Alimentação para papagaios cinzentos
Como sei que participam foristas com muitos conhecimentos acerca de alimentação de aves e de há uns dias para cá aa minha arara tem tido um comportamento estranho no que diz respeito à alimentação, só quer comer ração, tenho P15 original e P19 tropical da verselle laga e uma exact da kaytee, só quer ração e só P15 original. Prefer a ração à fruta, sementes germinadas. Será uma fase? Como esta não é a ração mais indicada para araras, tenho algum receio que se habitue e depois não queira outra mais completa, mais apropriada para araras. O que devo fazer?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro forista Joãoejoca
Penso que a sua preocupação é exagerada.
O Juca está na fase de experimentar tudo e por vezes poderá ficar mais agarrada a determinado tipo de alimentos, momentaneamente.
No entanto vc poderá "forçar" o Juca a comer outro tipo de alimentos, basta retirar a ração a que ela se apegou que a fome tratará do resto (em meu entender não julgo ser o mais correcto) pois ela está numa fase de crescimento e o que será necessário será ter sempre alimentação à disposição e você poderá sempre que julgue necessário dar uma seringa com papa mais uns multivitaminicos para suprir qualquer falha.
boa sorte
lmgcardoso
Penso que a sua preocupação é exagerada.
O Juca está na fase de experimentar tudo e por vezes poderá ficar mais agarrada a determinado tipo de alimentos, momentaneamente.
No entanto vc poderá "forçar" o Juca a comer outro tipo de alimentos, basta retirar a ração a que ela se apegou que a fome tratará do resto (em meu entender não julgo ser o mais correcto) pois ela está numa fase de crescimento e o que será necessário será ter sempre alimentação à disposição e você poderá sempre que julgue necessário dar uma seringa com papa mais uns multivitaminicos para suprir qualquer falha.
boa sorte
lmgcardoso
Boa noite!
Vim só aqui dar uma informação de algo que constatei. Dei, até há umas duas semanas, Nutribird P15 Tropical, que entretanto acabou, e depois passei a dar-lhes o Original. Notei diferenças ao nível das fezes. No caso do primeiro granulado as fezes eram castanhas, ao passo que no segundo eram verdes. Parece-me, portanto, dizendo talvez uma asneira, que o Original é melhor.
Vim só aqui dar uma informação de algo que constatei. Dei, até há umas duas semanas, Nutribird P15 Tropical, que entretanto acabou, e depois passei a dar-lhes o Original. Notei diferenças ao nível das fezes. No caso do primeiro granulado as fezes eram castanhas, ao passo que no segundo eram verdes. Parece-me, portanto, dizendo talvez uma asneira, que o Original é melhor.
-
- Registado: quinta dez 18, 2008 2:03 pm
Boa tarde tenho um papagaio cinzento com 5 anos e ja algum tempo que tento que ele coma ração,porque ele só quer comer sementes de girassol,também lhe dou fruta e legumes que ele gosta mas queria que a dieta dele fosse ração(que sem dúvida mais completa) complementada com frutos e legumes! A ração é Pretty Bird Species Specific African, ele come alguma coisa mas não é suficiente,porque dou por ele no fundo da gaiola a procurar comida!peço que me ajudem! Obrigado!
Na minha opinião, o que podias fazer é dar a ração, complementando com a fruta e as verduras e no final do dia dar umas sementes de girassol, diminuindo dia a dia a quantidade de sementes de girassol de forma a que deixasse de necessitar delas na sua alimentação. De qualquer forma, podes sempre dar-lhe meia duzia de sementes de girassol mas sempre em troca de algo, que fale, que faça algum tipo de truque, ou até mesmo só que venha comer da mão. Não são meia duzia de sementes por dia que fazem mal e adoram as sementes de girassol, tem de comer é se calhar mais fruta e menos ração até que se habitue a esta e coma normalmente, quanto aos desperdicios, dependendo do tamanho das bolinhas da ração, existe mais ou menos, mas existe sempre.
Boa noite!
Como já escrevi aqui, costumo dar mistura para pombo germinada, mas gostaria de experimentar, após ter lido num fórum, sementes para germinar da Versele-Laga. O que acontece é que tenho tentado encontrar este tipo de sementes para papagaio (pacote de 1Kg) e não encontro. Alguém sabe onde posso arranjar na zona de Lisboa? Caso não seja possível, por questões de publicidade, dizer neste tópico, digam-me por mp.
Obrigado.
Como já escrevi aqui, costumo dar mistura para pombo germinada, mas gostaria de experimentar, após ter lido num fórum, sementes para germinar da Versele-Laga. O que acontece é que tenho tentado encontrar este tipo de sementes para papagaio (pacote de 1Kg) e não encontro. Alguém sabe onde posso arranjar na zona de Lisboa? Caso não seja possível, por questões de publicidade, dizer neste tópico, digam-me por mp.
Obrigado.
-
- Membro Veterano
Caros foristas
Outro dia me disseram que os papagaios adoram malaguetas, coisa que desconhecia por completo.
