Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda out 27, 2008 11:47 am

Finalmente o joca já come totalmente sozinho, deixei de lhe dar pela seringa há mais ou menos uma semana e finalmente aprendeu que consegue safar-se sem ter de esperar pela seringa.
Tenho feito várias experiências nesse sentido e vim aqui partilhar as preferências do Joca, ele ADORA maçã, que come até acabar, e só depois pega na ração ou nas sementes, pelo que percebi, uma vez que lhe coloco a maçã perto do comedouro, os restos que deixa cair, vão caindo no comedouro e depois esgravata o comedouro todo para comer os restos de maçã e só depois come o resto que lá há, penso que a ração fique com o sabor da maçã e daí lhe pegue tão bem pois quando lhe dou a ração à mão ele não come quase nada. Também já percebi que gosta de bróculos, pera, banana, e felizmente não liga muito às sementes.
Li no outro dia num site de treino de papagaios que se deve alimentar os papagaios de uma forma que faz sentido ter grandes resultados mas que não sei até que ponto será mesmo correcta a nivel nutricional, como tal deixo aqui a ideia deles a ver o que me dizem os mais experientes.

Durante vários dias, (para que seja exacto), deve-se controlar a quantidade de comida que a ave ingere a cada 24 horas, até se saber quanto come por dia, para depois lhe colocar apenas 80% dessa comida diariamente no comedouro e depois dar os outros 20% pela mão, para que a ave nos associe à sua alimentação e como tal goste ainda mais de nós. FAz bastante sentido, nunca esquecendo que isso implica um maior compromisso da parte do dono, não podemos deixar de o alimentar, aconselham que se dê a ração no comedouro e a fruta assim como as sementes sejam dadas pela mão, uma vez que são não só alimento mas também goluseimas. A minha grande questão é se isso não vai fazer com que o papagaio espere pela hora das guloseimas e não coma a ração e com isso não seguir um plano nutricional correcto. Aguardo resposta dos mais experientes pois acredito que desta forma se criem laços mais fortes com a ave, não quero é fazer uma alimentação errada....
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

quarta out 29, 2008 10:57 am

Bom dia!

Como disse noutro tópico, peço imensa desculpa responder só agora, mas pouco ou nenhum tempo tenho tido para navegar.

Quanto às tais guloseimas de que falei (Harrison Power Treats), arranjei-as num colóquio, mas como tenho de comprar mais granulado, e em princípio lá fora, via Internet, vou enviar-te uma mensagem privada a dizer-te onde sou capaz de comprar, pois cá, além de dificilmente haver essas guloseimas e o granulado que quero, deverão ser muito caras. No pacote diz que para aves médias são 3 bocados por dia, para grandes são 9. Confesso que não sei se hei-de enquadrar os papagaios na classe de aves médias ou grandes (grandes, para mim, são as araras), mas costumo dar apenas 2 bocados por cada ave, até para render, visto que, apesar de dado, é um pacote caro (é uma libra de peso, ou seja, 454g e custa, no mínimo, 10€).

Quanto a um aspecto que aqui foi mencionado acerca da alimentação, eu deixo-os comer à discrição. Faço-o por duas razões. A primeira é que, apesar de haver gente em casa, tento que eles sejam autónomos o mais possível. O ideal, segundo foi dito por um veterinário, seria, por dia, darmos a comida aos bichos durante 30 minutos e depois recolhermo-la, de modo a habituá-los a ter horários e até para só comerem aquela quantidade, de modo até a não engordarem. Isso de eles engordarem não me preocupa - e esta é a minha segunda razão -, pois eles fazem bastante exercício durante o dia, voando de um lado para o outro, ou subindo constantemente uma rede que aqui tenho, além de a alimentação que dou não ser excessiva, o que me leva a ao seguinte ponto.

Duas coisas importantes: evitar dar sementes de girassol (como aqui foi dito, granulado é o ideal por várias razões) e recomendo a todos sementes germinadas. Felizmente, os meus adoram e ontem perguntei à veterinária quando poderia dar-lhes, ao que ela me disse que poderia ser diariamente. É o que passarei a fazer, pois além de nutritivo, também é um tipo de comida bastante barata (1€ por Kg, creio), mas não deixo de lhes dar granulado. Sobre sementes germinadas, consultar o tópico que se encontra aqui.

Só mais uma coisa: vi, no tópico O meu quintal ao final do dia, do lmgcardoso, papagaios a comer argila. Pergunto, pois ainda não pude pesquisar: qual a vantagem da argila em papagaios? Quem dá? Onde há à venda e quanto custa (caso não dêem natural)?

