Melros

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
thora
Registado: sábado set 09, 2006 3:32 am

quinta jul 23, 2009 8:47 am

Bom dia!

Já há uns tempos que tenho acompanhado o crescimento de dois melrinhos numa árvore aqui em minha casa. O grande problema é que a árvore está à face da estrada, e como os melros são muito cobiçados tenho a certeza ue os vão tentar roubar. Ainda ontem apanhei dois homens com uma escada e já com um deles na mão - a sorte é que a árvore está dentro de minha casa e eu ameaçei que chamava a policia se eles não os pusessem no sítio.

Se foi devido a isso ou a ontem ter estado muito vento e chuva, não sei, desde ontem que estão constantemente a cair do ninho. Já os repûs no ninho um par de vezes - apesar de ser contra a interferir na natureza - pois no chão são uma presa muito fácil para os gatos que vagueiam por aqui. Ontem eles tentaram voar, mas não conseguiram - não sei se é porque não conseguem ou se por estarem molhados da chuva. Eles têm este aspecto mais ou menos http://outsider.weblog.com.pt/arquivo/q ... ravoar.JPG A mãe ainda continua a ir ao ninho, mas qd eles caem ela n os consegue levar para cima.

Agora estou indeciso. Ando maravilhado a assistir ao crescimento destes dois compinchas, mas agora começo a stressar. Ou roubados ou comidos por um gato é o futuro que prevejo para eles. O que devo fazer? Deixo a selecção natural actuar ou levo-os ao parque biológico de gaia? Queria mesmo que eles se safassem..

Abraços!
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

quinta jul 23, 2009 8:51 am

Se fosse eu, pelo menos por enquanto, voltava a coloca-los no ninho cada vez que os visse em baixo...
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
sise
Registado: sábado nov 11, 2006 6:29 pm

quinta jul 23, 2009 9:12 pm

Uma vez que foram assustados quando da tentativa de roubou do ninho, bem assim, novamente agarrados por si, e dado já estarem cobertos de penas, como os lindos exemplares da foto, será quase impossível eles permanecerem no ninho, pois, instintivamente, perderam a confiança de ali continuarem e saltam sempre.

Poderá haver o perigo dos gatos. Mas se houver vasta vegetação eles escondem-se e acabam por comunicar com os pais com um seu piar.

Convém que a zona não seja muito pressionada com a presença humana, pois os pais podem acabar por os abandonar.
Responder

Voltar para “Aves”