Periquita com espamos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
carloscc
Membro Júnior
Registado: segunda abr 13, 2009 1:51 pm

segunda abr 20, 2009 1:42 pm

Não sei o que fazer. A minha periquita (3 meses) teve ontem um "ataque" que me deixou assustado. Durou 5 horas mas passou. Podem me ajudar?

Em detalhe:
Ontem, ao final da tarde, a periquita começou a "vomitar" - não sei se
é o termo certo, mas ela abria o bico e saiam sementes. Passado uma
hora começou com um espasmo na pata direita, que em poucas horas se
alastrou para a asa e cabeça. Os espamos eram sincronizados e a
periquita deixou de poder estar no poleiro.
Já na mão da minha filha, que a acariciou e falou com ela durante duas
horas, a periquita fazia xi-xi e có-có mais que o normal, e emitia um
som, que no nosso entender parecia uma "queixa" e os espamos não
paravam. Parecia que estava a ter um ataque....
Com o passar das horas chegou a noite e decidimos fazer uma "ninho"
para ela dormir, já que ela só conseguia estar de lado; comecei a
avisar as crianças que poderia ser a última noite da Kika. Colocámos o
"ninho" no fundo da gaiola.
Surpreendentemente, a após um tempo, a periquita levantou-se e, com
dificuldade, foi ao poleiro da comida e começou a picar a alpista.
Depois foi beber um pouco de água,
Ela que já não andava nem se aguentava em pé, mostrou vontade de ir
para o seu poleiro habitual para passar a noite., Dei-lhe uma mão e
ela arranjou uma posição de equilibrio para dormir. Também notei que
os espamos da cabeça, asa, e pata diminuiam consideravelmente.

Hoje de manhã, e para grande alegria das criaças, a Kika, estava a
comer e parecia normal. Eu notei que a pata direita não tem a mesma
força e agilidade que a outra, mas acabaram-se os espamos e ela já
parece normal.

Agora as dúvidas:
- O que será que ela teve?
- Pode ter sido provocado pela comida?
- pode ter tido uma "ataque" de coração?
- pode ser epilepsia?
- O que devo fazer no futuro?
omega5
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 2:20 pm

segunda abr 20, 2009 2:02 pm

é muito mais fácil vir perguntar à net do que levar a ave a um veterinário...

:roll:
carloscc
Membro Júnior

segunda abr 20, 2009 2:06 pm

omega5 Escreveu:é muito mais fácil vir perguntar à net do que levar a ave a um veterinário...

Isto passou-se em poucas horas, e a periquita melhorou rapidamente. Essa foi a razão porque não fui com ela ao veterinário.
De qualquer forma. tenho já 2 veterinários na zona que vou consultar se o estado se deteriorar.
Obrigado.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda abr 20, 2009 8:29 pm

carloscc Escreveu:
omega5 Escreveu:é muito mais fácil vir perguntar à net do que levar a ave a um veterinário...

Isto passou-se em poucas horas, e a periquita melhorou rapidamente. Essa foi a razão porque não fui com ela ao veterinário.
De qualquer forma. tenho já 2 veterinários na zona que vou consultar se o estado se deteriorar.
Obrigado.
Pergunto-me o que será o 'estado se deteriorar'! Ter tido todos esses sintomas não é suficiente?
carloscc
Membro Júnior

segunda abr 20, 2009 8:42 pm

PauloC1 Escreveu:
carloscc Escreveu:

Obrigado.
Pergunto-me o que será o 'estado se deteriorar'! Ter tido todos esses sintomas não é suficiente?
Amigos,
Passou-se tudo numa questão de 3/4 horas. A kika começou a melhorar da mesma forma que começou com a crise. Se calhar o facto de ter animais domésticos há mais de 30 anos, inclusivé periquitos, permitiu-me manter a calma e ficar alerta. O que mais me custa é ver um animal sofrer e, acreditem, estive com a Kika pronta para sair de casa. Foi uma questão de alguns momentos. Provavelmente teria acontecido o que me aconteceu no passado com outros animais, i.é, teria chegado ao veterinário e este ter-me-ia dito que, uma vez que ela está a melhorar teríamos que esperar 24/48 horas para ver a evolução do seu estado. É o que estou a fazer.
Posso-lhes adiantar que a Kika está 100% recuperada. Está vivaça, alimenta-se, e reage a estímulos. Obrigado a todos pelo vosso cuidado.
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

segunda abr 20, 2009 8:55 pm

Ainda bem que a periquita melhorou :) Ainda assim, sugeria que a levasse a um veterinário, que lhe poderá explicar o que aconteceu, qual a causa provável e que probabilidades há de se voltar a repetir o "ataque". É que desta correu bem, mas quem garante que se o ataque se repetir correrá tão bem como desta vez? E na verdade, também coloca essa mesma pergunta a si mesmo, por isso quer saber o que aconteceu, não é assim? Nada como procurar ajuda de quem sabe e ficar descansado.

Não leve a mal os conselhos para procurar um veterinário, sei que não é esse tipo de resposta que quem vem colocar uma questão sobre saúde espera, mas é a única que lhe pode ser dada num fórum, porque quem sabe responder às questões que colocou é só mesmo um profissional depois de observar a ave.

Fiquei curiosa com essa situação, também tenho vários periquitos e acho que entraria em pânico de assistisse a uma cena dessas. Caso decida consultar um veterinário passe depois por aqui para nos dizer qual o problema da periquita :wink:
carloscc
Membro Júnior

segunda abr 20, 2009 9:14 pm

ChloeS Escreveu:Ainda bem que a periquita melhorou :) Ainda assim, sugeria que a levasse a um veterinário, que lhe poderá explicar o que aconteceu, qual a causa provável e que probabilidades há de se voltar a repetir o "ataque". É que desta correu bem, mas quem garante que se o ataque se repetir correrá tão bem como desta vez? E na verdade, também coloca essa mesma pergunta a si mesmo, por isso quer saber o que aconteceu, não é assim? Nada como procurar ajuda de quem sabe e ficar descansado.

