Iniciação de casal de canários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
bumps
Registado: quarta abr 22, 2009 2:40 am

quarta abr 22, 2009 2:48 am

boas pessoal, eu quero adquirir um casal de canários e queria saber que conselhos me poderão dar tais como ver se são novos ou velhos, se estão doentes ou não, já andei a "passear" pelo o fórum e aprendi alguma coisa, outra coisa que gostava de saber é as dimensões daquelas gaiolas de criação daquelas que dá para dividir ao meio já vi por aqui sobre 60cm comp, 30cm larg, 40cm altu, ja vi também com outras medidas, se me puderem dar exemplos fotográficos agradecia.

obrigado
bruno loureiro
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quarta abr 22, 2009 1:48 pm

1º - esta não será a melhor altura para adquirir canários... o que vai encontrar na lojas ou num qualquer criador são os "restos" da criação passada - salvo alguma devida excepção!

assim é melhor esperar pela criação de 2009, à venda lá para o Outono.

2º quanto a identificar os canários, muitos à venda estarão identificados por anilha do respectivo criador, com as seguintes cores

* Azul - 2008
* Preto - 2007
* Vermelho - 2006
* Verde - 2005
* Dourado - 2004

e que serão deste género (com informção do nº da mesma; federação e nº de criador) http://i203.photobucket.com/albums/aa22 ... 1240407758

3º quanto aos viveiros uma gaiola das medidas que refere é boa; basta comprar a gosto
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
bumps

quarta abr 22, 2009 10:35 pm

mas há algum problema se comprar os do ano passado? se os comprar ainda vou a tempo de criar? como é que se vê se eles têm alguma doença?
bumps

quinta abr 23, 2009 10:09 pm

tão pessoal ninguem se manifesta? onde andam os entendidos? :roll:
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta abr 24, 2009 1:20 pm

Acho que se fosse a si esperava (como lhe foi aconselhado e muito bem) pela altura melhor para comprar exemplares ja de 2009, la para setembro e outubro ...
Eu não sou muito entendida em canários, mas ja tive alguns e a esta altura ja os casais estão a criar, ja foi feita a ambientação um ao outro, etc, não é junta-los e por o ninho só :roll: ...
Bem fica a minha opinião e espero que foristas mais entendidos o ajudem a esclarecer as restantes duvidas :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 26, 2009 10:05 am

bumps Escreveu:mas há algum problema se comprar os do ano passado? se os comprar ainda vou a tempo de criar? como é que se vê se eles têm alguma doença?
não há problema em comprar os do ano passado.. o que quis dizer é que os melhores já foram escolhidos! entende? :wink:

até fins de Junho não vejo inconvenientes de se fazer criação, se bem que nesta altura se deva colocar o viveiro numa zona mais fresca, se não as crias vão "assar" debaixo da mãe!

basicamente: um canário saudável mantém um comportamento muito vivo centro da gaiola; as suas penas estarão limpas e "sedosas", e o seus olhos estarão bem abertos e atentos.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<p>&nbsp;</p>
bumps

segunda abr 27, 2009 3:10 am

sim eu compreendo o que quis dizer, deve ser a minha vontade de fazer criação que me leve a comprar "cedo" um casal!! outra coisa, já comprei a gaiola mas não foi com as dimensões que queria é uns 3cm a menos, devo comprar aqueles adaptadores para por o ninho fora da gaiola?
Kakatua
Membro Júnior
Registado: quarta mar 04, 2009 12:06 am

segunda abr 27, 2009 2:31 pm

bumps Escreveu:sim eu compreendo o que quis dizer, deve ser a minha vontade de fazer criação que me leve a comprar "cedo" um casal!! outra coisa, já comprei a gaiola mas não foi com as dimensões que queria é uns 3cm a menos, devo comprar aqueles adaptadores para por o ninho fora da gaiola?

Boa tarde! Neste caso é tarde, não cedo.. .. Agora o que encontra são os "restos" das criações de 2008! Aves quase sempre mais pequenas, com um standard não ideal, etc.. .. Claro que existem excepções mas.., não muitas.. ..
bumps

segunda abr 27, 2009 7:51 pm

pois, acho que o melhor é mesmo esperar se não encontrar um bom casal que não esteja em criação
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 28, 2009 10:08 am

acho melhor que o ninho fique dentro da gaiola... assim os dejectos das crias vão cair dentro da gaiola permitindo uma melhor limpeza.

:wink:
<p> </p>
<p>&nbsp;</p>
bumps

quarta abr 29, 2009 12:51 am

já consegui comprar um casalito aqui está o macho Imagem
e a femea Imagem já agora poderiam-me dizer que raças são?
bumps

quarta abr 29, 2009 12:53 am

outra coisa que tipo de alimentação tenho que dar a eles além da mistura de canários e o complemento vitaminico AD3E?
bumps

quarta abr 29, 2009 9:07 pm

ntao pessoal ninguem tem opinioes? já agora abem me dizer que raça são?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta abr 29, 2009 10:22 pm

Quanto a alimentação deves dar como bem disseste mistura para canário, como só tens um casal, deves comprar pacotes pequenos para que não fique muito tempo aberto até que acabe e compres mais, assim tens sempre a mistura mais "fresca". Podes dar maçã, pêra, flores de couve que há muitas nesta época, serralhas e o suplemento de vitamina Ad3E deves dar durante 15 dias, a primeira semana mantens separados, que se ouçam mas não se vejam e na segunda semana já os juntas(tens de acelerar este ano, já vamos a mais de meio da época) e só à terceira semana colocas o ninho, depois dás uns 3 dias para que se ambientem ao ninho e colocas palhas (que compras na loja) para fazerem o ninho. Boa sorte
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta abr 29, 2009 11:41 pm

bom vejo que já te ajudaram, muito importante alimentação variada:mistura para canario, papa de vez em quando como guloseima e quando têm filhotes apenas, fruta, verduras etc
Responder

Voltar para “Aves”