Fui analisar se existiria alguma coisa contra em dar malaguetas aos papagaios e não encontrei nada que indicasse que poderia fazer mal e então resolví dar um pouco para esperimentar.
Não é que eles gostam mesmo??? Logicamente não dou muito, dou uma rodelinha de vez enquando e quando dou ficam a se deliciar.
Outra coisa que convém alertar mas não sabendo se será verdade.
Supostamente um papagaio morreu envenenado após comer sementes de girassol pois ao que se diz é que as sementes de girassol (e não só) vem impregnadas de venenos agricolas ao que convém deixar de molho as sementes pelo menos 3 horas e depois passar por água para retirar qualquer vestígio de venenos antes de dar ao papagaio.
boas orte
lmgcardoso
Outro dia me disseram que os papagaios adoram malaguetas, coisa que desconhecia por completo.
Fui analisar se existiria alguma coisa contra em dar malaguetas aos papagaios e não encontrei nada que indicasse que poderia fazer mal e então resolví dar um pouco para esperimentar.
Não é que eles gostam mesmo??? Logicamente não dou muito, dou uma rodelinha de vez enquando e quando dou ficam a se deliciar.
Outra coisa que convém alertar mas não sabendo se será verdade.
Supostamente um papagaio morreu envenenado após comer sementes de girassol pois ao que se diz é que as sementes de girassol (e não só) vem impregnadas de venenos agricolas ao que convém deixar de molho as sementes pelo menos 3 horas e depois passar por água para retirar qualquer vestígio de venenos antes de dar ao papagaio.
boas orte
lmgcardoso
Boas,
Existem no mercado boas misturas de sementes para papagaios que contêm malaguetas.
Caro Imgcardoso, a malagueta é um alimento que os papagaios em geral adoram, principalmente nos cinzentos. Li por aí algures que gostam em especial deste alimento por ser picante.lmgcardoso Escreveu:Caros foristas
Existem no mercado boas misturas de sementes para papagaios que contêm malaguetas.
Em relacção as quantidades, não sei, só fazendo uma pesquisazinha.
Um abraço
.
Caro forista, a própria Versele-laga tem umas quantas boas misturas de papagaios com malaguetas.Joaoejoca Escreveu:Também já vi algures uma ração picante com malaguetas (...)
Em relacção as quantidades, não sei, só fazendo uma pesquisazinha.
Um abraço

-
- Membro Veterano
Caros foritas
Já tendo o conhecimento de que algumas flores são um verdadeiro petisco para os papagaios. Julgo que seria interessante colocar alguns tipos de flores que poderão ser comidas sem o problema de invenenamento.
Vou estudar sobre o assunto para poder colocar algumas "referências", mas se no entanto alguém tiver o conhecimento de algumas flores que possam ser dadas, por favor, participe.
boa sorte
lmgcardoso
Já tendo o conhecimento de que algumas flores são um verdadeiro petisco para os papagaios. Julgo que seria interessante colocar alguns tipos de flores que poderão ser comidas sem o problema de invenenamento.
Vou estudar sobre o assunto para poder colocar algumas "referências", mas se no entanto alguém tiver o conhecimento de algumas flores que possam ser dadas, por favor, participe.
boa sorte
lmgcardoso
Bem, existem imensas ervas que os papagaios gostam, os meus adoram serralhas, cardos (verdes), já ouvi falar bastante de dente de leão mas nunca experimentei.
No outro dia a criadora que tem os pais da minha arara falou-me em ramos de salgueiro e este fim de semana descobri finalmente que arvore é, cortei uns ramitos e dei-lhes, adoraram. Já tinha dado chorão que é da mesma familia, mas o salgueiro "normal" ainda lhes é mais apetitoso, um ramo durou meia hora entre as duas....
No outro dia a criadora que tem os pais da minha arara falou-me em ramos de salgueiro e este fim de semana descobri finalmente que arvore é, cortei uns ramitos e dei-lhes, adoraram. Já tinha dado chorão que é da mesma familia, mas o salgueiro "normal" ainda lhes é mais apetitoso, um ramo durou meia hora entre as duas....
A alfarroba é um fruto com características antioxidantes impressionantes. É um fruto muito bom para a saude, seja a dos papagaios, seja a dos humanos.
Quanto a quantidades que se pode dar, pode ser mais ou menos, 5% da sua alimentação.
Como a alfarroba é um fruto que só dá numa época especifica, nessa época pode ser dada em maior quantidade.
Desde que a base da alimentação seja uma boa ração, as frutas são sempre bem vindas na alimentação. Importante é que nada seja dado em excesso.
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
www.clubedospapagaios.wordpress.com
Quanto a quantidades que se pode dar, pode ser mais ou menos, 5% da sua alimentação.
Como a alfarroba é um fruto que só dá numa época especifica, nessa época pode ser dada em maior quantidade.
Desde que a base da alimentação seja uma boa ração, as frutas são sempre bem vindas na alimentação. Importante é que nada seja dado em excesso.
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
www.clubedospapagaios.wordpress.com