Ola sou novo e preciso de uma ajuda :)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
rampxfire
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 20, 2009 11:53 am

domingo jun 21, 2009 11:29 am

Ola a todos sou novo por estas bandas.

Eu precisava da vossa ajuda, visto que voces sao bem mais experientes do que eu, vou vos contar a historia do meu papagaio.

No dia 16 de Junho deste ano(4 dias atras) caiu-me um papagaio no meu quintal, que por sorte nao morreu, porque tinha acabado de chegar a casa e fui a tempo de o apanhar senao o cão matava-o. O papagaio tem uma asa cortada por isso penso que o era de poleiro e tem uma argola na pata, agora a ajuda que eu procuro é como lidar com o papagaio, nao sei se é velho ou novo, penso que seja macho porque gosta muito da minha mulher e ao inicio nao sei se foi porque fui eu que o apanhei nao ia muito com a minha cara, mas agora ja brinca comigo, infelizmente comprei-lhe uma gaiola pequena(1,20m +-) porque as grandes(3m) estavam esgotadas e estou a espera que cheguem para comprar, podiam-me ajudar como lidar com ele e o que fazer com as brincadeiras, comida(ele gosta muito de amendoins). Eu como tenho um quintal grande e estou a pensar fazer uma gaiola grande com arvores etc, ja agora posso juntar piriquitos com o papagaio?.

Este post é repetido, pus no sitio errado( brinquedos para papagaios)

Imagem Imagem
Cumprimentos
Bruno Amaral
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda jun 22, 2009 2:16 pm

Bem vindo á arca Bruno.
Coloque o seu pedido de ajuda no fórum das aves.
Boa sorte ;)
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda jun 22, 2009 5:06 pm

Já lhe responderam no outro tópico e não só eu o aconselhei a procurar o dono da ave.

É uma boa atitude querer dar-lhe o melhor, mas a verdade é que ela não é sua. Pense bem no que está a fazer.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 22, 2009 6:13 pm

Olá,
Efectivamente o papagaio tem dono com toda a certeza, e se tem as guias cortadas deve até ser de bem perto. É por isso de louvar que lhe queira dar um bom ambiente, mas o mais correcto será efectivamente procurar o dono. Sem revelar pormenores sobre a ave, tente sondar na sua àrea se ele fugiu a alguém.
rampxfire
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 20, 2009 11:53 am

segunda jun 22, 2009 8:53 pm

Eu falei com a malta do bairro e realmente havia um casal de brasileiros que tinha um papagaio ou algo parecido, e desde o dia que o papagaio caiu-me no quintal o casal nao esta ninguem em casa ta tudo fechado ou foram de ferias ou deixaram a casa e abandonaram o bicho e agora o que faço? Deito fora o animal ou dou-lhe uma casa para ele viver?
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda jun 22, 2009 9:17 pm

É estranho e raro abandonarem-se esse tipo de aves uma vez que até são facilmente vendidas e por quantias avultadas, mas até pode nem ser desse casal. Já foi lá bater para ter certezas?


Como lhe foi dito no outro tópico, cuide do animal como deve de ser, mas espalhe panfletos em paragens de autocarros e mesmo alguns supermercados. Não ponha fotos, diga apenas que foi encontrado um papagaio em zona x e deixe o seu contacto. Quem o contactar terá de descrever a ave.

Não fique de braços cruzados porque se for uma ave perdida existe por aí alguém muito triste pelo seu desaparecimento.


O que eu acho é de muito mau gosto já o ter exposto no seu petsite... Mas isso sou eu.

E esse poleiro que ele tem nessa gaiola vai ser roído em três tempos. Se puder arranje um espaço maior.
;)
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda jun 22, 2009 9:33 pm

