Boas pessoal, é o seguinte,
as minhas caturras, assim como no ano passado efectuaram uma postura até agora de três ovos (o último foi hoje), mas a questão é que, apesar do ninho indicado para o efeito, elas colocaram os ovos em pleno chão da gaiola, e estão a chocar, sendo que o macho choca de dia ...
isto é normal? que posso fazer?
cumps
Caturras - insólito??
Que dimensões tem a sua gaiola? Que dimensões tem o ninho? Onde está colocado? O que tem dentro? Idade de cada ave? Há quanto tempo estão juntas? Já tiveram mais parceiros? São um casal ou poderão ser duas fêmeas?
Não leve a mal a quantidade de perguntas, mas o problema pode estar relacionado com alguma(s) desta(s) coisas.

Não leve a mal a quantidade de perguntas, mas o problema pode estar relacionado com alguma(s) desta(s) coisas.

a gaiola fui eu que fiz, tem um 100 x 100 x 100, é um cubo, o ninho comprei numa loja de animais, e deve ter o tamanho de uma vaixa de sapatos grande, é maior que o anterior, está colocado a meio da gaiola, pendurado de um dos lados, lá dentro pus aparas de madeira, as aves têm 5 anos no mínimo, estão juntas desde que nasceram e sei que são um casal, a primeira vezs que efectuaram postura foi o ano passado.Zahn Escreveu:Que dimensões tem a sua gaiola? Que dimensões tem o ninho? Onde está colocado? O que tem dentro? Idade de cada ave? Há quanto tempo estão juntas? Já tiveram mais parceiros? São um casal ou poderão ser duas fêmeas?
Pelo que não vejo qual será o problema, a questão é, mesmo no chão, irão os bebes sobreviver?
Provavelmente não gostam do ninho, ou melhor, de onde ele está. Porque não o coloca antes no exterior? Aproveite e coloque turfa no fundo. Provavelmente eles usam-no agora como poleiro. 
Imagino que seja ao alto, certo? Tem alguma grade ou malhar interior para ajudar as aves a sair? Assim tipo uma escada?
As dimensões da gaiola parecem-me bem. Há quem crie papagaios cinzentos nessas condições. O que me deixa mais intrigado é aves com 5 anos só agora criarem.
Sinceramente não sei se deveria ou não colocar os ovos dentro do ninho, após fazer as alterações que referi. Provavelmente abandonariam o choco, mas também não vejo grande futuro às crias no fundo da gaiola, isto se chocarem... Já agora, viu se os ovos estão galados?

Imagino que seja ao alto, certo? Tem alguma grade ou malhar interior para ajudar as aves a sair? Assim tipo uma escada?
As dimensões da gaiola parecem-me bem. Há quem crie papagaios cinzentos nessas condições. O que me deixa mais intrigado é aves com 5 anos só agora criarem.
Sinceramente não sei se deveria ou não colocar os ovos dentro do ninho, após fazer as alterações que referi. Provavelmente abandonariam o choco, mas também não vejo grande futuro às crias no fundo da gaiola, isto se chocarem... Já agora, viu se os ovos estão galados?
o ninho esta no exterior, mas tem um orificio na rede para elas puderem entrar .... o ninho está na horizontal ... a questão é que elas ignoram o ninho ....Zahn Escreveu:Provavelmente não gostam do ninho, ou melhor, de onde ele está. Porque não o coloca antes no exterior? Aproveite e coloque turfa no fundo. Provavelmente eles usam-no agora como poleiro.
elas estão a chocar os ovos, e à fêmea faltam penas na nuca, o que me disseram ser causado pelo macho aquando do acasalamento .. não sei ver, mas não queria interferir, elas são muito desconfiadas e não faço por as domesticar, tento que as coisas sejam o mais naturais possivel.
Como disse que tinha o ninho no meio da gaiola...
O ideal seria um ninho dessas dimensões (aproximadas à caixa de sapatos) em posição vertical com turfa no fundo e um poleiro exterior. Colocado na zona mais "calma" da gaiola.
Já agora, têm osso de choco ou pedra de cálcio à disposição? Tem dado vitaminas antes da postura?
E o que tem no fundo da gaiola? Tem fundo em rede ou um tabuleiro com algum tipo de substrato?
De qualquer forma espere também por mais opiniões de outros foristas.

