Cores e Genética - Periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
SabrinaMG
Registado: segunda jun 23, 2008 12:32 am

quinta mai 21, 2009 4:47 pm

Olá a todos,
Tenho dois periquitos a fazer criação e gostaria de saber que cores podem resultar do seu cruzamento:
fêmea azul x macho albino

Não sei se a fêmea tem algum factor de escurecimento ou se é "normal", se é que me faço entender. Irá isso interferir com a cor das crias?

A fêmea é a periquita do meu petsite, não sei se dá para perceber bem a sua cor.
Já deu para ver que não percebo lá muito do assunto! :oops:

Obrigada! :wink:
abelcarvalho
Membro
Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am

quinta mai 21, 2009 7:50 pm

isso e muito relativo, as crias podem sair ao pai ou a mae ou metade das crias sairem a mae e outra metade ao pai, so mesmo esperares pela criacao e logo saberas o que sairao, pois provavelmente saira as crias iguais ao que tiver genes dominantes...
<p>Feliz e aquele que sabe dizer&nbsp;<u>SIM</u> a vida, mesmo quando esta lhe diz <u>N&Acirc;O</u>...</p>
<p>A maior felizidade de um animal, e um animal <u>livre</u>...</p>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta mai 21, 2009 8:13 pm

Boa noite.

Se ela é azul e ele albino, as crias fêmeas serão albinas como o pai e os machos serão azuis como amãe e portadores de lutino.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta mai 22, 2009 1:23 pm

Humm... Agora fiquei curioso.

Tenho uma fêmea albina e um macho verde ondulado e vou mete-los a criar para o ano que vem. O que sairá dali?
Última edição por Zahn em sexta mai 22, 2009 1:41 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mai 22, 2009 1:37 pm

TitvsLivivs Escreveu:Boa noite.

Se ela é azul e ele albino, as crias fêmeas serão albinas como o pai e os machos serão azuis como amãe e portadores de lutino.
Portadores de Albino...certo?
TitvsLivivs
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 3:46 pm

Não Paulo, lutino, ou tecnicamente ino.
O albino nos periquitos, ao contrário de por exemplo nos mamíferos como os ratos (penso eu), não é uma mutação, mas sim a combinação de duas mutações: o azul e o ino (lutino). O azul impede a produção do pigmento amarelo (psitacina) e o ino impede que a melanina (azul) seja produzida, logo, quando combinados dão origem a um pássaro branco de olhos vermelhos, porque o gene do azul impediu a formação do amarelo, e o ino, por seu turno, impediu a produção da melanina (azul). E só podia ser assim, porque não há nenhum gene que consiga sozinho e ao mesmo tempo impedir a produção de melanina e da psitacina. Ou seja, geneticamente um periquito "albino" é um periquito "azul ino" sendo o ino uma mutação ligada ao sexo e o azul recessiva autossómica.

O mesmo acontece com os canários nos quais o albino não é mais que a combinação do branco com o satinet; mas teoricamente também é possível fazer com pheos, porque ambas produzem olhos vermelhos. :wink:

Portanto fêmea azul x macho azul ino resulta (se o macho não portar outra mutação ligada ao sexo) em 100% de machos azuis portadores de ino e 100% de fêmeas azuis ino (albinas)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mai 22, 2009 5:17 pm

Eh pá, eu não percebo nada disto, mas o lutino não é o amarelo de olhos vermelhos? Chama-se portador de Lutino a uma ave portadora de ino?
TitvsLivivs
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 6:54 pm

Sim, o lutino é o ino. Lutino é apenas um termo coloquial para designar uma ave amarela de olhos vermelhos, porque "lut" vem de luteus, que significa amarelo. O "alb" de albino vem de albus (branco) e o rub de rubino (no caso dos canários é a combinação mais uma vez do satinet ou phaeo com o lipocromo vermelho) vem de ruber que significa vermelho. Por uma questão, presumo eu, de aproveitar-se uma palavra já préexistente que desiganva precisamente um animal branco de olhos vermelhos, referirmo-nos a um periquito branco de olhos vermelhos como albino - dando a entender que é só um gene o responsável - em vez de dizermos azul ino. O problema é que no caso das aves para uma mutação com o mesmo efeito fenotípico em aves distintas temos uma variedade grande de nomes e depois surgem confusões.

Um exemplo é o canário phaeo que nada mais é que o ino nos canários, mas que convencionou-se chamar phaeo porque a mutação não afecta a feomelanina das penas.
TitvsLivivs
Membro Veterano

sexta mai 22, 2009 7:23 pm

Zahn Escreveu:Humm... Agora fiquei curioso.

Tenho uma fêmea albina e um macho verde ondulado e vou mete-los a criar para o ano que vem. O que sairá dali?
Depende do que portar o macho. Se ele por exemplo portar só azul saem metade das crias azuis e metade verdes portadoras de azul(machos e fêmeas) mas os crias machos serão portadoras de ino. Se o macho for portador de ino e azul, saem 1/4 de machos verdes portadores de ino e azul, 1/4 machos albinos, 1/4 fêmeas verdes portadoras de azul e 1/4 de fêmeas albinas. Se o macho não portar coisa alguma saem todos os machos verdes portadores de azul e ino e todas as fêmeas verdes portadoras de azul, e se o macho portar outras mutações ligadas ao sexo ainda haverá outros resultados (só nas fêmeas) e ainda a fêmea poderá ter outras mutações combinadas mas nós não podemos saber pois não se vêem devido ao facto de ser albina; igualmente o macho pode ser portador de mutações que a fêmea pode também portar e isso reflectir-se-á. Mas estas úlimas hipóteses já são menos prováveis.
Eu acho que é isto...
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado mai 23, 2009 1:09 pm

TitvsLivivs Escreveu:O azul impede a produção do pigmento amarelo (psitacina)

Uma pequena correcção Titvs

O azul não impede a produção de pigmento amarelo... o azul é a consequência da não produção de pigmento amarelo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
SabrinaMG
Registado: segunda jun 23, 2008 12:32 am

sábado mai 23, 2009 1:27 pm

Obrigada pelo esclarecimento!
Ontem dei uma espreitadela ao ninho e, como ambas as crias têm os olhos vermelhos, fiquei então logo a saber que são 2 fêmeas albinas! :wink:
Ainda lá estão dois ovos, mas não me parece que vão nascer mais periquitos... :(

Um bom fim-de-semana a todos!
Responder

Voltar para “Aves”