COMO CRIAR ROSICOLERES ???

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
DuToR
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: sábado mai 17, 2003 11:27 am

terça jul 01, 2003 10:53 pm

Alguém sabe como criar estas aves ??? Como é o ninho etc ???
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

quarta jul 02, 2003 4:12 am

Eexistem muitos sites em que existe muita informação sobre esta espécie. Basta buscar com as plavras chave "agapornis" ou "lovebird". Os meus Agapornis roseicollis reproduzem-se em grupo em viveiro com um ninho de 19 cm X 19 cm de base X 25 cm de altura. Orifício entrada diametro de 5 cm. Coloco-lhes no viveiro folhas de palmeira e ramos de eucalipto para fazerem o ninho.
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sexta jul 04, 2003 8:13 pm

Olá

São aves que não são muito difícil de criar especialmente se forem Rosicollies. Em pequeno numero pode ser difícil, porque é difícil distinguir se é macho se é fêmea, e por vezes pensamos que temos um casal mas não.

Tudo o que Caotropheus disse eu repito expecto a parte de criarem em viveiro. Isto porque diversas vezes tentei que assim fosse mas tenho sempre chatices com invasões de ninhos e perseguições ás aves recém sadias do ninho, tendo já perdido alguns pássaros nestes incidentes.

Caotropheus:

Que tipo de viveiro tens? tens outras espécies junto com eles ?
Que mediada tem o viveiro e para quantos casais ? não tens problemas?

Estas perguntas todas porque realmente gostava de conseguir que eles coabitassem todos pelo menos nos primeiros tempos até já terem os casais bem definidos e terem tirado a primeira postura. Mas custa-me muito quando acontecem incidentes por minha culpa e tenho um certo de arriscar de novo, gostava de ter mais confiança para tentar outra vez.

Cumprimentos N.
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

sábado jul 05, 2003 4:19 am

Olá noite

O meu viveiro é pequeno, apenas 1,5 m comprimento x 1 m largura x 1 m de altura. Agora estou-lhes a construir um viveiro com as medidas 2,30 m x 2m x 2m. Tinha 3 casais, mas ausentei-me por uns tempos e os meus familiares deixaram-me morrer metade das aves à fome e sede. felizmente fiquei com 3 aves, das quais havia 1 casal e reproduziram-se. Depois ofereceram-me um personata e espero arranjar mais alguns para os juntar no mesmo viveiro. Não tenho mais nenhuma ave no mesmo local. Não os deixo lutar porque coloco sempre 2x mais ninhos do que fêmeas, ou seja, pela lei das probabilidades o número igual de ninhos a aves. Também o número de aves é menor do que o total possível para a dimensão do viveiro. Quanto a eles prosseguirem os jovens, ainda não tive problemas, mas os criadores daqui da zona assim que vêm aves jovens fora do ninho, colocam-nas numa gaiola grande dentro do viveiro para se ambientarem aos adultos.
noite
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

segunda jul 07, 2003 12:55 pm

olá Caotropheus e a todos.

O viveiro maior que tenho é de 1m2 de fundo por 2,5 m de altura, sei hoje que não é o mais apropriado, interessa mais o comprimento do que a altura. Já sei se o quiser utilizar para criação vou ter que o deitar.

Actualmente utilizo-o para as aves jovens até atingirem um ano de vida e estarem preparados para a criação. E mesmo assim sendo todos mais ou menos da mesma idade tenho chatices com lutas, Também já começa a ser um espaço pequeno para tantos pássaros.

A sua mensagem não foi muito incorajadora, mas foi realista. Para min veio reforçar a ideia que se torna muito complicado criar em gaiolas comunitárias. A ideia de ter muitos ninhos numa gaiola tem a desvantagem de por vezes os pássaros largarem um ninho já com ovos e passarem para outro ninho vazio e a ideia de ter que estar atento mal os pássaros saírem do ninho não me parece muito viável, basta uma hora ou menos para que eles matem a cria.

Obrigado por a ajuda.

Cumprimentos N
Responder

Voltar para “Aves”