O ideal seria um ninho dessas dimensões (aproximadas à caixa de sapatos) em posição vertical com turfa no fundo e um poleiro exterior. Colocado na zona mais "calma" da gaiola.
Já agora, têm osso de choco ou pedra de cálcio à disposição? Tem dado vitaminas antes da postura?
E o que tem no fundo da gaiola? Tem fundo em rede ou um tabuleiro com algum tipo de substrato?

Última edição por Zahn em sexta jun 12, 2009 10:24 pm, editado 1 vez no total.
como ja disse tem raspa de madeira e esta na zona mais sossegada e tem poleiro de madeia no exterior .. osso de choco sempr a disposiçao e o fundo da gaiolo eh em platex ... e costumo por tambem aparas ...Zahn Escreveu:Como disse que tinha o ninho no meio da gaiola...
O ideal seria um ninho dessas dimensões (aproximadas à caixa de sapatos) em posição horizontal com turfa no fundo e um poleiro exterior. Colocado na zona mais "calma" da gaiola.
cumps
boa noite.
tambem crio caturras e há uns anos aconteceu me um episodio parecido.
o casal tava numa gaiola tambem cubo tipo 65 65 65 (mais ou menos) e um ninho no exterior, mas na sua promeira postura puseram os ovos no chao (nao me recordo quantos) e deles nasceu apenas uma cria. Foi e criada sempre pelos pais e hoje já deve ter uns 4 anos...
Lá por a mim ter corrido bem nao quer dizer que corra tambem a si, mas experimente deixar estar o ovos onde estao e logo verá os resultados...
cumprimentos a todos. Já me esclareceram muitas duvidas, espero tambem ter ajudado....
tambem crio caturras e há uns anos aconteceu me um episodio parecido.
o casal tava numa gaiola tambem cubo tipo 65 65 65 (mais ou menos) e um ninho no exterior, mas na sua promeira postura puseram os ovos no chao (nao me recordo quantos) e deles nasceu apenas uma cria. Foi e criada sempre pelos pais e hoje já deve ter uns 4 anos...
Lá por a mim ter corrido bem nao quer dizer que corra tambem a si, mas experimente deixar estar o ovos onde estao e logo verá os resultados...
cumprimentos a todos. Já me esclareceram muitas duvidas, espero tambem ter ajudado....
Se as caturras não se sentem bem com o ninho e não optam por usá-lo, a vontade de criar existe e o chão é uma hipótese, se a temperatura do local onde a gaiola está não sofrer grandes alterações, tipo muito quente de dia e fresco à noite, as crias podem safar-se no chão da gaiola mesmo, o que deve tentar perceber é porque não os atrai o ninho e fazer algo para mudar isso de forma a que a próxima postura já possa ser feita dentro do ninho, mas por agora não mexa para evitar perder essa postura. Tente trocar o ninho de sitio e colocar um outro como alternativa. boa sorte
obrigado pelos conselhos, eu vou tentar não mexer, hoje já puseram mais um ovo, vão no quarto .... posso sempre tentar isolar o canto da gaiola onde elas puseram os ovos para não passar o vento,Joaoejoca Escreveu:Se as caturras não se sentem bem com o ninho e não optam por usá-lo, a vontade de criar existe e o chão é uma hipótese, se a temperatura do local onde a gaiola está não sofrer grandes alterações, tipo muito quente de dia e fresco à noite, as crias podem safar-se no chão da gaiola mesmo, o que deve tentar perceber é porque não os atrai o ninho e fazer algo para mudar isso de forma a que a próxima postura já possa ser feita dentro do ninho, mas por agora não mexa para evitar perder essa postura. Tente trocar o ninho de sitio e colocar um outro como alternativa. boa sorte
elas estão na churrasqueira e a gaiola já se encontra protegida pelo vento com um lençol mas não será demasiado colocar mais protecção não é?