Estará o canário doente?
-
- Registado: quinta abr 30, 2009 4:23 pm
Olá, será que pode ajudar!?
Hoje aparei as garras do meu canário porque estavam inormes e como tenho notado que esvoassa muito na gaiola aparentando falta de equilibrio ou desorientação calculei que fosse essa a razão.
Mas preocupa-me outro comportamento dele. Ultimamente tem dormido na parte de baixo da gaiola junto á grade, deitado com a cabeça recolhida de baixo da asa. Durante o dia está menos activo, e só emite uns pius roucos. Será que está doente?
Na anilha identificadora está gravado "NBB""868""99""081", sabem qual é o significado destes numeros? Que idade tem?
Agradeço a vossa ajuda
Hoje aparei as garras do meu canário porque estavam inormes e como tenho notado que esvoassa muito na gaiola aparentando falta de equilibrio ou desorientação calculei que fosse essa a razão.
Mas preocupa-me outro comportamento dele. Ultimamente tem dormido na parte de baixo da gaiola junto á grade, deitado com a cabeça recolhida de baixo da asa. Durante o dia está menos activo, e só emite uns pius roucos. Será que está doente?
Na anilha identificadora está gravado "NBB""868""99""081", sabem qual é o significado destes numeros? Que idade tem?
Agradeço a vossa ajuda
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
O seu canário está doente. Vou enviar-lhe PM para que possa obter ajuda sobre como tratá-lo, OK??
Aja logo, ou ele morre.
Esta anilha não me parece ser nacional. Adquiriu o canário onde?
De qualquer forma, o ano de nascimento dele é 1999, e ele já está bem velhinho.....
Aja logo, ou ele morre.
Esta anilha não me parece ser nacional. Adquiriu o canário onde?
De qualquer forma, o ano de nascimento dele é 1999, e ele já está bem velhinho.....
<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Olá a todos
O TIC está comigo há cerca de quatro meses e não tenho como ter informações sobre a sua proveniência mas acho que foi adquirido numa loja ou criador a anilha é metálica cinzenta.
Ontem á noite estava no poleiro mais baixo a dormitar sobre as duas patinhas e hoje comeu alpista e um bocadinho de pepino com bastante satisfação.
Se ele tiver de facto dez anos, talvez seja normal não ser tão activo e manter-se mais tempo quieto nos poleiros, mas ele faz uma espécie de solavanco como se estivesse com soluços que nunca tinha reparado ou não fazia antes.
Vamos ver como evolui...neste momento está a enfiar a cabeça no bebedouro da água...acho que decidiu tomar uma banhoca para ficar mais fresquinho.
Obrigado Condessa vou ver o que sugeriste.

O TIC está comigo há cerca de quatro meses e não tenho como ter informações sobre a sua proveniência mas acho que foi adquirido numa loja ou criador a anilha é metálica cinzenta.
Ontem á noite estava no poleiro mais baixo a dormitar sobre as duas patinhas e hoje comeu alpista e um bocadinho de pepino com bastante satisfação.
Se ele tiver de facto dez anos, talvez seja normal não ser tão activo e manter-se mais tempo quieto nos poleiros, mas ele faz uma espécie de solavanco como se estivesse com soluços que nunca tinha reparado ou não fazia antes.

Vamos ver como evolui...neste momento está a enfiar a cabeça no bebedouro da água...acho que decidiu tomar uma banhoca para ficar mais fresquinho.
Obrigado Condessa vou ver o que sugeriste.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
O meu canario tem duas anillhas uma com cor e outra sim cenzenta metalizada também...mas a de cor diz logo o ano dele, no meu caso é verde
Boa sorte espero qu melhore

Boa sorte espero qu melhore

<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
o seu canario nao esta doente pois tambem podera ter sido voce a curtar lhe as unhas pois nos canarios so se cortam as pontas e se vermos bem tem la a marquinha mais clara se tiver possibilidade troque lhe o poleiro para um de madeira pois ele agarra se melhor do que com o de plastico e gasta melhor as unhas e o bico e sobre ele dormir no canto da gaiola com a cabeça recolhida e perfeitamente normal pois deve estar assim tao murcho porque deve estar na muda ou entao a iniciar a mesma nao se preocupe meta aki fotos dele para nos vermos ...
espero ter ajudado..
va dando nuvidades...
espero ter ajudado..
va dando nuvidades...
-
Olá bmvr obrigada pelas dicas, talvez seja apenas velhice
Olha eu acho que ele já completou a muda porque quando veio há cerca de quatro meses tinha algumas penas velhas e agora não deixa plumagem nem penas e está muito amarelinho e brilhante. Uma pena torta que tinha na asa já foi substituida por uma normal.
Hoje parece mais animado, tenho de ver como e onde é que dorme
http://arcadenoe.sapo.pt/foto/sera_que_ ... te_/297997

Olha eu acho que ele já completou a muda porque quando veio há cerca de quatro meses tinha algumas penas velhas e agora não deixa plumagem nem penas e está muito amarelinho e brilhante. Uma pena torta que tinha na asa já foi substituida por uma normal.
Hoje parece mais animado, tenho de ver como e onde é que dorme

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/sera_que_ ... te_/297997
-
- Membro Veterano
Bem, não é fácil encontrar um vet que entenda de pássaros....... o seu canário, na minha opinião, está doente. Se for ao fórum que lhe indiquei vai encontrar ajuda preciosa de pessoas experientes e já com muitos anos de criação de pássaros. Eu faço parte deste fórum, e é lá que vou, quando os meus pequenos adoecem. Já levei um canário ao Vet, mas não consegui curá-lo. No entanto, com os conselhos recebidos nos fóruns de aves, dei a volta ao problema e o canário está bem e já foi pai este ano várias vezes. 

