Boas.
E, cortadas as guias, quando voltam a crescer? No ano seguinte? Depende da espécie?
Obrigado.
Corte das guias em aves
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro forista luist
Não podia de deixar de participar neste forum mais uma vez só para lhe agradecer o elogio.
Obrigado
No que puder ajudar esterei sempre ao vosso dispor.
boa sorte
lmgcardoso
Não podia de deixar de participar neste forum mais uma vez só para lhe agradecer o elogio.

Obrigado
No que puder ajudar esterei sempre ao vosso dispor.
boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm
Eu nao concordo com o corte de guias!
Como varias pessoas ja exemplificaram e possivel educar as aves sem essa crueldade. Explico a minha opiniao com um exemplo:
Ha uns anos tive de me ausentar e deixei um rouxinol do japao a guarda de um senhor que o deixou fugir. Para compensar o mal dirigiu-se a lojas para comprar outro antes da minha chegada. Por sorte e foi mesmo por sorte (pela minha opiniao), so encontrou um que estava em bastante mau estado, mas mesmo assim comprou-o!
Quando cheguei dei logo conta da troca mas nao me recusei a receber este pequeno desgracado... Desgracado porque alguem sem escrupulos tinha-lhe cortado as guias tao rentes que estavam junto da carne!!!
So ao fim de mais de um ano ele começou a ter penas novas e nunca foram muito fortes... Acho que se ainda hoje apanhasse essa pessoa cortava-lhe tambem alguma coisinha...
O rouxinol estava tao assustado que nem sabia onde se meter. A unica forma de trazer aquele pequeno alegria de viver foi soltando-o e deixando-o andar pelo chao. Ja que voar era impossivel... As brincadeiras consistiam em andar a brincar de gato e rato com ele e ainda hoje quando em casa se fala do ratinho de penas esta-se sempre a falar de um roxinol que chegou desfeito e que se tornou num passarinho lindo, simpatico e atencioso, apesar de um grande receio que nunca perdeu, quando se metia a mao na casa dele ficava em stress. Curta foi a passagem pois num desses stresses deve ter morrido de coraçao. No entanto nunca sera esquecido... pela brincadeira de ratinho e pela bela gravata cor de sol que ele mostrava orgulhosamente cada vez que esta era elogiada...
Como varias pessoas ja exemplificaram e possivel educar as aves sem essa crueldade. Explico a minha opiniao com um exemplo:
Ha uns anos tive de me ausentar e deixei um rouxinol do japao a guarda de um senhor que o deixou fugir. Para compensar o mal dirigiu-se a lojas para comprar outro antes da minha chegada. Por sorte e foi mesmo por sorte (pela minha opiniao), so encontrou um que estava em bastante mau estado, mas mesmo assim comprou-o!
Quando cheguei dei logo conta da troca mas nao me recusei a receber este pequeno desgracado... Desgracado porque alguem sem escrupulos tinha-lhe cortado as guias tao rentes que estavam junto da carne!!!

O rouxinol estava tao assustado que nem sabia onde se meter. A unica forma de trazer aquele pequeno alegria de viver foi soltando-o e deixando-o andar pelo chao. Ja que voar era impossivel... As brincadeiras consistiam em andar a brincar de gato e rato com ele e ainda hoje quando em casa se fala do ratinho de penas esta-se sempre a falar de um roxinol que chegou desfeito e que se tornou num passarinho lindo, simpatico e atencioso, apesar de um grande receio que nunca perdeu, quando se metia a mao na casa dele ficava em stress. Curta foi a passagem pois num desses stresses deve ter morrido de coraçao. No entanto nunca sera esquecido... pela brincadeira de ratinho e pela bela gravata cor de sol que ele mostrava orgulhosamente cada vez que esta era elogiada...
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
não vejo onde tá o problema de aparar as guias a certas aves a fim de adesilas ou educá-las ,se no ano seguinte volta a muda e tudo fica mais tranquilo .