Concordo perfeitamente com as opiniões dadas anteriormente. Acredito que seja tentador ficar com uma ave que tem um valor comercial de cerca de 800 euros (por vezes até mais), mas não é sua. Não sei se a "argola" que menciona é uma anilha (oficial ou não) com número identificativo, ano de nascimento, etc. Caso seja oficial, poderá até tentar contactar o criador através da mesma que, normalmente têm os dados dos compradores. Poderá ter ou não chip, só alguém com leitor de chips poderá avaliar essa situação. De qualquer forma, a ave não é sua, tem donos que, provávelmente, por distracção ou acidente a deixaram fugir. Como já alguém disse, se tem as guias cortadas, é de perto com certeza. Espalhe panfletos, informe nos estabelecimentos comerciais, tente verificar a anilha, caso o seja. Mas não detenha e trate como sua uma ave que não o é. Difícilmente alguém ABANDONA uma ave, muito menos um amazonas que pode muito bem ser vendido. Por isso, sugiro que actue da forma correcta e honesta que é a de procurar o dono da ave ao invés de fantasias mirabolantes como a do casal brasileiro que se desvaneceu no ar e que o abandonou exactamente no seu quintal. Pode até ser agradável de acreditar mas duvido que seja verdade. Se fosse uma ave minha que fugisse e se eu descobrisse que alguém a tinha e não tinha efectuado qualquer esforço para a devolver, esse alguém iria ter problemas. Sabe que se essa ave estiver devidamente registada no ICN, o dono pode, inclusivé, fazer queixa contra si no SEPNA, por a ter detido indevidamente? Conheço pessoalmente o caso de alguém que fez exactamente o mesmo que senhor e teve grandes problemas com a GNR à custa disso, porque, como sempre a mentira tem pernas curtas e os donos acabaram por descobrir quem tinha a ave porque alguém denunciou a situação. Pense bem, a ave tem "família" humana a quem já se apegou. Uma coisa é fazer todos os esforços possíveis e imagináveis para encontrar o dono e ninguém aparecer, outra é fazer de conta que caíu do céu aos trambolhões e foi "abandonado". Isso, para mim, é roubo.
Cumprimentos
rampxfire
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 20, 2009 11:53 am

segunda jun 22, 2009 10:20 pm

Kikas123 Escreveu:Concordo perfeitamente com as opiniões dadas anteriormente. Acredito que seja tentador ficar com uma ave que tem um valor comercial de cerca de 800 euros (por vezes até mais), mas não é sua. Não sei se a "argola" que menciona é uma anilha (oficial ou não) com número identificativo, ano de nascimento, etc. Caso seja oficial, poderá até tentar contactar o criador através da mesma que, normalmente têm os dados dos compradores. Poderá ter ou não chip, só alguém com leitor de chips poderá avaliar essa situação. De qualquer forma, a ave não é sua, tem donos que, provávelmente, por distracção ou acidente a deixaram fugir. Como já alguém disse, se tem as guias cortadas, é de perto com certeza. Espalhe panfletos, informe nos estabelecimentos comerciais, tente verificar a anilha, caso o seja. Mas não detenha e trate como sua uma ave que não o é. Difícilmente alguém ABANDONA uma ave, muito menos um amazonas que pode muito bem ser vendido. Por isso, sugiro que actue da forma correcta e honesta que é a de procurar o dono da ave ao invés de fantasias mirabolantes como a do casal brasileiro que se desvaneceu no ar e que o abandonou exactamente no seu quintal. Pode até ser agradável de acreditar mas duvido que seja verdade. Se fosse uma ave minha que fugisse e se eu descobrisse que alguém a tinha e não tinha efectuado qualquer esforço para a devolver, esse alguém iria ter problemas. Sabe que se essa ave estiver devidamente registada no ICN, o dono pode, inclusivé, fazer queixa contra si no SEPNA, por a ter detido indevidamente? Conheço pessoalmente o caso de alguém que fez exactamente o mesmo que senhor e teve grandes problemas com a GNR à custa disso, porque, como sempre a mentira tem pernas curtas e os donos acabaram por descobrir quem tinha a ave porque alguém denunciou a situação. Pense bem, a ave tem "família" humana a quem já se apegou. Uma coisa é fazer todos os esforços possíveis e imagináveis para encontrar o dono e ninguém aparecer, outra é fazer de conta que caíu do céu aos trambolhões e foi "abandonado". Isso, para mim, é roubo.
Agradecia um pouco de respeito da sua parte, nao tou para ser acusado de cenas que nao fiz etc, senao nem aqui vinha pedir ajuda e nem contava a historia, mas se nao acredita pode vir aqui e confirma, eu fiz a minha parte falei com os meus vizinhos a palavra foi passada ou querem que eu corra os bairros todos de Portimão? As vezes parece que nao vale apena ser sincero e contar as coisas e depois ser acusado de roubo.
Ja agora a argola é banal, nao tem nada marcado
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jun 22, 2009 11:00 pm