Obrigado e, uma vez mais, espero ter sido útil.
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 29, 2008 10:54 pm

O meu papagaio é mesmo estranho..... Agora come fruta e ração, a p15 nutribird original. Descobriu que a ração era boa e agora nem liga as sementes, só come ração e fruta. Acho que esta é uma boa alimentação, ele come como base ração e depois dou-lhe sempre de manhã e à noite fruta e legumes (maçã, pêra, banana, broculos, feijão verde,...)
Sei que está numa fase muito inicial de comer sozinho e pode ser por aí que mude desta forma, sabores novos, mas será que se lhe der este tipo de alimentação é equilibrada, não falta nada, ah e também lhe dou casca de choco claro mas isso é o cálcio.
VMPH
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 12:10 pm

sábado nov 22, 2008 1:24 pm

Boa tarde!

Na minha última participação neste tópico sobre alimentação, mencionei a argila, apesar de não ter lido nada, até ao momento, sobre as suas vantagens. Fi-lo, como escrevi, baseado no tal vídeo que referi. Pois bem, comprei, ontem, um bloco de argila da Versele-Laga. Por ser muito grande, parti-o aos bocados e eles adoraram. Pena é o preço (3.45€). Certamente haverá mais barato, mas fica aqui a dica. Se houver alternativas ou inconvenientes da argila, por favor, digam.

Mais uma questão: vocês compram alimentos avulso para os vossos papagaios? Pergunto, referindo-me a casos como o milho ou mesmo sementes para germinar (ou mesmo, ainda que erradamente, sementes de girassol), por causa das poeiras e pensar que possa ser prejudicial por causa de bactérias, ainda que não tenha lido muito sobre isso. Se sim, no caso do milho, até porque ainda não procurei, quanto costumam gastar num Kg?

Obrigado.
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado nov 22, 2008 4:15 pm

Caro forista VMPH

Ví agora a sua intervenção, espero que tenha gostado das imagens do meu quintal :wink:

Ao que sei os papagaios, araras, arararinha, etc... costumam comer argila por causa das toxinas que consomem diariamente. A argila é uma espécie de produto desintóxicante para as aves. Ví essa informação num documentário que ví não sei aonde mas vou tentar descobrí-lo novamente e depois deixo aqui a informação.

Penso que a argila não fará mal ao seu papagaio mas...será melhor se informar primeiro antes de começar a dar por sistema, "segurança a mais nunca é de menos"

boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado nov 22, 2008 5:06 pm

Caros foristas

Vou deixar aqui alguns vídeos sobre aves a comerem argila

http://www.youtube.com/watch?v=jFUk2dhV5wc

http://www.youtube.com/watch?v=FLhTFskpIb8

http://www.youtube.com/watch?v=rZI4TpUZiOs

Este não tem nada haver mas é otimo

http://www.youtube.com/watch?v=LfZ_dxt8 ... re=related

boa sorte
lmgcardoso
RLenner
Membro Júnior
Registado: quinta nov 20, 2008 3:53 am

domingo nov 23, 2008 9:10 pm

Olá amigo, meu papagaio tem uns 7 meses, posso alimenta-lo tres vezes ao dia? É que de manha ele ta cim fome, meio dia tb ta pedindo comida, e a tardinha ta pedindo de novo, devo alimenta-lo assim ou nao? Ou até quando, me da dicas. Valeu
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo nov 23, 2008 9:36 pm

Esses malandros são mesmo danados, o meu joca também ainda queria que eu lhe desse comida no bico, que ainda vou dando pois estou a acabar de criar a arara e ele sempre come uma ou duas seringas, mas com 7 meses deveria estar completamente desmamado já, mas não te preocupes, o que deves fazer, é dar só de manhã e à noite antes de ir dormir, durante o resto do dia tem de comer sozinho, depois daqui a uns 15 dias passas a dar só à noite até que deixes de dar papa. Quanto a dar à mão, eu depois de ter vistos imensos videos e reportagens e ideias de como ensinar e treinar papagaios, adoptei uma que acho ser das melhores. Gasto bastante tempo com este modelo mas tem resultado muito bem mesmo. Só deixo à descrição ração, depois dou à mão, fruta e sementes. O joca era péssimo, super agressivo e está a amansar a olhos vistos, até já pede mimos... Mas nunca deixes de dar comida à mão à tua ave, é optimo que associe a tua mão a coisas boas. Espero ter ajudado
RLenner
Membro Júnior

