Fauna europeia

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
giim
Registado: sábado abr 25, 2009 9:04 pm

domingo abr 26, 2009 8:22 pm

Boas
O que irá ser legal é deter fauna COMPROVADAMENTE de cativeiro, e isso só se prova com PAPEIS. E aves da fauna com papeis não são portuguesas de certeza
Por isso, quando a fauna for legal, ou se dispõem a dar um saltinho ao estrangeiro e compram aves legais e devidamente documentadas, ou nada feito!
Pois é Paulo,mas eu penso que isso vai ser muito dificil,no caso de pintassilgos,tentilhoes etc nao ha papeis estas aves sao mantidas e criadas em cativeiro so com anilhas,portanto sem papeis,aonde é que vao entao comprar as aves? Nao sei quais sao os paises aonde se possa encontrar com papeis.Sabem voces?
Eu tambem acho que anilhas deveria ser suficiente

cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo abr 26, 2009 9:04 pm

Este é para mim um assunto delicado, uma vez que existem muitas formas diferentes de o ver. Se por um lado acho mal capturar aves que vivem livremente na natureza, por outro penso, se ninguém tivesse capturado, nunca haveria aves chamadas domésticas, pois foi devido às capturas que se desenvolveram as aves que hoje são conhecidas como aves domésticas que nem precisam de documentos nem de anilhas para serem legais pois já são muito conhecidas, como o caso dos canários, quem vai ser multado por ter um canario sem anilha em casa??
Então, porque terá de ser castigado um qualquer individuo que tenha aves da nossa fauna já criadas por ele em casa, aves anilhadas por ele que nunca tiveram a experiência de viver em liberdade e que dificilmente sobreviriam à solta.
Vemos hoje em dia imensos criadores de papagaios cujas aves criadoras foram há poucos anos capturadas na natureza quando ainda era legal e detêm certificados de inscrição no CITES, etc, etc. Essas aves foram há não muitos anos capturadas na natureza, apenas mudou a lei entretanto...
O que eu penso que seria concerteza util seria haver uma nova legislação sim, mas teria de ser incrementada de uma forma mais eficaz e mais "justa" não só para as pessoas mas também para as aves. Poder-se-ia por exemplo recorrer a um senso, em que os proprietários das aves teriam de as declarar e receber então um certificado (implicando a colocação de um microship), desta forma, os que já são " de casa" continuavam a sê-lo e as crias teriam o mesmo tratamento, logo, daí para a frente só seriam ilegais os que não tivessem identificação. Provavelmente esta ideia não agradaria a todos pois nem todos os criadores colocam anilhas, eu já criei rouxinois do japão e tive muita criação mas nunca anilhei nenhuma cria (por medo de fazer asneira) e esses seriam todos ilegais na mesma..... Mas tem de haver uma directiva e quem quiser seguir está legal, quem não quiser está à margem da lei e sujeita-se.
Se todos os passarinheiros que têm aves da fauna europeia em gaiolas as começassem a soltar todos ao mesmo tempo nos primeiros anos mais de metade morreriam por falta de alimento, o meio ambiente também não está preparado para suportar um aumento da população repentino.
Basta vermos a quantidade de aves que morreram quando começaram as noticias da gripe das aves, ouve muita gente a libertar os passarinhos que lá tinham em casa com receios absurdos, originados pela falta de informação. Nessa altura apareciam imensas aves esfomeadas que se deixavam apanhar como que a suplicar ajuda daquela especie que reconhecem como quem traz alimento. Tenho um amigo que o pai há uns dez anos criou uma gralha à mão pois encontrou-a numa desmatação no alentejo, onde iam retirar a arvore onde estava o seu ninho e o pai dele trouxe e criou à mão, depois foi abrindo a porta e ela não saía dali da varanda, voava e voltava sempre, lembro-me que se assobiassemos ela vinha a voar atrás de nós a voar, íamos de bicicleta e quando se começava a afastar muito de casa, voltava para trás e lá ia pousar na varanda onde tinha agua e comida sempre à disposição. Infelizmente essa ave teve pouca sorte na época de caça de há dois anos, mas o que fariam com uma ave como aquela, iriam soltar na natureza onde lhe destruiram o ninho?
Como iniciei, este é um assunto muito delicado para haver verdades absolutas ou razões completas. Esperemos que quem vai decidir em que ficamos seja alguem conhecedor de aves e das suas necessidades e hábitos, para o bem de todos...

Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

domingo abr 26, 2009 10:02 pm

por vezes isso não acontesse, as vezes são senhores de secretaria que nem sabem que tipo de aves existem, por isso os criadores de aves devem dar a sua opiniao. mas isso das anilhas é um facto, eu crio canarios e nunca lhes pus uma anilha.
Cumps
Tiago Ferreira
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo abr 26, 2009 10:45 pm

aves como canário e outros exóticos nao precisam de ser anilhados enquanto bébés pois nao sao aves da nossa fauna. No entanto um pintassilgo, um verdilhao, etc. nascido em cativeiro mesmo filho de aves capturadas selvagens, deve ser anilhado em pequeno.Isto é um comprovativo mais que suficiente que a ave nasceu em cativeiro, logo é legal mantê-la.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 26, 2009 10:52 pm

cris17 Escreveu:aves como canário e outros exóticos nao precisam de ser anilhados enquanto bébés pois nao sao aves da nossa fauna. No entanto um pintassilgo, um verdilhao, etc. nascido em cativeiro mesmo filho de aves capturadas selvagens, deve ser anilhado em pequeno.Isto é um comprovativo mais que suficiente que a ave nasceu em cativeiro, logo é legal mantê-la.
Não, não é. Segundo a legislação, comprovadamente de cativeiro são só aves descendentes de progenitores legais em cativeiro.
Ainda mais, isso seria motivo para retirar ovos ou crias no meio natural e criá-las em cativeiro com canários, por exemplo.
E como a regulamentação ainda não saiu, nenhuma ave dessas espécies está legal em cativeiro, mesmo adquirida legalmente noutros países.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Aves”