Ora boas pessoal, comprei uma Caturra macho este sabado em lisboa e hoje de manha veio comigo para coimbra para ficar pelo menos durante 2 anos aqui.
Agora tenho algumas duvidas... a hoje quando cheguei a casa depois do trabalho dei com a gaiola virada de pernas para o ar....
o sitio onde meto a comida virado ao contrario e a comida toda espalhada pelo chao.... e noto a caturra muito agitada... k posso fazer para ela se acalmar ? quando saiu de opé dela começa a piar que nem doida... quando volto cala-se mas começa a tremer ha alguma maneira de resolver esta situaçao ? agora tapei-a... meti-a um bocado na rua pa ver se se acalmava mas ficou ainda pior... meti-a dentro de casa e tapei-a com um lençol escuro...
help me please...
O meu novo companheiro
-
- Membro
- Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
As caturras têm diferentes maneiras de reagir ao novo ambiente. Ela deve estar a habituar-se ao novo ambiente, umas são muito agitadas, outras nem por isso
( a minha não foi agitada
) . Destape-lhe a gaiola para ela conhecer a casa, se habituar à casa e a si
. Fale com ela para ela quando ouvir sempre a sua voz ( especialmente se fizer o mesmo assobio sempre que chegar ao pé dela ) para ela ir perdendo o medo da casa e do novo ambiente e ficar mais tranquila. Depois, se quiser, tente domesticá-la 
Espero ter ajudado

Espero ter ajudado

Cumprimentos! 

Se a caturra "chamar" por si, não vá até ela. Fale à distância apenas para ela saber que a está a ouvir.
Se for ter com ela de cada vez que o chama ela vai criar maus hábitos, pensando que receberá a sua atenção sempre que isso acontece. Deixe-a perceber que não é assim que tem a sua companhia.
E não a mantenha tapada. Deixe-a conhecer o novo ambiente e não esteja sempre sobre ela, deixe-a habituar-se às rotinas da casa.

Se for ter com ela de cada vez que o chama ela vai criar maus hábitos, pensando que receberá a sua atenção sempre que isso acontece. Deixe-a perceber que não é assim que tem a sua companhia.

E não a mantenha tapada. Deixe-a conhecer o novo ambiente e não esteja sempre sobre ela, deixe-a habituar-se às rotinas da casa.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Exacto. Quando a deixar sózinha por completo, deixe um rádio ou uma televisão ligada, para que ela ouça vozes, ruído e não se sinta só.Zahn Escreveu:Se a caturra "chamar" por si, não vá até ela. Fale à distância apenas para ela saber que a está a ouvir.
No seu caso, optaria também por um complexo vitamínico para aliviar o stress da mudança, existem diversos, basta ir a uma loja da especialidade. Ajuda na adaptação da ave.
Já agora que mutação (côr) tem a ave? Se for lutina (amarela), infelizmente, são muito dadas a ataques de pânico, como os que descreveu, é um problema relacionado com esta mutação em especial e para o qual ainda não se conseguiu explicação, embora eu tenha uma teoria, penso que esta mutação tem um grau de visão menor do que normalmete têm as aves. No entanto, os ataques de pânico são mais frequentes no escuro, mas isso não quer dizer que não ocorram durante o dia. A minha, no entanto, tem de dormir sempre tapada (de forma a que exista circulação de ar), senão os ataques durante a noite sucedem-se e pode magoar-se.
Cumprimentos
-
- Registado: sexta jul 17, 2009 12:59 pm
ora boas pessoal, peço desculpa mas o tempo nao é muito pa poder aparecer na net.
o meu popas está cada vez mais "solto". ontem só me ria porcausa dele... eu a assobiar para ele e ele a tentar imitar, depois parecia que bloqueava e batia com o bico na gaiola para "desbloquear" ahahahaha. so rir aquele bixo
.
A caturra é uma caturra cinzenta com a face amarela com 2 bolinhas laranjas... as mais comuns de se ver.
Agora tenho uma duvida... ele quando tou a falar com ele mostra algum interesse em mim, mas quando vou a por a mao dentro da gaiola para trocar de comida começa a bufar e a crer bicar-me... é normal ?! :S
outra questao, quando o meto na rua ele fica muito agitado e fica agarrado a parede lateral da gaiola.. ha algum motivo em especial para isso ? cumpz. Guilherme Cravo
o meu popas está cada vez mais "solto". ontem só me ria porcausa dele... eu a assobiar para ele e ele a tentar imitar, depois parecia que bloqueava e batia com o bico na gaiola para "desbloquear" ahahahaha. so rir aquele bixo

A caturra é uma caturra cinzenta com a face amarela com 2 bolinhas laranjas... as mais comuns de se ver.
Agora tenho uma duvida... ele quando tou a falar com ele mostra algum interesse em mim, mas quando vou a por a mao dentro da gaiola para trocar de comida começa a bufar e a crer bicar-me... é normal ?! :S
outra questao, quando o meto na rua ele fica muito agitado e fica agarrado a parede lateral da gaiola.. ha algum motivo em especial para isso ? cumpz. Guilherme Cravo