domingo nov 23, 2008 10:40 pm

Joaoejoca Escreveu:Esses malandros são mesmo danados, o meu joca também ainda queria que eu lhe desse comida no bico, que ainda vou dando pois estou a acabar de criar a arara e ele sempre come uma ou duas seringas, mas com 7 meses deveria estar completamente desmamado já, mas não te preocupes, o que deves fazer, é dar só de manhã e à noite antes de ir dormir, durante o resto do dia tem de comer sozinho, depois daqui a uns 15 dias passas a dar só à noite até que deixes de dar papa. Quanto a dar à mão, eu depois de ter vistos imensos videos e reportagens e ideias de como ensinar e treinar papagaios, adoptei uma que acho ser das melhores. Gasto bastante tempo com este modelo mas tem resultado muito bem mesmo. Só deixo à descrição ração, depois dou à mão, fruta e sementes. O joca era péssimo, super agressivo e está a amansar a olhos vistos, até já pede mimos... Mas nunca deixes de dar comida à mão à tua ave, é optimo que associe a tua mão a coisas boas. Espero ter ajudado
Olá amigo, mas meu papagaio já come sozinho sim, ele ja deixou de comer papa tambem, come frutas, tem dificuldade de comer cenoura por exemplo, acho que nao gosta, só que el nao sabe comer semente de girassol, nunca dou essa semente, mas as vezes dou umas nao mao, mas ele nao sabe abrir, devo dar somente de manha e anoite a comida é? To fazendo um plano alimentar pra ele, logo eu posto aqui pra averiguação de vcs. Abraço
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo nov 23, 2008 11:10 pm

Peço desculpa, percebi mal o que li, se ele come sozinho, a história é diferente, pensava que ainda comia papa.
Eu respeito todos os planos alimentares que já encontrei seja aqui nos foruns, seja em livros ou relatos de criadores. Eu pessoalmente penso que uma alimentação variada e rica em frutas e vegetais, não necessita de extremos. Eu aos meus dou ração sempre à disposição que comem bastante, depois de manhã, quando chego à tarde e à noite, dou fruta e verduras assim como algumas sementes. Faço isto com uma justificação, a ração é um alimento completo que por si só seria suficiente para uma alimentação equilibrada das aves, mas como diz algum forista, empadão todos os dias enjoa, então e como a fruta fresca é dos melhores alimentos, dou bastante mas essa como é vista como goluseima, só dou pela mão, dou uma maçã a cada um por dia e vou variando as frutas conforme vou comprando, pera, uvas, banana... Também costumo dar e isso dou doses pequenas para que comam num curto espaço de tempo, verduras como feijão verde, bróculos e serralhas. Também dou sementes, da mistura para papagaios e não retiro o girassol pois o nosso clima é mais frio que o original das aves e penso que a gordura lhes é necessária nesta época mais fria, no verão não dou girassol. Penso que estou a dar uma boa alimentação, mas continuo a procurar melhorar, continuo a seguir este tópico atentamente para continuar a aprender
RLenner
Membro Júnior

sábado nov 29, 2008 11:16 pm

Olá amigo, ca estou de novo, o problema é o seguinte, como ja falei a vcs meu ppagaio tem uns 7 meses, e chegou aqui apenas a 20 dias, e eu criei um "plano alimentar" para ele.
O problema é que ele nao ta querendo comer quase nada, tudo bem eu deveria ver primeiro o que ele gosta e depois fazer o plano, mas ele nao come outra coisa se não banana, ja tentei:
Milho ele come um pouquinho e depois fica reclamando pedindo outra comida.

Lentihas, nao gosta.
Ervilhas, não gosta.
Grão-de-bico, não gosta.
Kiwi, laranja, manga, pepino, brócolis, rabanete...tb nao gosta.

Eu fiz o plano pois era um bom plano penso eu, se quiserem ver aqui está.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 895#832895

Eu to tendo que alimenta-lo com papa de banana com esta ração triturada.

http://www.labcon.com.br/versoes/espanh ... sticks.jpg

Vcs acham isso normal? Será que ele tá mal acostumado, pois ele chegou aqui faz poucos dias, a alimentação que recebia nao sei se era boa.
Será que esta doente?

Com o tempo ele comecará a comer como é?

