Isis (papagaio cinzento)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta nov 12, 2010 1:07 am

Pelos vistos a exposição ao sol é mesmo importante, para quem não lhes pode dar, a lâmpada será a solução alternativa.
Quanto ao treino de fazer as necessidades, basta estar atento e recompensar com guloseima (não apenas voz) sempre que faça na gaiola.
Por exemplo, quando está no poleiro e se aperceber que ela vai fazer, prepare-se para ir recompensar. Sempre que ela faça, marque o momento com a voz e recompense em seguida com guloseima.
Se fizer isso algumas vezes e quando se aperceber da linguagem corporal, fizer meia dúzia de vezes antes que faça, pegar e levar para o poleiro de forma que faça lá, e recompensar, é muito rápido até que percebam...
Boa sorte
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

terça nov 16, 2010 11:38 am

Ela tem saído bastantes vezes à rua com o arnês e apanhado bastante sol (o que aparece neste altura do ano ;) ). Também já a levei pela primeira vez à veterinária. Fui à Clínica de Telheiras. O atendimento foi muito bom e parece-me que a médica percebe bastante do assunto. A Isis foi pesada e auscultada. Está tudo bem e já pesa 450 gr :D Quando fizer os 6 meses volta lá para fazer a desparasitação interna e externa.
jchmp
Membro

quinta dez 02, 2010 3:36 pm

Tenho uma duvida. Como tem estado bastante frio a Isis praticamente não tem ido a rua nem apanhado sol. Gostaria de saber se posso leva-la com estas temperaturas de forma a ela apanhar um pouco de sol.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta dez 02, 2010 10:03 pm

As minhas ficam todos os dias na gaiola na rua durante o dia, e muitas vezes só as meto para dentro já de noite, por volta das 19.
Ainda hoje levei a Joca a voar ali á pista e estava bastante frio, ela deu duas voadelas e já não quis mais, mas já estava quase a ficar de noite e ela estava mais numa de ombro...
Andava há uns dias no facebook um video de um bando de papagaios cinzentos a beber água num lago gelado e a comerem pedaços de gelo... OS animais adaptam-se e quem já nasceu cá, está adaptado ao nosso clima. As correntes de ar são muito perigosas, mas repare mais uma vez na linguagem corporal dela e se vir que ela está com frio, leve-a para casa de volta....
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
jchmp
Membro

segunda dez 13, 2010 2:55 pm

Bem, depois de ler mais não sei quantos artigos relativamente a questão do sol/falta de sol, decidi-me a comprar a tal lâmpada que permite simular as radiações benéficas do sol e, segundo os entendidos, proporcionar um grande bem-estar aos papagaios e outras aves. Vou mandar vir do site onde compro a ração da Harrisons e vou fazer como dizem, ligar aquilo por cima da gaiola pelo menos 6 horas por dia, principalmente durante esta altura do ano, pois senão a Isis pouco sol apanha e consequentemente pouca vitamina D (a tal que permite a absorção do cálcio pelo organismo). Já agora se alguém me puder ajudar noutra situação, vocês costumam aparar as unhas dos vossos papagaios? Isso é um procedimento normal? Devo pedir a veterinária para o fazer ou nem por isso?
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

segunda dez 13, 2010 4:07 pm

jchmp Escreveu:Já agora se alguém me puder ajudar noutra situação, vocês costumam aparar as unhas dos vossos papagaios? Isso é um procedimento normal? Devo pedir a veterinária para o fazer ou nem por isso?
Em relação às unhas, eu uso uns podeiros "ortopédicos" feitos num material rugoso que parece pedra, ou cimento... Basta colocar-lhes os poleiros durante duas ou 3 semanas e ficam com as unhas perfeitas, depois ou mantenho, ou coloco os poleiros normais de madeira. Ultimamente até lhes tenho deixado os poleiros até porque são irregulares e permite as patas assentarem em várias posições. No meu caso, os resultados são 101% :)
IGSG
Membro Veterano

segunda dez 13, 2010 4:14 pm

Neste tópico tenho umas fotos dos tais poleiros:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
jchmp
Membro

segunda dez 13, 2010 4:14 pm

Eu por acaso tenho um poleiro que comprei no inicio feito de um material branco rugoso e tenho deixado sempre na gaiola. embora mantenha o grande principal de madeira. Ela como de vez em quando usa também esse poleiro para brincar, etc, talvez então nem seja preciso pensar por enquanto no corte de unhas. Obrigado.
jchmp
Membro

quinta dez 16, 2010 6:09 pm

Tenho lido nos últimos dias alguma informação sobre o perigo mortal que representam os utensílios de cozinha revestidos a teflon. Li que libertam gases tóxicos que podem matar um papagaio em 2 minutos. Também li que mesmo estando o papagaio numa divisão relativamente distante da cozinha, os gases espalham-se pela casa e matam a ave. Eu estou a ficar um pouco preocupado e estou decidido a deitar fora as minhas panelas, frigideiras e até um grelhador eléctrico que são revestidos com teflon (material anti-aderente). O que vocês dizem acerca deste assunto tão delicado? Já tomaram algumas medidas em casa relacionadas com isto?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta dez 16, 2010 6:14 pm

Nunca ouvi tal coisa se assim fosse a minha já tinha batido a bota há muito tempo uma vez que ela está mesmo junto à cozinha.

De qq forma tenho sempre o cuidado de ter a divisão arejada, mesmo por causa dos produtos de limpeza que também podem ser toxicos.
S&oacute;nia
IGSG
Membro Veterano

quinta dez 16, 2010 6:20 pm

No meu entendimento, acho que isso não faz sentido.
O teflon é usado na cozinha precisamente por "ser um material paticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais. ... . Esta carência de reatividade permite que sua toxicidade seja praticamente nula[\b]..."(by wikipédia)

Tenho os meus muito próximos de utensilios de cozinha em teflon e nunca me apercebi de qualquer problema com isso.
jchmp
Membro

quinta dez 16, 2010 6:48 pm

Eu não percebo quase nada acerca do assunto mas existe muita informação na net, principalmente em sites e fóruns americanos e ingleses. Vocês podem dar uma vista de olhos. Inclusivamente houve já quem tivesse perdido papagaios por causa disso. Penso que quando falam em teflon deve ser o que usamos cá em Portugal, deve ser a mesma coisa.
jchmp
Membro

quinta dez 16, 2010 6:59 pm

The pyrolysis of PTFE is detectable at 200 °C (392 °F), and it evolves several fluorocarbon gases[12][13] and a sublimate. Animal studies indicate that it is unlikely that these products would be generated in amounts significant to health at temperatures below 250 °C (482 °F),[14] although birds are proven to be much more sensitive to these decomposition products.[13][15]
While PTFE is stable and nontoxic, it begins to deteriorate after the temperature of cookware reaches about 260 °C (500 °F), and decomposes above 350 °C (662 °F).[16] These degradation byproducts can be lethal to birds, and can cause flu-like symptoms in humans.[16]
Isto está na Wikipedia americana.
jchmp
Membro

quinta dez 16, 2010 7:07 pm

Leiam aqui também por favor. Isto é para todas as aves.

http://theafricangreyparrot.com/forum/i ... 577.0.html
IGSG
Membro Veterano

quinta dez 16, 2010 9:20 pm

Sim, é um facto, tem razão!
A questão é será que a cozinhar se atingem as temperaturas necessárias para a libertação de gases? Não me parece, senão também era prejudicial para os humanos.
Eu tenho os meus muito perto de utensilios de cozinha, há mais de um ano e nunca houve problemas.
Responder

Voltar para “Aves”