por Favor

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pomba2008
Registado: quinta nov 20, 2008 1:02 pm

quinta nov 20, 2008 1:09 pm

Olá a tod@s

Encontrei hoje esta pomba que estava a ter dificuldades em voar. Só depois de a pôr a salvo dos cães dentro da transportadora é que reparei nas patas. :? Todos os dedos têm uma "massa redonda e dura" que não deixa ver sequer as unhas. Quando ela se mexe, ouve-se bem o barulho causado pela dureza da massa. :(

Imagem
Imagem
Imagem

Alguém faz ideia do que possa ser? Terá pousado em cimento/alcatrão e ficado assim? Ou pode ser algum problema de saúde?

A pomba parece-me ser nova. Será que as dificuldades em levantar voo se devem ao peso da massa? Ou será que ainda é inexperiente e, por isso, é que estará a ter dificuldades em adaptar-se para conseguir voar? :?:

Precisava da opinião de pessoas com mais experiência, porque realmente não sei o que fazer... Posso tentar libertá-la depois de ela recuperar um dia, dois dias, aqueles que forem necessários?

Podia entregá-la num centro de recuperação de aves, mas sei que aquelas que não recuperam a capacidade de voo (pelo menos no caso das pombas) são abatidas... Se ela tiver hipóteses de sobreviver em liberdade, prefiro dar-lhe essa oportunidade e não condená-la já a uma breve existência. :|

Agradeço toda a ajuda que possam dar.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta nov 20, 2008 1:22 pm

Isso é porcaria/lixo.
Com cuidado, para não partires/ferires nem os dedos ou as patas, consegues tirar isso.
A última que apanhei assim, fui partindo com uma tesoura (imagina que vais tentando espetar um bocado de cimento rijo com um escopro) aos bocadinhos.
Se não achares que és capaz e estiveres em Lisboa, eu faço isso, ok?
seal
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 1:26 pm

Ah...pelo bico ainda é borracho, antes de ser solto tem de se verificar se come por ele.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta nov 20, 2008 1:58 pm

se fores demolhando as patas em agua morna, essa porcaria vai amolecer e torna-se mais fácil de retirar, isso é porcaria que ficou agarrada por falta de limpeza no ninho onde nasceu. Por ser novo, deves ter em atenção se conseguirá alimentar-se, se não estarás a condená-la a morrer ao libertar, na minha opinião, caso possas deves manter a ave e ir dando comida até que fique forte para poder ir procurar comida, se depois não abandonar a tua janela, pode ser que tenhas a sorte de ficar por aí e encontrar companhia e passas a ter pombos. Vai deixando a comida espalhada para que não se habitue a um comedouro se nao depois fica mais dificil viver na rua, boa sorte
pomba2008

quinta nov 20, 2008 6:30 pm

Agradeço imenso a vossa ajuda! Graças às vossas dicas, em menos de uma hora, conseguimos este resultado abaixo: unhas visíveis e limpinhas. :) Nunca pensei é que unhas de pomba pudessem espetar mais do que unhas de gato. :P

Imagem
Enquanto eu a segurava em cima de um prato de água morna para manter as patinhas de molho (trocámos a água 3x), o meu marido ia tentando tirar a porcaria com dois palitos. Uma a uma, as oito "botinhas" lá foram saindo. :)

Imagem

Ela realmente deve ter saído há bem pouco do ninho (terá sido mesmo hoje?). Por vezes faz um "choro" semelhante ao dos andorinhões bebés...

Como temos cães e gatos muito rápidos, temos de mantê-la dentro de uma transportadora de gato no compartimento da máquina de lavar. Deixei-lhe água e sementes (temos sempre comida para insectívoros e granívoros, porque volta e meia lá nos cai no quintal esta ou aquela ave) e amanhã de manhã confirmo então se terá comido. Posso deixá-la sossegadinha até amanhã, não?

Se ela não tiver comido por ela própria, devo tentar dar-lhe comida ao bico ou aguardar para ver se acaba por comer sozinha?

Se ela já conseguir comer por ela própria, suponho que seja então melhor libertá-la o quanto antes para que não desenvolva dependência, certo? O que me preocupa é a capacidade de voo. Ela hoje não conseguia voar sequer para cima de um móvel. Será mesmo por ser ainda nova de mais, ou pode ter sido do cansaço e stresse de hoje?

Desculpem tanta pergunta, mas não quero fazer asneira nem libertá-la cedo demais ou tarde demais.
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta nov 20, 2008 11:03 pm

Deves alimentar com sementes demolhadas, espero que ainda veja esta mensagem hoje, de manhã, encha-lhe o papo com sementes para que nao fique fraca e doente. Deixe na mesma sementes e pedacinhos de pão na caixa para que vá comendo sozinha mas se ainda faz esse "choro", é porque ainda é alimentada pelo bico. Se usar favas, são boas pois crescem bastante e são nutritivas, demolhe mistura de pombos e enfie-lhe pelo bico até encher o papo, depois vá acompanhando a evolução até que veja que come completamente sozinha, só depois de comer sozinha durante pelo menos uma semana é que deve soltá-la pois ainda é muito jovem e não resistirá ao frio, boa sorte
pomba2008

sexta nov 21, 2008 8:38 am

Obrigada pela ajuda! Confirma-se que ela realmente ainda não come sozinha...

Já lhe dei agora de manhã sementes demolhadas e um pouco de água também. Só não se sei lhe terei dado o suficiente. Pareceu-me pouco, mas ela depois começou a virar o bico e achei melhor não insistir. :?

Que quantidade aproximada se deve dar e quantas vezes ao dia?
seal
Membro Veterano

sexta nov 21, 2008 9:08 am

Eu dou até sentir o papo cheio e , geralmente 2 vezes dia.
Deixa sempre comida à disposição para o incentivar a comer.
Em relação à água: mergulha a ponta do bico na mesma para ele beber. Se não o fizer de ínicio, dá à seringa/conta gotas.
pomba2008

sexta nov 21, 2008 2:39 pm

Obrigada, seal! Mas como posso verificar se tem o papo cheio? Nunca soube sentir isso... :?

Será que 2 ml de comida é suficiente de cada vez? Ou será pouco?
pomba2008

sexta nov 21, 2008 3:21 pm

Estive a pesquisar nalguns sites e um recomenda 20 a 30 ml duas vezes ao dia. Que acham os mais experientes?
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta nov 21, 2008 9:39 pm

Eu quando criei borrachos, dava-lhes as sementes demolhadas até encher o papo , uma media de 10 a 15 sementes por refeição. mas se deres até veres que tem um aumento significativo no tamanho do papo não te preocupes que não to deixa encher demais, quando estiver a ficar cheio, deixa de aceitar, ai basta que não insistas. Boa sorte
pomba2008

sexta nov 21, 2008 10:03 pm

Obrigada, Joaoejoca! Ao fim de uma ou duas seringas, ele realmente já começa a recusar a comida... Quantas refeições de 10-15 grãos davas por dia?
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta nov 21, 2008 10:43 pm

Normalmente dava 3 porque almoçava sempre em casa e dava-me jeito mas isso vai depender da ave, se deres duas também chega e assim "obrigas" a que coma sozinho. Espero que já tenhas mistura para pombos a demolhar, é o melhor e assim começa a comer qq coisa, no inicio se tiveres podes dar um bocadinho de milho partido, também é muito bom para iniciarem a alimentar-se sozinhos. Boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”