periquito com comportamentos estranhos...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
cararoxa
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 2:20 pm

domingo mai 17, 2009 10:07 pm

arranjei um Periquito a bem pouco tempo, nao sei precisar se ele e um periquito novo ou velho.ele vive sozinho numa gaiola...e achamos que ele se sente sozinho e esta a entrar em stresse...pq ele anda as vezes de um lado para o outro mt rapido e pendura se e da voltas "suicidas" na gaiola...acham que ele precisa de uma namorada?
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

domingo mai 17, 2009 10:40 pm

Eu não acho, tenho a certeza, um periquito só pode estar feliz com um companheiro. Mesmo que inicialmente se ignorem ou até mostrem antipatia um pelo outro, isso acaba por passar e vai ver como ao fim de pouco tempo o seu periquito estará com um ar bem mais feliz :wink:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda mai 18, 2009 12:00 am

O ideal é que saiba se tem um macho ou fêmea e comprar o casal, assim ficarão bem mais felizes.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 18, 2009 6:25 am

Confesso que não percebo muito de periquitos... ainda estou a aprender, tenho os meus desde sexta-feira...
São dois machos, são irmãos... E já percebi que não se dão um sem o outro... Se um sai da gaiola começam os dois a piar muito aflitos, cada um para seu lado... quando estão juntos andam sempre lado a lado e fazem muitos miminhos um ao outro... É muito giro vê-los juntos :D

Não quis um casal, porque não quero fazer criações!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
ChloeS
Membro Veterano

segunda mai 18, 2009 10:09 pm

É verdade Moreirinha, às vezes os machos dão-se até melhor do que casais. É que quando as fêmeas embirram... :twisted: :roll: Mas no geral acabam por se dar bem. Mesmo que não seja amor à primeira vista, à falta de melhor... :lol: O que definitivamente não é boa ideia é fêmea com fêmea.
Agora ideal, obviamente, é um casal unido.
SabrinaMG
Registado: segunda jun 23, 2008 12:32 am

quarta mai 20, 2009 3:18 pm

Boa tarde,
Fiquei admirada que as fêmeas não se dessem bem. :o
Eu por engano tive alguns meses 2 fêmeas juntas que se deram bastante bem, davam miminhos todo o dia e até regurgitavam comida uma à outra!
Mas claro, em tudo há excepções...

Quanto ao tópico em si, concordo que arranje uma companhia para o seu periquito! :)
ChloeS
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 9:15 pm

Na verdade, nunca tive duas fêmeas juntas sozinhas, digo que as fêmeas não se dão muito bem baseada na minha experiência e a minha experiência resume-se a periquitos em grupo. Nesse caso, enquanto que é muito comum ver machos a cantar uns para os outros e a interagir de diversas formas, é muito raro isso acontecer entre fêmeas. No geral, a interacção entre elas resume-se a brigas, as fêmeas são particularmente invejosas :twisted:
Mas lá está, à falta de melhor, talvez até duas fêmeas acabem por se dar bem :) O que eles querem é companhia!
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 10:47 pm

Pois, em geral as femeas são mais complicadas entre elas....
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quinta mai 21, 2009 8:22 am

Concordo com o que foi dito em relação ás fêmeas, elas não se costumam dar muito bem em comunidade, pelo menos pela experiência que tive. Eu quando fazia criação tinha varios casais juntos e tinha o dobro dos ninhos em relação ao numero de femeas que tinha para elas poderem escolher o ninho que queriam :P , mas houve duas delas que querim ao mesmo :evil: com tantos que havia no viveiro :roll: ...andarm a lutar pelo ninho durante um dia depois quando la fui á noite uma delas tinha ganho e ja estava a ocupar o ninho, a outra estava ca fora e murchinha no poleiro e um bocado depenada :? ....decidi retira-la e coloca-la á parte noutra gaiola para não haver mais problemas...

Mas é claro que ha sempre excepções...

Em relação á questão do tópico, acho que deve comprar um companheiro(a) para o seu periquito, pois eles gostam de ter companhia :wink: e se não quiser fazer criação basta não por o ninho :wink:

Espero ter ajudado :)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
SabrinaMG
Registado: segunda jun 23, 2008 12:32 am

quinta mai 21, 2009 4:32 pm

ChloeS Escreveu:Mas lá está, à falta de melhor, talvez até duas fêmeas acabem por se dar bem :) O que eles querem é companhia!
Deve ser por isso: na altura só tinha essas duas periquitas, que estavam na mesma gaiola.

Quando adquiri um macho e o juntei a uma das periquitas, até achei estranho não interagirem tanto como as 2 fêmeas, e como queria fazer criação até pensei que não fosse dar em nada por serem um pouco "tímidos" um com o outro.
Mas enganei-me (felizmente) e já nasceram 2 filhotes! :D

Obrigada quanto ao esclarecimento sobre os comportamentos fêmea-fêmea. :wink:
carloscc
Membro Júnior
Registado: segunda abr 13, 2009 1:51 pm

quinta mai 21, 2009 9:54 pm

Então isso quer dizer que um periquito sozinho acaba por ficar SEMPRE stressado, ou também é comum poderem viver sozinhos?
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta mai 21, 2009 9:59 pm

Vai depender do temperamento do periquito mas nunca se deve ter um periquito ou qualquer outro psitacideo sozinho, a não ser que seja criado à mão e tenha umas horas de atenção diárias e não contam os momentos em que estamos por perto, requerem mesmo interacção para que se sintam felizes.
ChloeS
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 9:41 pm

carloscc Escreveu:Então isso quer dizer que um periquito sozinho acaba por ficar SEMPRE stressado, ou também é comum poderem viver sozinhos?
Só quero reforçar o que disse, e muito bem, o JoaoeJoca. Muita pouca gente consegue manter um periquito sozinho feliz porque teria, para tal, de passar muitas horas a interagir com ele.
Manter um periquito (ou outro psitacídeo) sozinho é privá-lo de uma vida feliz. Não quer dizer que donos que o façam sejam cruéis, porque a grande maioria não tem consciência do que sentirá a sua ave ao ver-se privada de um companheiro, só passando a tê-la quando surgem alterações no comportamento.

Definitivamente, periquitos querem-se pelo menos aos pares! :wink:
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta mai 22, 2009 10:21 pm

Peço perdão por talvez levar esta discussão para outro rumo, mas surgiu-me uma dúvida.

Reparei que têm frisado os psitacideos, mas e então as outras aves? Por exemplo lembro-me dos canários que é tão comum ver machos sozinhos numa gaiola durante uma vida. Serão estas aves felizes?
Joaoejoca
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 11:03 pm

Pois, realmente tem toda a razão, nenhuma ave deve ser completamente feliz estando sozinha, no caso dos canários existe o mito de os manter sozinhos por questões de canto, é verdade que um macho quando sozinho canta muito mais que um canário acompanhado pela sua fêmea, mas também o fazem quando estão acompanhados. E com certeza serão mais felizes. Se queremos canto, basta ter mais de um casal, em que os machos se ouçam mas não se vejam e assim ambos os machos cantam com o objectivo de também encantar a outra fêmea.
O ideal é sempre ter aves acompanhadas, mesmo que não sejam da mesma espécie fazem companhia uma à outra.
Responder

Voltar para “Aves”