Obrigado pela atenção

RLenner
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo nov 30, 2008 12:35 pm

Estimado forisra RLenner,

Desculpe a franqueza, mas criar um plano alimentar sem saber o que deve dar ou até o que a sua ave gosta mais acho um pouco precipitado, existem imensos tópicos acerca de alimentação e muita informação na net. Se o seu papagaio ainda é novo, ele ainda tem de descobrir os diferentes sabores, se calhar de onde veio só comia sementes e alterar assim drasticamente......
Vá dando algumas sementes e a ração, atenção às rações coloridas que contêm imensos corantes, dê-lhe fruta, varie, não lhe dÊ só banana, demolhe o milho que comem mais facilmente, e com tempo vá percebendo dentro daquilo que é melhor para ele o que ele mais gosta e isso dê-lhe como goluseima, deixe ração sempre disponivel que é bastante completo e nunca se esqueça da fruta. Espero ter ajudado, boa sorte
RLenner
Membro Júnior

segunda dez 01, 2008 1:16 am

Joaoejoca Escreveu:Estimado forisra RLenner,

Desculpe a franqueza, mas criar um plano alimentar sem saber o que deve dar ou até o que a sua ave gosta mais acho um pouco precipitado, existem imensos tópicos acerca de alimentação e muita informação na net. Se o seu papagaio ainda é novo, ele ainda tem de descobrir os diferentes sabores, se calhar de onde veio só comia sementes e alterar assim drasticamente......
Vá dando algumas sementes e a ração, atenção às rações coloridas que contêm imensos corantes, dê-lhe fruta, varie, não lhe dÊ só banana, demolhe o milho que comem mais facilmente, e com tempo vá percebendo dentro daquilo que é melhor para ele o que ele mais gosta e isso dê-lhe como goluseima, deixe ração sempre disponivel que é bastante completo e nunca se esqueça da fruta. Espero ter ajudado, boa sorte
Olá amigo, concordo com vc, mas o problema é que o bicho não quer comer nada intende? Eu fiz o plano com produtos que seriam bom pra ele, pra nao dar besteira, mas ele nao quer comer nada esse é o problema, eu quero acreditar que isso vai mudar quando ele crescer mais, o que acha? Coloquei estas frutas e legumes e ração, pois na net é o que tem pra se dar aos papagaios, entao peguei tudo e fiz o plano, mas ele num come nada.
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda dez 01, 2008 11:34 am

Com certeza o seu papagaio estava habituado a comer girassol, experimente lhe dar a ver se ele não o come. Terá de fazer a mudança devagar, ir mudando do girassol para as coisas que lhe fazem bem. Não deixe o seu papagaio passar fome, ele pode ficar fraco e apanhar alguma doença. Mais vale que coma girassol e banana durante um mês do que não comer nada durante uma semana, terá de ter paciência.
O meu conselho é que lhe dê ração sempre disponivel e fruta também, depois ao final do dia então, dê-lhe girassol e banana, ao fim de alguns dias a só comer ao final do dia, vai pegar na comida pois a fome aperta durante o dia, mas cm lhe disse, mais vale que coma girassol no fim do dia do que não coma nada. Eu não concordo com planos alimentares extremistas, eu sou da opinião que devemos variar o máximo possivel a alimentação, existem alimentos proibidos como o abacate e o chocolate, mas entre frutas e verduras, sementes e ração, podemos variar bastante, os meus têm sempre disponivel ração, comem fruta 2 vezes por dia da minha mão e dia sim, dia não comem uma dose de mistura de sementes( quase sem girassol) porque separo o girassol para usar como recompensa quando fazem algo que me agrada, ou quando ensino alguma coisa. Sei que existe imensa controversia acerca da alimentação dos papagaios mas acredito que quanto mais nos aproximarmos da alimentação que têm em liberdade na natureza, e dando condições para que voem e façam bastante exercicio, podemos ter aves bastante saudaveis. Eles sabem o que necessitam, o meu amazonas ochrocephala, que tmbém era um esquisito com a alimentação, não gostava de quase nada, agora come de tudo e até uma papa de ovo especial que eu comprei uma vez e não gostava agora come-a com enorme satisfação, eles sabem o que lhes faz falta e se tiverem de tudo à disposição, procuram o que precisam. Sei que não é facil ter varios comedouros com diferentes tipos de comida mas variar é bom para nós é tão bom, como não seria para eles. Já fiz a experiência e tendo sementes num, ração no outro, fruta no outro, comem dos três, primeiro a fruta, depois passam as sementes e acabam por comer meia duzia de bolinhas de ração para fechar a refeição, isto escolhas deles. Espero que o seu comece a comer de tudo rapidamente e que lhe dê muitas alegrias
RLenner
Membro Júnior

segunda dez 01, 2008 11:36 pm

Valeu joaoejoca, agradeço pelos conselhos e paciencia, vou tentar entao fazer desta forma.

Grande abraço.
Responder

Voltar para “Aves”