Pois, se mora numa zoná onde há muitos prédios não dá para bater a todas as portas e se o dono que o deixou fugir estivesse mesmo preocupado já se saberia que ele o procurava, ele próprio devia pôr os panfletos e procurar saber onde ele anda, se ainda por cima não tem anilha marcada... não vamos agora acusar ninguém sem saber o que realmente se passa.
Procure perceber o que se ele está habituado a comer, dando-lhe a escolher entre ração e sementes, dando primeiro a ração e caso lhe pegue, não dar girassol a não ser pela mão.
Tente dar também fruta ( maçã, banana, uvas, cerejas) e verduras ( feijão verde, bróculos, cenoura, couve, serralhas) enfim, vá dando a provar e deixe que ele o ensine sobre a sua alimentação, mas não caia nas manhas que eles são manhosos, querem só o que é gostoso para eles mas prejudicial se for base alimentar como por exemplo o girassol. Enfim, o ideal é que varie a alimentação, recorrendo por vezes a truques como dar o que menos gostam de manhã e só depois de almoço pôr o que gostam mais. Mas é bom que varie, mas que a base seja uma boa ração.
Boa sorte


www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
rui42lx
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: domingo fev 04, 2007 10:00 pm

segunda jun 22, 2009 11:05 pm

É de lamentar que toda a gente condena mas o mais importante
que foi o pedido de ajuda para a sua alimentação e de alojamento ninguem disse nada
mcamedjay
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

terça jun 23, 2009 12:03 am

Ora boas, já vi que está um pouco a nora sobre a alimentação dele, para ter uma ideia pode ver aqui este tópico que postei a algum tempo sobre uma ideia equilibrada, em que as pessoas podem modificar o que mais lhe convier, desde que mantenha o um plano coeso
aqui tem o link
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Quanto ao resto não me vou pronunciar, você pediu auda para a alimentação aqui vai.
Já agora, pelo o que vejo nas fotos é um Amazona aestiva xanthopteryx
Cumprimentos
<p>visitem <a href="http://psitacideosmcamedjay.blogspot.com">http://psitacideosmcamedjay.blogspot.com</a></p>
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especialista em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Kikas123
Membro Veterano
Mensagens: 349
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça jun 23, 2009 10:07 am

rampxfire Escreveu:
Kikas123 Escreveu:Concordo perfeitamente com as opiniões dadas anteriormente. Acredito que seja tentador ficar com uma ave que tem um valor comercial de cerca de 800 euros (por vezes até mais), mas não é sua. Não sei se a "argola" que menciona é uma anilha (oficial ou não) com número identificativo, ano de nascimento, etc. Caso seja oficial, poderá até tentar contactar o criador através da mesma que, normalmente têm os dados dos compradores. Poderá ter ou não chip, só alguém com leitor de chips poderá avaliar essa situação. De qualquer forma, a ave não é sua, tem donos que, provávelmente, por distracção ou acidente a deixaram fugir. Como já alguém disse, se tem as guias cortadas, é de perto com certeza. Espalhe panfletos, informe nos estabelecimentos comerciais, tente verificar a anilha, caso o seja. Mas não detenha e trate como sua uma ave que não o é. Difícilmente alguém ABANDONA uma ave, muito menos um amazonas que pode muito bem ser vendido. Por isso, sugiro que actue da forma correcta e honesta que é a de procurar o dono da ave ao invés de fantasias mirabolantes como a do casal brasileiro que se desvaneceu no ar e que o abandonou exactamente no seu quintal. Pode até ser agradável de acreditar mas duvido que seja verdade. Se fosse uma ave minha que fugisse e se eu descobrisse que alguém a tinha e não tinha efectuado qualquer esforço para a devolver, esse alguém iria ter problemas. Sabe que se essa ave estiver devidamente registada no ICN, o dono pode, inclusivé, fazer queixa contra si no SEPNA, por a ter detido indevidamente? Conheço pessoalmente o caso de alguém que fez exactamente o mesmo que senhor e teve grandes problemas com a GNR à custa disso, porque, como sempre a mentira tem pernas curtas e os donos acabaram por descobrir quem tinha a ave porque alguém denunciou a situação. Pense bem, a ave tem "família" humana a quem já se apegou. Uma coisa é fazer todos os esforços possíveis e imagináveis para encontrar o dono e ninguém aparecer, outra é fazer de conta que caíu do céu aos trambolhões e foi "abandonado". Isso, para mim, é roubo.
Agradecia um pouco de respeito da sua parte, nao tou para ser acusado de cenas que nao fiz etc, senao nem aqui vinha pedir ajuda e nem contava a historia, mas se nao acredita pode vir aqui e confirma, eu fiz a minha parte falei com os meus vizinhos a palavra foi passada ou querem que eu corra os bairros todos de Portimão? As vezes parece que nao vale apena ser sincero e contar as coisas e depois ser acusado de roubo.
Ja agora a argola é banal, nao tem nada marcado
Quando se vem para um fórum público colocar questões arriscamo-nos a ouvir as mais diversas opiniões. Manter algo que não é seu, animal ou não, para mim, não é correcto. O senhor está a manter um animal que não é seu, certo? Não me parece que esteja a acusá-lo de algo que não esteja a fazer. Que tal informar o SEPNA que encontrou a ave? Distribuir panfletos com a foto da ave? Não sei, é o que eu faria ao invés de estar a preocupar-me em comprar gaiolas de 3 metros e a criar petsites e afins, porque quem toma essas atitudes e faz esses investimentos, com certeza, não está a pensar em devolvê-lo, caso os donos apareçam e também não me parece que esteja AFINCADAMENTE à procura dos donos. Não acha? Parece-me que a ideia é mesmo ficar com a ave. Pois eu não considero correcto, lamento que a minha opinião não agrade.
Já colocou um anúncio no encontra-me.org, por exemplo?
Viu se alguém lá procura uma ave nestas condições?
E se os donos são idosos que não têm possibilidade ou conhecimento para criar e imprimir panfletos? Sim, porque uma ave sem anilha, já deve ter alguns anos e o meu palpite é que até pode ter sido trazida do estrangeiro por alguém. E se é mansa, tem a plumagem impecável, com certeza nãos eria maltratada. Existem muitas possibilidades, duvido que ninguém esteja à procura da ave e as atitudes que tomou até agora, a mim, sugerem-me que a intenção é mantê-lo consigo.

