rampxfire Escreveu:Kikas123 Escreveu:Concordo perfeitamente com as opiniões dadas anteriormente. Acredito que seja tentador ficar com uma ave que tem um valor comercial de cerca de 800 euros (por vezes até mais), mas não é sua. Não sei se a "argola" que menciona é uma anilha (oficial ou não) com número identificativo, ano de nascimento, etc. Caso seja oficial, poderá até tentar contactar o criador através da mesma que, normalmente têm os dados dos compradores. Poderá ter ou não chip, só alguém com leitor de chips poderá avaliar essa situação. De qualquer forma, a ave não é sua, tem donos que, provávelmente, por distracção ou acidente a deixaram fugir. Como já alguém disse, se tem as guias cortadas, é de perto com certeza. Espalhe panfletos, informe nos estabelecimentos comerciais, tente verificar a anilha, caso o seja. Mas não detenha e trate como sua uma ave que não o é. Difícilmente alguém ABANDONA uma ave, muito menos um amazonas que pode muito bem ser vendido. Por isso, sugiro que actue da forma correcta e honesta que é a de procurar o dono da ave ao invés de fantasias mirabolantes como a do casal brasileiro que se desvaneceu no ar e que o abandonou exactamente no seu quintal. Pode até ser agradável de acreditar mas duvido que seja verdade. Se fosse uma ave minha que fugisse e se eu descobrisse que alguém a tinha e não tinha efectuado qualquer esforço para a devolver, esse alguém iria ter problemas. Sabe que se essa ave estiver devidamente registada no ICN, o dono pode, inclusivé, fazer queixa contra si no SEPNA, por a ter detido indevidamente? Conheço pessoalmente o caso de alguém que fez exactamente o mesmo que senhor e teve grandes problemas com a GNR à custa disso, porque, como sempre a mentira tem pernas curtas e os donos acabaram por descobrir quem tinha a ave porque alguém denunciou a situação. Pense bem, a ave tem "família" humana a quem já se apegou. Uma coisa é fazer todos os esforços possíveis e imagináveis para encontrar o dono e ninguém aparecer, outra é fazer de conta que caíu do céu aos trambolhões e foi "abandonado". Isso, para mim, é roubo.
Agradecia um pouco de respeito da sua parte, nao tou para ser acusado de cenas que nao fiz etc, senao nem aqui vinha pedir ajuda e nem contava a historia, mas se nao acredita pode vir aqui e confirma, eu fiz a minha parte falei com os meus vizinhos a palavra foi passada ou querem que eu corra os bairros todos de Portimão? As vezes parece que nao vale apena ser sincero e contar as coisas e depois ser acusado de roubo.
Ja agora a argola é banal, nao tem nada marcado
Quando se vem para um fórum público colocar questões arriscamo-nos a ouvir as mais diversas opiniões. Manter algo que não é seu, animal ou não, para mim, não é correcto. O senhor está a manter um animal que não é seu, certo? Não me parece que esteja a acusá-lo de algo que não esteja a fazer. Que tal informar o SEPNA que encontrou a ave? Distribuir panfletos com a foto da ave? Não sei, é o que eu faria ao invés de estar a preocupar-me em comprar gaiolas de 3 metros e a criar petsites e afins, porque quem toma essas atitudes e faz esses investimentos, com certeza, não está a pensar em devolvê-lo, caso os donos apareçam e também não me parece que esteja AFINCADAMENTE à procura dos donos. Não acha? Parece-me que a ideia é mesmo ficar com a ave. Pois eu não considero correcto, lamento que a minha opinião não agrade.
Já colocou um anúncio no encontra-me.org, por exemplo?
Viu se alguém lá procura uma ave nestas condições?
E se os donos são idosos que não têm possibilidade ou conhecimento para criar e imprimir panfletos? Sim, porque uma ave sem anilha, já deve ter alguns anos e o meu palpite é que até pode ter sido trazida do estrangeiro por alguém. E se é mansa, tem a plumagem impecável, com certeza nãos eria maltratada. Existem muitas possibilidades, duvido que ninguém esteja à procura da ave e as atitudes que tomou até agora, a mim, sugerem-me que a intenção é mantê-lo consigo.
Quanto a alimentação e afins, bastaria pesquisar na net, lojas de animais e afins, para descobrir como alimentá-lo ENQUANTO não o entrega aos donos, claro. Duvido que essa ave não esteja a ser procurada... mas enfim, devo ser eu que sou desconfiada em relação aos "bons" samaritanos...