Ainda esta semana que passou econtrei um passarinho na minha varanda, passarinho esse que eu nunca tinha visto. Deprincipio confundi-o com uma andorinha mas vin a descobrir que estava errado. Era um andorinhão (ou Gaivão).
Tentei alimenta-lo mas estava a ser bastante dificil pois o bichinho simplesmente não aceitava nada. De dia para dia ia ficando mais fraco até que decedi que o melhor seri ir mesmo a um veterinário que soubesse cuidar de aves (não são muitos).
Assim que viram o passarinho que eu levava informaram-me de que não têm condições para tratar deste tipo de passarinhos pois não são de gaiola. Sugeriram de imediato que eu o entregasse no Parque Natural do Monsanto em Lisboa (nº 217710870). Aqui ele teria o tratamento correcto e depois seria libertado.
Foi um alivio assim que eu soube que poderia fazer algo de concreto por este passarinho bebé e com sorte ir a tempo de lhe salvar a vida.
20 min depois já estava no Parque Natural do Monsanto para entregar o bichinho. Foi aí que me explicaram o que deveria ter feito devia te-lo deixado na varando porque, tal como me foi explicado, o pais não abandonão os seus rebentos. Outra possibilidade seria pegar no passarinho e atira-lo bem alto para que pudesse levantar voo isto porque, devido ao formato das suas asas e patas (do andorinhão), não conseguem levantar voo do chão.
Isto tudo só para dizer que se apanharmos este tipo de passarinhos (andorinhas, pardais, etc) que existe alguem especializado, cujo trabalho é tratar deles e devolve-los ao seu ambiente natural.
Espero poder vir a ajudar alguem que esteja tão atrapalhado quanto eu fiquei com esta situação...
Parque Natural do Monsanto(nº 217710870), Lisboa
Miguel Galego
Sugestão para quando encontrar um passarinho na rua...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm
Olá mhbg,
Há umas semanas aconteceu-me mais ou menos o mesmo.
Desta vez tava uma rola que ainda nem voava no terraço da minha vizinha do lado, como não tava ninguém em casa para apanhá-la saltei o muro e fui buscá-la, tentei dar-lhe comida e água mas a rola nao aceitava, até que viemos a descobrir que ainda era cria e não sabia comer, começá-mos a dar-lhe comida abrindo-lhe o bico, hoje já come e voa sozinha
As rolas são muito mansinhas. Não sei se daqui a umas semanas a solte ou a deixe ficar cá por casa solta. É que aqui por perto não tenho nenhum parque natural e tenho medo que ela vá para um outro quintal e que a pessoa seja mal intensionada e lhe faça mal ou mesmo os gatos.
Há umas semanas aconteceu-me mais ou menos o mesmo.
Desta vez tava uma rola que ainda nem voava no terraço da minha vizinha do lado, como não tava ninguém em casa para apanhá-la saltei o muro e fui buscá-la, tentei dar-lhe comida e água mas a rola nao aceitava, até que viemos a descobrir que ainda era cria e não sabia comer, começá-mos a dar-lhe comida abrindo-lhe o bico, hoje já come e voa sozinha