Estará o canário doente?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
TICPINTAROLA
Registado: quinta abr 30, 2009 4:23 pm

quinta jul 16, 2009 6:58 pm

Olá, será que pode ajudar!?

Hoje aparei as garras do meu canário porque estavam inormes e como tenho notado que esvoassa muito na gaiola aparentando falta de equilibrio ou desorientação calculei que fosse essa a razão.
Mas preocupa-me outro comportamento dele. Ultimamente tem dormido na parte de baixo da gaiola junto á grade, deitado com a cabeça recolhida de baixo da asa. Durante o dia está menos activo, e só emite uns pius roucos. Será que está doente?
Na anilha identificadora está gravado "NBB""868""99""081", sabem qual é o significado destes numeros? Que idade tem?
Agradeço a vossa ajuda
zucaah
Membro Júnior
Registado: quinta jul 16, 2009 1:52 pm

quinta jul 16, 2009 9:16 pm

Eu não sou muito experiente, mas diga-me uma coisa: ele de dia sobe para o poleiro?
se não sobe e antes subia pode-lhe ter feito um corte mal nas unhas que lhe provocou dores, por exemplo.
Quanto à anilha não sei.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta jul 17, 2009 1:03 am

De que cor é a anilha? Tem-no consigo há quanto tempo?
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta jul 17, 2009 8:48 am

O seu canário está doente. Vou enviar-lhe PM para que possa obter ajuda sobre como tratá-lo, OK??
Aja logo, ou ele morre.
Esta anilha não me parece ser nacional. Adquiriu o canário onde?
De qualquer forma, o ano de nascimento dele é 1999, e ele já está bem velhinho.....
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
TICPINTAROLA

sexta jul 17, 2009 3:23 pm

Olá a todos :lol:

O TIC está comigo há cerca de quatro meses e não tenho como ter informações sobre a sua proveniência mas acho que foi adquirido numa loja ou criador a anilha é metálica cinzenta.
Ontem á noite estava no poleiro mais baixo a dormitar sobre as duas patinhas e hoje comeu alpista e um bocadinho de pepino com bastante satisfação.
Se ele tiver de facto dez anos, talvez seja normal não ser tão activo e manter-se mais tempo quieto nos poleiros, mas ele faz uma espécie de solavanco como se estivesse com soluços que nunca tinha reparado ou não fazia antes. :?
Vamos ver como evolui...neste momento está a enfiar a cabeça no bebedouro da água...acho que decidiu tomar uma banhoca para ficar mais fresquinho.
Obrigado Condessa vou ver o que sugeriste.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta jul 17, 2009 3:32 pm

O meu canario tem duas anillhas uma com cor e outra sim cenzenta metalizada também...mas a de cor diz logo o ano dele, no meu caso é verde :wink:

Boa sorte espero qu melhore :?
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
bmvr
Membro Júnior
Registado: quinta jul 16, 2009 4:44 pm

sexta jul 17, 2009 3:56 pm

o seu canario nao esta doente pois tambem podera ter sido voce a curtar lhe as unhas pois nos canarios so se cortam as pontas e se vermos bem tem la a marquinha mais clara se tiver possibilidade troque lhe o poleiro para um de madeira pois ele agarra se melhor do que com o de plastico e gasta melhor as unhas e o bico e sobre ele dormir no canto da gaiola com a cabeça recolhida e perfeitamente normal pois deve estar assim tao murcho porque deve estar na muda ou entao a iniciar a mesma nao se preocupe meta aki fotos dele para nos vermos ...
espero ter ajudado..
va dando nuvidades...
TICPINTAROLA

sexta jul 17, 2009 5:59 pm

Olá bmvr obrigada pelas dicas, talvez seja apenas velhice :wink:

Olha eu acho que ele já completou a muda porque quando veio há cerca de quatro meses tinha algumas penas velhas e agora não deixa plumagem nem penas e está muito amarelinho e brilhante. Uma pena torta que tinha na asa já foi substituida por uma normal.
Hoje parece mais animado, tenho de ver como e onde é que dorme :roll:

