caturra - domesticação ( URGENTE )
-
- Membro
- Registado: sexta jul 10, 2009 2:10 pm
Olá gostaria que me dissessem como posso domesticar minha caturra ela tem menos de um ano mas nao sei uantos meses tem. gostaria que me dissessem as vossas formas para domesticar caturras. Obrigado
-
- Membro
- Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Sim, eu sei que há outros tópicos e peço desculpa por criar este, mas é que já tentei tudo o que dizia nas outras e não consigo, tento lhe dar sementes na minha mão mas a única coisa que ele faz é ficar a olhar, e se lhe apetecer foge. Queria saber as opiniões de outras pessoas.
Então porque não fez esse post nos outros tópicos? Evitava abrir mais um.
Mas por exemplo... Retire o comedouro à noite e antes de se deitar. De manhã tente dar-lhe algumas sementes pela sua mão, de preferência as sementes que ela mais gosta. Limite-se a colocar a mão aberta na gaiola com as sementes sobre ela. Vá falando e não faça movimentos bruscos. Vá tentando isto todas as manhãs durante alguns minutos até conseguir que ela lhe perca o medo. Depois coloque o comedouro novamente até ao final do dia.
Se ela não vier à mão, é muito importante que não lhe reponha a comida de imediato, senão ela irá pensar que está a ser recompensada por não ter ido à sua mão. Recoloque-o 10 a 20 minutos depois de ter desistido e tente novamente na manhã seguinte.
Mas por exemplo... Retire o comedouro à noite e antes de se deitar. De manhã tente dar-lhe algumas sementes pela sua mão, de preferência as sementes que ela mais gosta. Limite-se a colocar a mão aberta na gaiola com as sementes sobre ela. Vá falando e não faça movimentos bruscos. Vá tentando isto todas as manhãs durante alguns minutos até conseguir que ela lhe perca o medo. Depois coloque o comedouro novamente até ao final do dia.
Se ela não vier à mão, é muito importante que não lhe reponha a comida de imediato, senão ela irá pensar que está a ser recompensada por não ter ido à sua mão. Recoloque-o 10 a 20 minutos depois de ter desistido e tente novamente na manhã seguinte.
-
- Membro
Eu tenho-a há 5 dias. Sei que é normal ela não ser domesticada agora, isso é óbvio, mas gostaria de saber mais opiniões de pessoas que têm ou tiveram e o tempo que demorou.
-
- Membro
Obrigada Zahn. 
e mais uma vez peço desculpa

e mais uma vez peço desculpa
Então espere pelo menos mais uma semana até começar a domesticar. E deixe a ave sossegada no seu espaço. Deixe-a habituar-se ao local, pessoas e rotinas.caturra1fofa Escreveu:Eu tenho-a há 5 dias. Sei que é normal ela não ser domesticada agora, isso é óbvio, mas gostaria de saber mais opiniões de pessoas que têm ou tiveram e o tempo que demorou.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Cinco dias é muito pouco tempo e as caturras, principalmente as não criadas à mão, podem ser bastante desconfiadas. É necessário ter muita paciência e persistência. Depois, também depende da proveniência, se veio de uma loja, mais complicado é (pela minha experiência), porque as aves, em geral, vêm já bastante stressadas. Se vem de um viveiro onde não tinha muito contacto com humanos, também levará mais tempo. Enfim, depende de uma série de factores e também de si, da atenção que lhe dispensa, do ambiente em que se encontra (muita confusão/ruído). No entanto, deverá dar-lhe alguns dias para se ambientar. Quanto ao comer da sua mão, eu tenho uma caturra completamente domesticada (apesar de não criada à mão) que não aceita nada da minha mão. Por isso, o que serve para uns, não serve necessáriamente para outros. Por enquanto deixe-a ambientar-se, vá falando com ela numa voz calma, não tente tocar-lhe se ele não o permite, não a agarre à força, não tenha movimentos bruscos e pouco a pouco conquiste-a da maneira que lhe pareça mais adequada. Vá observando a sua ave, veja quais as suas atitudes que ela prefere. Podem ser as guloseimas, pode ser apenas "conversa", depende da ave e só você a pode conhecer melhor.
Boa sorte!
Boa sorte!
Cumprimentos