Boas tardes
Asneiras
Talvez não, os periquitos, entre outros, são aves que gostam de bicar em tudo, isto para afiarem o bico e impedir que ele cresça demasiado.
minidiogo
Tens alguma coisa na gaiola para eles bicarem, poleiros de madeira, osso de choco, hoje em dia até se vendem brinquedos giros em madeira para eles brincarem. Eles adoram roer a madeira.
Rem
Os meus também sujam a água toda com pedaços do material que meto para fazerem o ninho, cascas..... como disseste tudo o que apanham.
Mas a razão desse comportamento é de embeber esses materiais em água e em seguida transporta-los para o ninho. Esse comportamento é essencial para manter o ninho com algum nível de humidade precioso para os ovos. Já agora tens ninho na gaiola das tuas caturras?
Mas se querem saber a ultima que eles me aprontaram:
Foi uma fêmea, a Fera Amarela, esta maluca tapou a entrada toda do ninho com palhas, o que me deu um grade susto porque pensei que não conseguia sair. Então fui ver o ninho, quando mexi no ninho ela sai disparada por um buraco que ela abriu na parede lateral do ninho. Lindo né

o mais impressionante é que a tábua de lado tem 1cm de espessura e é de pinho maciço e ela abriu o buraco em três ou quatro dias.
o nome Fera Amarela sempre foi um nome que ainda não estava muito decidido, havia algumas vozes contra. A origem deste nome daria mais umas quantas historias. Bem mas a partir desta, chegou-se a um consenso quanto ao nome, ARQUITECTA.