Quanto a alimentação e afins, bastaria pesquisar na net, lojas de animais e afins, para descobrir como alimentá-lo ENQUANTO não o entrega aos donos, claro. Duvido que essa ave não esteja a ser procurada... mas enfim, devo ser eu que sou desconfiada em relação aos "bons" samaritanos... :roll:
Cumprimentos
dark_star
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: quinta set 07, 2006 5:47 pm

terça jun 23, 2009 8:15 pm

Boas..!!

bem... normalmente quem perde um animal...é k mete papeis pelas ruas á procura.. e na esperança k alguem o encontre e devolva...principalmente se o animal for de grande estima...ou por outra razao klker


ora... se ao por panfletos... a dizer k encontrou um papagaio..e que anda á procura dos donos muita gente devera aparecer....a dizer k perdeu um papagaio...

se o fizer...tenha cuidado pois pode haver pessoas interessadas... para o venderem.. ou algo do genero..

tem k se certeficar k sao msm os verdadeiros donos dele...


fez mt bem acolhe lo :wink: ao menos esta nas mãos de alguem que quer o bem dele...e que se preocupa...

se encontrar os donos verdadeiros...acho por bem do animal ... devolve lo ...


bem quanto a alimentaçao... é fazer uma peskisa..=)



boa sorte e cmprimentos
cmcl
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda abr 06, 2009 11:18 am

terça jun 23, 2009 11:24 pm

Boas

Quem está a "acusar" ou preocupado com os donos que vá procurar...
Achado não é roubado...
Se os donos não se preocuparam em procurar o papagaio não é o senhor que vai andar preocupado com isso. Já andou a perguntar aos vizinhos e já fez a sua parte.
Se não aparecer o dono, acho bem que fique com ele porque se não fosse bem tratado por si até hoje já poderia estar morto...


Cumprimentos,
cmcl
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça jun 23, 2009 11:49 pm

Agora lembrei-me dum senhor dono duma loja de animais no Algoz. Há uns bons anos o papagaio dele que supostamente tinha as guias cortadas vôo pela janela.

Encontrou-o 3 meses depois num acampamento cigano em Armação de Pêra. São 10KM de distância... Já havia algum tempo que tinha sido capturado lá. Na altura teve de pagar às pessoas para o deixarem levar a sua própria ave. :?

Serve isto para dizer que as aves por vezes surpreendem-nos e que não tome o animal como seu pois o dono pode ainda aparecer.
Responder

Voltar para “Aves”