AJUDA

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Bloodberry
Membro Veterano
Mensagens: 693
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
Localização: cão, hamster

quinta jul 03, 2003 3:38 pm

oi amigos. o meu namorado trouxe um corvo ke não conseguia voar para a minha casa para eu cuidar dele. eu não percebo muito de aves, mas kis ajudar. tenho-o alimentado com vários tipos de comida principalmente carne (ele até come bolachas). o problema é que está numa gaiola não muito boa para ele e sei ke corvos não gostam de estar presos e queria libertá-lo. ele tem uma dakelas argolas numa das patinhas, o ke eu keria saber é ke se ele foi criado em cativeiro vai conseguir adaptar-se ao seu habitat natural?
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
sac
Membro Veterano
Mensagens: 1413
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta jul 03, 2003 4:28 pm

Já experimentou ir a algum veterinario aconselhar-se? Ou a alguma associação q recolha animais selvagens?
Sussu
Membro
Mensagens: 63
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: vizsla

quinta jul 03, 2003 4:52 pm

Já tentou se informar se o Zoológico o aceita?
A alimentação está muito incorreta, se continuar terá sérios problemas nutricionais, e estas argolas para patas de o que quer que seja são horríveis e provocam muitos acidentes e traumatismos.
Esta ave deve ser tratada por um profissional, pois é um importante espécime da nossa fauna, e deve ser tratado como tal.
Mas vale a sua boa intenção de o ter acolhido, mas tratar e saber se está apto a ser reintroduzido com a certeza de que saberá se virar bem, só mesmo um profissional da área.
Boa sorte!
bzzzzzz
Membro
Mensagens: 80
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Localização: Periquitos, Caturras, Agaponis, Mandarins

quinta jul 03, 2003 6:45 pm

Realmento, em relação ao corvo, não posso ajudar muito. Apenas estou a escrever para desmistificar a história das "argolas". Se o corvo tem uma anilha, provavelmente pertencerá a algum criador registado.

O que eu queria dizer é que as anilhas, se forem apropriadas e bem colocadas, não causam qualquer tipo de traumatismo nem problemas aos pássaros e são o único método de identificação que existe do pássaro.
As anilhas são codificadas, de maneira a permitir saber quem é aquele pássaro, dentro de um aviário com vários pássaros, provavcelmente com muitos iguais entre eles. É importante para se saber a idade, a história reprodutiva, a descendência e a procedência, etc, etc.

Um pássaro anilhado significa, em princípio, que pertence a um aviário onde certamente os pássaros são bem tratados.

E é tudo. Não digam aquilo que não sabem.

Pedro
Sussu
Membro
Mensagens: 63
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: vizsla

quinta jul 03, 2003 10:16 pm

Só para esclarecer, percebi que a dita argola fosse daquelas com correntes que servem para prender as aves, muito usadas em papagaios.Foi a este tipo de argola a que me referi na mensagem anterior.
Já as anilhas servem apenas para identificação, seja de um criador ou tb se a ave já passou por alguma captura científica e tenha sido identificada na ocasião. De resto mantenho tudo que disse.
Acho que é a conversar que se elucidam as dúvidas, para isso é que penso servir os fóruns, e ajudarnos uns aos outros.
E tanto eu como minha família toda sempre criamos aves, e tanto pela experiência pessoal como pela profissional, acho que sei sim de que falo...
bzzzzzz
Membro
Mensagens: 80
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Localização: Periquitos, Caturras, Agaponis, Mandarins

quinta jul 03, 2003 11:22 pm

OK. Está esclarecido. Então estamos de acordo.
Bloodberry
Membro Veterano
Mensagens: 693
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
Localização: cão, hamster

sexta jul 04, 2003 11:34 am

oi amigos
foi emsmo pelo facto de as minhas condições financeiras não estarem bem que pensei que aqui me pudessem ajudar... gosto tanto dele, nunca pensei que um corvo pudesse ser tão engraçado. não me deixa tocá-lo mas está sempre cheio de fome e quando abro o frigorífico ele espreita lá para dentro e bate as asas :lol:
quem me falou na alimentação dele foi uma amiga que já teve muitos corvos e diz que são aves de rapina, portanto come carne crua e alguma fruta... se bem que o meu já comeu bolachas :o
obrigada pela ajuda ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sexta jul 04, 2003 12:49 pm

Olá

Da alimentação de corvos não percebo nada. Nada não, já fiquei a saber que comem carne e frutas.

Agora, em tempos conheci um senhor da terra do minha mãe que tinha um corvo, mas ele andava a solta, foi um pássaro que este senhor criou.
Para qualquer lado que este senhor ia lá andava o corvo por perto, e quando ele se sentava no jardim o corvo ia ter com ele. Sei que são animais inteligentes e gostei muito de ouvir a historia do frigorifico, já estou a imaginar cena.

Outra coisa, em relação ás anilhas, eu pessoalmente não gosto de anilhas porque eu crio agapornis e eles têm uma grande força no bico e eles gostam de bicar as anilhas um dos outros. acontece por vezes que eles apertão de mais e ovalizão a anilha ficando esta a apertar a pata que depois incha e se não é detectado a tempo pode vir a cortar a pata do pássaro, e mesmo quando detectado é uma carga de trabalhos para conseguir abrir.

Cumprimento N
AlexandreM
Membro Veterano
Mensagens: 912
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Localização: Criação de aves ornamentais e psitacídeos
Contacto:

sexta jul 04, 2003 9:35 pm

Boa noite,
Quanto à alimentação dos corvos em cativeiro aconselho- te a dares ovo cru (com casca), osso de choco (de preferência grande) fruta e vegetais, se possível coração de boi picado e ração granulada para melros, pegas, corvos, gaios, ... (embora quando eu tive corvos nunca dei granulados visto eu alimentar as minhas aves apenas com produtos naturais.

Nuno,
É verdade que os agapornis têm força no bico mas por isso é que para os psitacídeos se usa as anilhas de aço.
Mas, mesmo assim, se um conure, ring neck, moustache, papagaio aestiva, ... embirrar com a anilha dele ou do (s) companheiro (s), mesmo que esta seja de aço, ele pode esmagá- la ferindo a pata da outra ave ou a própria pata.

Saudações ornitológicas
Bloodberry
Membro Veterano
Mensagens: 693
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
Localização: cão, hamster

sábado jul 05, 2003 3:16 pm

a patinha dele não tem nada e nunca o vi a bicá-la. gosto tanto dele... nunca tinha prestado muita atenção aos cotvos, mas agora sou fã. quando o trouxe para casa a minha mãe começou com a história: "isso é ave de mau agoiro! é é um bicho tão feio"
eu nunca o achei feio, alem do mais acho-o com bastante estilo tipo uma águia. nunca me mordeu e já bebeu agua e bicou comida na minha mão, só não me deixa dar-lhe festas. que tem força no bico já reparei, aliás, bastante força... lindo. por mais que me custe desfazer-me dele quero dar-lhe a liberdade pois acho que ele merece voar e ser livre, mais do que estar numa gaiola a secar o dia todo. eu vou experimentar soltá-lo na cave do meu predio (um sitio espaçoso) para ver se consegue voar e se conseguir vou libertá-lo.
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
AlexandreM
Membro Veterano
Mensagens: 912
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Localização: Criação de aves ornamentais e psitacídeos
Contacto:

sábado jul 05, 2003 3:34 pm

Na mensagem que escrevi anteriormente esqueci- me de referir uma coisa:
Os corvos não são rapinas mas sim corvídeos.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Aves”