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/sera_que_ ... te_/297997
Condessa
Membro Veterano

sábado jul 18, 2009 1:20 pm

Bem, não é fácil encontrar um vet que entenda de pássaros....... o seu canário, na minha opinião, está doente. Se for ao fórum que lhe indiquei vai encontrar ajuda preciosa de pessoas experientes e já com muitos anos de criação de pássaros. Eu faço parte deste fórum, e é lá que vou, quando os meus pequenos adoecem. Já levei um canário ao Vet, mas não consegui curá-lo. No entanto, com os conselhos recebidos nos fóruns de aves, dei a volta ao problema e o canário está bem e já foi pai este ano várias vezes. :wink:
<p>&nbsp;</p>
bmvr
Membro Júnior
Registado: quinta jul 16, 2009 4:44 pm

sábado jul 18, 2009 6:23 pm

o seu canario nao parece ser muito velho ele mostra ter 2/3 anos mais do que isso nao tem ...
o que me parece é que se esta a preparar para fazer a muda posso estar em erro mas as aves nao teem que fazer apenas uma muda por ano depende da temperatua a que se encontram as habitaçoes faça uma coisa pegue no passarinho e volte-o de barriga para cima e depois com um dedo passe-o no sentido contrari das penas e veja se cai alguma peninha pois quando desconfiu que meus canarios estao a entrar na muda é isso que fasso...

a mais uma hipotese A ASMA a asma descobrece quando a ave respira muito acelaradamente e ao respirar da uns estalinhos ...
por favor veja se é esse o caso se for eu digo lhe como tratar da ave ...

os meus cumps..
e boa sorete...
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado jul 18, 2009 6:46 pm

Pela indicação na anilha ele terá nascido em 1999, portanto já não é uma ave nova. Poderá estar a ressentir-se da idade. De qualquer das formas, nada que uma visita ao vet não ajude a esclarecer.

Também sou da opinião que uma ave eriçada no fundo da gaiola não é normal.
TICPINTAROLA

domingo jul 19, 2009 1:00 am

Olá a todos, muito obrigada pela ajuda, ele de facto está doente.
O fórum dos conselhos sobre aves foi muito útil e o passarinho começou a tomar um antibiótico para a bronquite, foi hoje o primeiro dia ainda é cedo para notar melhoras.
Tenho mantido a gaiola dentro de casa e pelo menos há dois dias que não dorme na grade mas os outros sintomas mantém-se.
Entretanto já o mudei para um local mais calmo. :roll:

Em relação á muda, penso que já a completou porque já não encontro penugem ou penas quando limpo a gaiola e quando o recebi encontrava bastante. Aliás é visível na sua aparência que as penas são recentes. Quando veio parecia que tinha falta de penas na cabeça e agora não. :lol:
Espero que fique bem e que volte a cantar. Obrigada :lol:
Condessa
Membro Veterano

domingo jul 19, 2009 7:10 am

Uma coisa muito importante na cura das aves é que estejam em lugar aquecido. Se puder mantê-lo aquecido, ele ficará melhor.
Boa sorte. :wink:
<p>&nbsp;</p>
TICPINTAROLA

terça jul 21, 2009 9:10 am

Olá Condessa
O passarinho tem estado num local abrigado em casa.
Hoje está pior, mal resistiu quando o apanhei, não tem força. As fezes são praticamente liquidas e amarelas.

Gostou de estar na minha mão e consegui dar-lhe o antibiótico mas duvido que ele consiga alimentar-se. :cry:

Vou continuar a olhar pelo bichinho mas com muito pouca esperança. Obrigada pelas dicas
Condessa
Membro Veterano

terça jul 21, 2009 9:46 am

TICPINTAROLA Escreveu:Olá Condessa
O passarinho tem estado num local abrigado em casa.
Hoje está pior, mal resistiu quando o apanhei, não tem força. As fezes são praticamente liquidas e amarelas.

Gostou de estar na minha mão e consegui dar-lhe o antibiótico mas duvido que ele consiga alimentar-se. :cry:

Vou continuar a olhar pelo bichinho mas com muito pouca esperança. Obrigada pelas dicas
Já disse isso ao nosso Amigo das Aves, no outro fórum? O pássaro parece estar também com infecção intestinal. Alimente-o com seringa e papa para canários.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”