Não leve a mal os conselhos para procurar um veterinário, sei que não é esse tipo de resposta que quem vem colocar uma questão sobre saúde espera, mas é a única que lhe pode ser dada num fórum, porque quem sabe responder às questões que colocou é só mesmo um profissional depois de observar a ave.

Fiquei curiosa com essa situação, também tenho vários periquitos e acho que entraria em pânico de assistisse a uma cena dessas. Caso decida consultar um veterinário passe depois por aqui para nos dizer qual o problema da periquita :wink:
Não levo nada a mal; até agradeço. Só que ficou a impressão que me estou a "marimbar" para a Kika e isso não é verdade. Como disse, tenho animais de estimação desde sempre e já passei por muitas alegrias e tristezas, o que me deu um certo "calo" para avaliar as situações - não entrámos em pânico -.
É lógico que vou a um veterinário. Quero saber o que se passou e o que poderei fazer numa situação idêntica. Felizmente, já não é urgente porque a kika já está melhor e não achei oportuno estar a sujeita-la hoje a essa "aventura" que é o ir ao veterinário.
Obrigado a todos.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça abr 21, 2009 11:28 am

Eu tenho periquitos ja á alguns anos e nunca me aconteceu nada do género :? , felizmente porque acho que não sabia bem como reagir :? ... Concordo plenamente com o ChloeS...porque mesmo ja tendo passado e ela agora ja lhe parecer bem, deve estar alerta se voltar a repetir-se e consultar um veterinario (existe um topico aqui na arca com os veterinarios especializados em aves e a localidade onde se encontram)...
Espero sinceramente que ela fique bem :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
carloscc
Membro Júnior

terça abr 21, 2009 12:17 pm

Também não sabia mas os periquitos podem sofrer de epilepsia. Para já é a hipótese mais provável, e vou confirmar ASAP com o veterinário.

Esta doença inside mais sobre aves jovens (que é o caso, pois a Kika tem 3 meses) e que não tenham tido uma alimentação adequada no início de vida, nomeadamente por falta de vitaminas. Acontece normalmente em pássaros comprados em lojas de animais (que foi o caso) pois a carência de certas substâncias manifesta-se ao fim de algum tempo. A Kika está apenas há uma semana em minha casa e desde logo lhe disponibilizei vitaminas, por isso, parece-me provável que não tenham tido o cuidado adequado, com ela, na loja.

Falei com um amigo que tem um periquito que sofre(u) do mesmo mal. A mesma idade e os mesmos sintomas. O veterinário receitou-lhe umas vitaminas que resultaram em cheio: o periquito nunca mais teve nenhum ataque e já tem 16 anos!

A todos os que têm periquitos deixo aqui uma dica. A doença, ou o ataque, é normalmente fatal. A única coisa que se pode fazer - e que eu não fiz por desconhecimento - é dar um banho de água fria à ave e depois secá-la ao sol. É a única coisa que se pode fazer durante uma crise, pois parece que este método faz diminuir os espasmos e aumenta a hipótese de sobrevivência.

Assim que vier do veterinário escrevo aqui o que ele disse.
Obrigado.
carloscc
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 6:04 pm

Hoje levei a Kika ao veterinário.
Antes de contar o que a médica me disse, deixem-me dizer-vos que a periquita está praticamente boa, diria "normal". Continua a comer, beber, e a responder a estímulos.

O que a médica disse é que a Kika sofre de epilepsia. Normalmente é fatal, mas há muitos casos de sobrevivência. Como os ataques não se repetiram é normal que nunca mais tenha nenhum ataque. Se o tiver, pouco há a fazer a não ser, esperar...

De resto, a Kika está de perfeita saúde: penas brilhantes e saudáveis, unhas e bicos bem definidos e de tamanho adequado, sem fungos ou outros parasitas comuns em aves.
Recomendou disponibilizar bastante comida, água, e vitaminas. Tentar não stressar muito a Kika nos próximos tempos, e mantê-la sobre vigilância.

A todos os que se interessaram por esta história o meu (nosso) obrigado. Espero que com a partilha desta experiência tenham ficado a conhecer melhor estes lindos animais.
Última edição por carloscc em quarta abr 22, 2009 6:28 pm, editado 1 vez no total.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quarta abr 22, 2009 6:12 pm

Olá...
Assim ja sabe o que ela tem tadinha :? , pode voltar a acontecer visto ser epilepsia...mas esperemos que continue bem como esta agora :wink: ..
Muito boa sorte com a pequenita :)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
carloscc
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 6:33 pm

Estou a ler os mails e recebi hoje uma opinião de um criador de periquitos brasileiro que eu contactei sobre a crise da Kika. Ele colocou a hipótese de epilepsia e justifica, dizendo:

"(...)muitas vezes alguns criadores esquecem que em seu viveiro existem apenas irmãos e vão criando assim mesmo. A consanguinidade usada exageradamente, (e estas pessoas não tem nem a informação nem o controle), faz com que apareçam doenças como a epilepsia ou mesmo outros distúrbios neurológicos."

Moral da história: burro fui eu que não me certifiquei da origem dos periquitos...
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quarta abr 22, 2009 9:45 pm

Não sabia que os periquitos podiam sofrer de epilepsia :o Obrigada por partilhar a informação e desejo toda a sorte para a Kika!
Responder

Voltar para “Aves”