Se realmente o querem fazer e acham bem pra o bem da ave assim seja
se uma ave fõr acarinhada e acompanhado é o melhor antídoto pra qualquer ave
[Editado pela moderação (tlopes)]
Se realmente o querem fazer e acham bem pra o bem da ave assim seja
se uma ave fõr acarinhada e acompanhado é o melhor antídoto pra qualquer ave
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
- Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant
Vais-me desculpar guilherme1, mas nesse site que estas sempre a referenciar noutros tópicos, não vejo lá nada em concreto sobre voo livre, vi os artigos, e entre outras coisas, e é um bocado esquesito site, é de difícil o acesso a toda informação, dá ideia que está tudo escondido, para eu poder ir a uma secção tenho k ir a uma outra primeiro, um bocado chunga, e nada me fala em concreto sobre isso, se chegou a ver isso, poste aqui o link concreto sobre isso sff
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Desculpem lá meter o bedelho... mas de certeza que leu que o PauloSantos escreveu???lmgcardoso Escreveu:Caro forista PaulloSantos
Embora, como você refere, e muito bem eu não perceba nada sobre aves e visto que vc já foi até ao vet para resolver o problema do seu papagaio se depenar sem sucesso. Vou deixar aqui uma pequena dica que lhe resolve o caso com certeza.
O seu papagaio se depena pelo que percebí pelo motivo de stress, visto o vet já ter feito as análses de falta de cálcio, desparasitou a ave, etc... e nada disso resultou.
O processo das aves se depenarem começa por um motivo e acaba pelo vício, ou seja as aves ficam viciadas em arrancar penas e o que tem de fazer é acabar com esse vício. Como faz isso? Simples.
Existem uns colares próprios para aves , muito parecidos com os colares que são colocados nos cães quando cortam as orelhas, para evitar que a ave consiga se depenar e perca o costume de o fazer. É temporário e resulta sempre. Mas claro isto é só a opinião de quem não percebe nada de aves![]()
Agora por favor não comece novamente com as suas teorías que eu sou maléfico que para além de não condenar o corte das guias das aves agora sou apologista de colocar colares nas aves, que isso as põe em sofrimento, etc...![]()
boa sorte
lmgcardoso

Leia lá a direito e não na diagonal... deve ser por isso que escreve com tantos erros

Edit: só mais uma achega... essa teoria do colar deixa muito a desejar... Pelo que eu vi numa consulta onde um papagaio se depenava todo, o problema era que o papagaio se achava "dono da dona", tal qual como os cães, o papagaio stressava brutalmente se a dona não lhe ligava ou se lhe ligava menos quando ele a chamava, por exemplo, e o conselho do VETERINÁRIO foi muito parecido ao de correcção de um comportamento canino, foi ignorar e inverter os papéis de líder na casa. E espantem-se, resultou... o papagaio deixou de arrancar as penas...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Cara forista texuga
PaulloSantos escreveu:
.....
Eu conheço pelo menos, dois casos, um com uma Arara e outro com um Papagaio cinzento, que devido a 2 pequenos pormenores, se transformaram em aves cheias de problemas.
A arara, ninguém lhe consegue tocar neste momento e o papagaio cinzento, só tem penas na cabeça, porque até onde o bico chega, ele arranca-as todas....
....
O Papagaio, quando aqui chegou, vinha completamente apático.
Deixou de falar e começou a depenar-se até ao ponto que está hoje.
Depois de várias consultas com um Vet especializado em exóticos, conclui-se que, tudo aconteceu devido ao stress a que a ave foi sujeita naquela viagem....
Por favor quando participar, participe com algo construtivo, pois para lançar "bacoradas" já basta os que cá estão. Preste mais atenção ao ler as participações, mesmo que essas tenham erros ortográficos.
boa sorte
lmgcardoso
PaulloSantos escreveu:
.....
Eu conheço pelo menos, dois casos, um com uma Arara e outro com um Papagaio cinzento, que devido a 2 pequenos pormenores, se transformaram em aves cheias de problemas.
