SOCORRO! Epidemia geral!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
BlackPanther
Membro Júnior
Registado: domingo jan 13, 2002 6:06 pm
Localização: 5 pirikitos( 1 deles é de companhia), 1 cão, 2 cavalos

terça abr 09, 2002 8:52 pm

Por favos, ajudem-me!

Não é bem de uma epidemia do que estou a falar, mas nestes ultimos[b]dias[/b] já morreram vários piriquitos meus, e eu não consigo evitar!
Começou por morrer uma cria, que supoho que não tinha hipotese, pois deve ter sido espezinhaa pelos irmaos. O esquesito foi depois... O pai da ninhada começou a ficar esquisito (dei-lhe antibiotico, mas...) e morreu, depois morreu mais uma cria (encontreia no bebedouro) e depois, mais uma, que deve ter sofrido da mesma doença que o pai... Só resta uma. Além, disso, uma amiga pediu-me que lhe tratasse de uma fêmea que tinha andadado à luta. Ao principio, ficou bem, e creio que estava a recuperar(já comia,andava bastante normalmente) mas ,e s´depois, morreu. Não sei como nem porquê estava tão bem, e de repente... Tenho 3 livros, em nenhum deles arranjei grande ajuda.

Alguem tem uma explicaçao? É uma má estaçao para os piriquitos? Devia dar-lhes o quê, para além de antibiótico? Nota: sem contar com a primeira, as outras crias já estavam fora do ninho, embora ainda muito novas.

Por favor, respondam! :|
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta abr 10, 2002 1:30 am

Olá

Essas mortes tão rápidas são estranhas. Em que parte da casa tem os periquitos?
BlackPanther
Membro Júnior

quarta abr 10, 2002 1:18 pm

Dantes, os piriquitos estavam no meu quarto, mas quando o numero aumentou fui forçada a levar todos (menos um que me faz companhia) para uma sala ao lado da garagem. a sala tem janelas e está separada por uma porta da garagem, pelo que é mais quente. Além disso, tem aquecimento, mas agora não tem sido preciso. O que sei, é que a sala tem muita humidade, mas já lá está um desumidificador(devo desliga-lo??)

Acho que tem boas condiçoes para piriquitos, já que dantes era uma sala de convivio. O problema é que já não os posso ver tantas vezes, mas mesmo assim vou lá regularmente.

A cria que resta e a repectiva mãe foram para o meu quarto por uns tempos, mas receio que vão ter de voltar para lá. O que devo fazer para parar esas mortes? Só posso esperar que não morram mais nenhuns... :|
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quinta abr 11, 2002 12:02 pm

Olá

Pelo que percebi, os periquitos morreram quando estavam nessa sala ao lado da garagem. Já lá estavam há muito tempo? Suponho que a garagem seja utilizada por carros, não? Poderá dar-se o caso de os gases do escape dos carros passarem para essa sala onde estavam os periquitos? Como deve saber, as aves têm um sistema respiratório mais complexo que o nosso e muito mais sensível. Se forem expostas a gases tóxicos, morrem com grande facilidade. Era por isso que antigamente os mineiros levavam canários para as minas: se houvesse algum gás nocivo, o canário morria e os mineiros podiam sair para a rua antes de serem afectados.
Se os periquitos têm de voltar para a tal sala, depois de o carro ser metido na garagem, deve manter a porta da garagem aberta pelo menos uns 15 minutos, para os gases do escape se dissiparem. A porta entre a garagem e a sala onde estão os periquitos deve ser mantida fechada. O ideal era os periquitos não voltarem para essa sala ao lado da garagem...

Por outro lado, falou em aquecimento na sala. Que tipo de sistema de aquecimento é? Dependendo do tipo de sistema, pode haver também formação de gases tóxicos. Assim de repente, e apenas com base nas informações que deu, são as hipóteses que me ocorrem. Uma doença súbita parece-me pouco provável.

Fique bem

Florinda Lopes
BlackPanther
Membro Júnior

quinta abr 11, 2002 8:43 pm

O aquecimeto não tem estado ligado, por isso não pode ter sido isso, além disso, acho que é inofensivo, pois, enquanto que estavam, no inverno passado, piriquitos no meu quarto, ficaram bem, e o sistema não liberta, que eu saiba, qualquer gás.

Quanto aos carros, também acho que não, pois os carros só são ligados para sair ou ao entrar na garagem(logicamente). Mesmo assim, vou seguir o seu concelho e passar a areja-lo melhor (mas cuidado com as correntes de ar!) :)

Não foi referida a humidade em nenhum lado( suponho que não tem importância?) É que queria realmente saber se este factor afecta os piriquitos na sua saude (sei que na criaçao sim, mas de resto).
:?:
AR4
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 7:02 pm

sexta jun 14, 2002 5:32 pm

klaro k a humidade em excesso afecta todos os passaros. e os perikitos, embora sejam muito resistentes não são excepção. pelo k disse parece ter kintal? se ker 1 konselho konstrua 1 pekeno viveiro exterior com rede de apenas 1 dos lados e poderá ai ter todos os perikitos k kiser. eles dao-se muito melhor ao ar livre k fexados em kasa. so é preciso k nao apanhem xuva nem korrentes de ar. falo por experiencia propria. boa sorte
Responder

Voltar para “Aves”