papagaio depena-se

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ruy81
Registado: sábado abr 04, 2009 7:25 pm

quinta jun 25, 2009 10:13 am

Olá a todos.
Resgatei um papagaio há alguns dias. O problema é que ele e o dono nao se entendia e o papagaio de estar fechado numa garagem e possivelmente sem estimulos acabou por, no espaço de um mês, depenar-se todinho. Só tem penas na cabeça, na ponta das asas e nas pernas.
Já o tentei estimular com alguns brinquedos, mas ele nao lhes liga nada. Por vezes grita alto e continua a arrancar as poucas penas que lhe faltam, gostava de convosco, estudar uma solução para este pobre.
Obrigado
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

quinta jun 25, 2009 12:54 pm

Bem, o problema da ave de se depenar é que, começa por uma questão comportamental e depois torna-se um vício, como o nosso de roer as unhas, ou seja, "ganham-lhe" o gosto por assim dizer. O ideal seria descobrir o porquê do comportamento, embora nem sempre seja fácil: falta de atenção, instalações deficientes, alimentação inadequada, falta de cálcio, etc.

Eu tive um problema semelhante com uma ave minha, mas actuei de imediato, facilitou o facto de reconhecer a origem do problema. Mas além de modificar a origem do problema (que se devia à convivência com outra ave), alterei as instalações, a localização, os brinquedos e até a alimentação, introduzindo algumas sementes, que ela adora, já que uns meses antes tinha feito a transição para, sómente, granulado. Apesar de uma alimentação adequada, sei que não era totalmente do agrado dela, logo, tornei a introduzir uma mistura diversificada de sementes a par com o granulado. Outra coisa que fiz, de imediato, foi adquirir, online, um spray específico para este problema, e um complexo vitamínico especial para acelerar o crescimento de nova plumagem de marcas reconhecidas. A verdade é que em pouco tempo, resolvi esse problema e, neste momento, tem a plumagem completa, o problema deu-se em Fevereiro. De salientar que a minha depenou-se em meia dúzia de horas e só tinha penas nos locais onde não tinha acesso.

O que sugiro é que além de interagir com ele, porque me parece que o problema poderá ser falta de atenção/estímulo e solidão, deverá adquirir o tal spray para impedir que continue a arrancar as penas, um complexo vitamínico que além de propiciar o crescimento de novas penas, ajude a contrabalançar qualquer carência vitamínica e a diminuir o eventual stress.

Este vício, se continuado, acaba por destruir a plumagem e as penas deixam de crescer por completo. Além de que, a ave deixa de conseguir regular a própria temperatura corporal face ao frio e ao calor.

Boa sorte! E não desista, porque tem solução.
Cumprimentos
ruy81
Registado: sábado abr 04, 2009 7:25 pm

sexta jun 26, 2009 12:12 am

Ola kika 123 e restantes foristas.
Quero agardecer em particular a ajuda prestada. JA comecei a tratar o meu Jacob com algumas das dias prestadas. Espero que resultem.
Aguardo por mais ajudas.
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sábado jul 04, 2009 5:31 pm

a minha papagaia por acaso não arranca penas, mas gasto montes de dinheiro com ela só em brinquedos, ó pois tá claro que tudo o que se compra é mesmo para acabar no caixote do lixo,ela é novita, tambem come extrudido, raçao propria nutracidex, o problema do teu ser bravito, é mesmo o passado dele, eles são animais extremamente inteligentes para se deixar confinados a um espaço sem nada para fazer, veja-se na net acerca do papagaio alex, o papagaio mais inteligente do mundo, ele(q afinal era uma ela)foi estimulado e mostrou, a inteligencia da raça.

já tive um amazonas farinosa, q veio muito mal tratado, berrava k se fartava, porque berravam com ele,não conseguimos mudar-lhe o carácter.
conheço um senhor que teve um caso igual ao teu, o papagaio mutilava mesmo a pele, tendo feridas, ele descobriu-o numa ida ao veterinário,ía ser abatido, resolveu leva-lo e conseguiu recupera-lo a 100% do vicio das picagens
Responder

Voltar para “Aves”