A arara, ninguém lhe consegue tocar neste momento e o papagaio cinzento, só tem penas na cabeça, porque até onde o bico chega, ele arranca-as todas....
....
Depois de várias consultas com um Vet especializado em exóticos, conclui-se que, tudo aconteceu devido ao stress a que a ave foi sujeita naquela viagem....
Por favor quando participar, participe com algo construtivo, pois para lançar "bacoradas" já basta os que cá estão. Preste mais atenção ao ler as participações, mesmo que essas tenham erros ortográficos.
boa sorte
lmgcardoso
Não que me pareça que este eclarecimento possa adiantar muito para o tópico, mas espero que pelo menos sirva para acabar com algumas trocas de galhardetes e assim se possa voltar à discussão:
Agora esclarecido este ponto...avancemos....
O Papagaio NÃO É do Paulo Santos, mas sim de uma vizinha. Quando ele escreve "Aqui chegou", presumo que se refere ao local de destino, após a viagem, que deduzo ser o local onde reside o Paulo Santos visto tratar-se da casa da vizinha. O Paulo Santos falava pois de um Papagaio e de uma Arara que ele conhece, e não de aves dele próprio.Um dia, a filha, resolveu ela própria trazer o animal, mas trouxe-o com a gaiola em cima do banco da frente.
Depois de várias consultas com um Vet especializado em exóticos, conclui-se que, tudo aconteceu devido ao stress a que a ave foi sujeita naquela viagem.
Agora esclarecido este ponto...avancemos....
-
- Membro Veterano
Caro forista PauloC1
Aqui não tem importância se o papagaio é de Ciclano ou Fulano, o que eu qiiz apresentar aqui no forum, foi uma solução simples para resolver o problema de "vício" das aves se depenarem e que pelos vistos a grande maioria desconhecia.
boa sorte
lmgcardoso
Aqui não tem importância se o papagaio é de Ciclano ou Fulano, o que eu qiiz apresentar aqui no forum, foi uma solução simples para resolver o problema de "vício" das aves se depenarem e que pelos vistos a grande maioria desconhecia.
boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Há já algum tempo que tinha decidido abandonar esta discussão, já que, os problemas de leitura eram mais que muitos, não falando, nos problemas de interpretação.
O objectivo principal está, para mim, devidamente cumprido.
Os conselhos estão aí, as diversas opiniões também.
A quem venha a ler este tópico e caso tenha paciência para o ler do principio ao fim, retirará dele o que bem entender, independentemente das questões de ordem pessoal, já que essas, me passam completamente ao lado nem são sequer aquilo que me move.
De tudo o que foi discutido, com bons ou maus argumentos, fica o essencial... cortar ou não cortar ?
Bom, de uma coisa tenho a certeza.... da decisão de não cortar, certamente que nenhuma ave irá sofrer com isso.
Da decisão de cortar... caberá ao proprietário do animal decidir aquilo que entende ser o mais indicado, assumindo os riscos que tal opção possa ou não acarretar.
Assim sendo e no que a mim me diz respeito, assunto encerrado.
O objectivo principal está, para mim, devidamente cumprido.
Os conselhos estão aí, as diversas opiniões também.
A quem venha a ler este tópico e caso tenha paciência para o ler do principio ao fim, retirará dele o que bem entender, independentemente das questões de ordem pessoal, já que essas, me passam completamente ao lado nem são sequer aquilo que me move.
De tudo o que foi discutido, com bons ou maus argumentos, fica o essencial... cortar ou não cortar ?
Bom, de uma coisa tenho a certeza.... da decisão de não cortar, certamente que nenhuma ave irá sofrer com isso.
Da decisão de cortar... caberá ao proprietário do animal decidir aquilo que entende ser o mais indicado, assumindo os riscos que tal opção possa ou não acarretar.
Assim sendo e no que a mim me diz respeito, assunto encerrado.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
O tópico foi editado. Por favor não desviem o assunto do tópico e participem construtivamente.
Melhores cumprimentos,
Melhores cumprimentos,