<p> </p>
<p> </p>
o seu canario nao parece ser muito velho ele mostra ter 2/3 anos mais do que isso nao tem ...
o que me parece é que se esta a preparar para fazer a muda posso estar em erro mas as aves nao teem que fazer apenas uma muda por ano depende da temperatua a que se encontram as habitaçoes faça uma coisa pegue no passarinho e volte-o de barriga para cima e depois com um dedo passe-o no sentido contrari das penas e veja se cai alguma peninha pois quando desconfiu que meus canarios estao a entrar na muda é isso que fasso...
a mais uma hipotese A ASMA a asma descobrece quando a ave respira muito acelaradamente e ao respirar da uns estalinhos ...
por favor veja se é esse o caso se for eu digo lhe como tratar da ave ...
os meus cumps..
e boa sorete...
o que me parece é que se esta a preparar para fazer a muda posso estar em erro mas as aves nao teem que fazer apenas uma muda por ano depende da temperatua a que se encontram as habitaçoes faça uma coisa pegue no passarinho e volte-o de barriga para cima e depois com um dedo passe-o no sentido contrari das penas e veja se cai alguma peninha pois quando desconfiu que meus canarios estao a entrar na muda é isso que fasso...
a mais uma hipotese A ASMA a asma descobrece quando a ave respira muito acelaradamente e ao respirar da uns estalinhos ...
por favor veja se é esse o caso se for eu digo lhe como tratar da ave ...
os meus cumps..
e boa sorete...
Pela indicação na anilha ele terá nascido em 1999, portanto já não é uma ave nova. Poderá estar a ressentir-se da idade. De qualquer das formas, nada que uma visita ao vet não ajude a esclarecer.
Também sou da opinião que uma ave eriçada no fundo da gaiola não é normal.
Também sou da opinião que uma ave eriçada no fundo da gaiola não é normal.
-
Olá a todos, muito obrigada pela ajuda, ele de facto está doente.
O fórum dos conselhos sobre aves foi muito útil e o passarinho começou a tomar um antibiótico para a bronquite, foi hoje o primeiro dia ainda é cedo para notar melhoras.
Tenho mantido a gaiola dentro de casa e pelo menos há dois dias que não dorme na grade mas os outros sintomas mantém-se.
Entretanto já o mudei para um local mais calmo.
Em relação á muda, penso que já a completou porque já não encontro penugem ou penas quando limpo a gaiola e quando o recebi encontrava bastante. Aliás é visível na sua aparência que as penas são recentes. Quando veio parecia que tinha falta de penas na cabeça e agora não.
Espero que fique bem e que volte a cantar. Obrigada
O fórum dos conselhos sobre aves foi muito útil e o passarinho começou a tomar um antibiótico para a bronquite, foi hoje o primeiro dia ainda é cedo para notar melhoras.
Tenho mantido a gaiola dentro de casa e pelo menos há dois dias que não dorme na grade mas os outros sintomas mantém-se.
Entretanto já o mudei para um local mais calmo.

Em relação á muda, penso que já a completou porque já não encontro penugem ou penas quando limpo a gaiola e quando o recebi encontrava bastante. Aliás é visível na sua aparência que as penas são recentes. Quando veio parecia que tinha falta de penas na cabeça e agora não.

Espero que fique bem e que volte a cantar. Obrigada

-
- Membro Veterano
Uma coisa muito importante na cura das aves é que estejam em lugar aquecido. Se puder mantê-lo aquecido, ele ficará melhor.
Boa sorte.
Boa sorte.

<p> </p>
<p> </p>
-
Olá Condessa
O passarinho tem estado num local abrigado em casa.
Hoje está pior, mal resistiu quando o apanhei, não tem força. As fezes são praticamente liquidas e amarelas.
Gostou de estar na minha mão e consegui dar-lhe o antibiótico mas duvido que ele consiga alimentar-se.
Vou continuar a olhar pelo bichinho mas com muito pouca esperança. Obrigada pelas dicas
Hoje está pior, mal resistiu quando o apanhei, não tem força. As fezes são praticamente liquidas e amarelas.
Gostou de estar na minha mão e consegui dar-lhe o antibiótico mas duvido que ele consiga alimentar-se.

Vou continuar a olhar pelo bichinho mas com muito pouca esperança. Obrigada pelas dicas
-
- Membro Veterano
Já disse isso ao nosso Amigo das Aves, no outro fórum? O pássaro parece estar também com infecção intestinal. Alimente-o com seringa e papa para canários.TICPINTAROLA Escreveu:Olá Condessa
Gostou de estar na minha mão e consegui dar-lhe o antibiótico mas duvido que ele consiga alimentar-se.![]()
<p> </p>
<p> </p>