Ainda bem que há aqui quem perceba de psitacídeos, porque eu não percebo quase nada e estou sempre cheia de perguntas.
Quando ao tipo de papagaio, penso que o meu deve ser um Papagaio da Amazónia (podem ver no Álbum) mas não tenho a certeza...
Já perguntei a um Vet se poderia saber o sexo dele mas ele disse-me que só com análises aos sangue e eu não achei que justificasse estar a molestar o animal só por curiosidade. Mas já me ocorreu que se fosse fêmea punha ovos de vez em quando não? (Se calhar é uma suposição parva, mas já avisei que percebo muito pouco).
Por fim, agora ando um bocado pensativa em relação à atitude dele.
Este papagaio já me conhece há mais de um ano embora só esteja em minha casa há coisa de 2 ou 3 meses. Sempre gostou de mim e teve considerável confiança: ainda não aceita grande contacto, mas sempre apreciou que lhe desse comida (fruta, legumes, etc) à mão e não mostra medo nenhum.
Ultimamente, mudou um bocado de atitude. Várias vezes, quando me vê, põe-se todo emproado, põe a causa em leque, as pupilas ficam muito pequeninas e anda de um lado para o outro como a mostrar-se.
Eu arranjei logo umas teorias: ou me ganhou "cisma" e está a tentar meter medo ou então é por estar na época de reprodução e faz aquilo por instinto e não por me ver.
Eu acho estranho ele ter mudado assim porque eu continuo a dar-lhe atenção como antes e mesmo quando ele faz isso, se eu me aproximar com qualquer alimento para lhe dar, ele não se mostra agressivo e pega no que lhe der com delicadeza como antes...
Alguém tem uma ideia do que será??
Obrigada