Criar passaros à mão

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Anaisma
Membro
Registado: terça mar 04, 2003 12:29 am

quinta fev 19, 2004 1:40 am

Olá a todos...

Há tempos tive uma experiência maravilhosa de criação à mão, não de psitacídeos, mas de um simples e comum pardal de telhado.

Infelizmente o ninho foi destruído por uns pedreiros ao levantarem o meu telhado de casa. Tinham 2 crias, a 1ª morreu pq foi atirada pró meio do entulho, ainda a procurei, mas em vão. A 2ª xeguei msm no momento em q o pedreiro se preparava pa repetir o q fizera à outra. Pedi-lhe q ma entregasse e ele acedeu.

Era ainda mt pekena, sem penas e tinha ainda os olhitos fexados.

Nunca pensei mas consegui criá-la alimentando-a com o mais variado menu. Tentei informar-me de como alimentá-la, mas na altura não encontrei quase nada. Só um livro para crianças "Anita e o pardalito" q tinha no sotão. Nesse livro a Anita cria um pardalito (diz como ela fez) q a segue para todo o lado, mas eu nunca acreditei q isso pudesse ser possível. Enganei-me e tenho a experiência disso.

Na altura eu tava de férias, era junho e pa onde eu ia a pardalita ia cmg. Dormia no meu quarto num ninho improvisado, um fundo de garrafa de 1 1/2 forrado com algodão e um pedaço de um pedaço de camisola de lã.
Acordava-me todas as manhãs por volta das 10h para o pekeno almoço. Ao meio-dia voltava a pedir. A meio da tarde outra vez e à noite antes de dormir. Durante a noite não incomodava nada.

O tempo foi passando, as penas crescendo e a marota começou a saltitar e a sair do ninho. Tive então de colocar o ninho dentro de uma caixa mais alta (antes estava apenas num tabuleiro, pois nunca saía do ninho, apenas alçava o rabito pa fazer as necessidades fora dele).

Mal ouvia a minha voz ficava louca, keria sair da caixa e vir pa cima de mim. Eu deixava. E assim habituou-se a passear por cima de mim e qd keria dormir um cadito aconchegavasse por baixo dos meus cabelos (longos). Qd tinha fome piava. Aprendeu a ekilibrar-se e passou a estar sempre no meu ombro, já nã conseguia mantê-la dentro da caixa. Piava, saltava até q eu a fosse buscar ou apenas puzesse a mão lá dentro.

Primeiro voo... Foi tão giro! Estava eu sentada no sofá e derrepente ela aventura-se e cai do ombro para o meu colo. Eu ri-me e dei-lhe um beijinho no bikito. O coraçãozito dela batia como nunca... Acalmeia com uma festita... Dps desta a aventura dos pekenos voos repetia-se de vez em qd, sempre com resultado idêntico... até q um dia estava no ombro direito lançou-se e pousou no esquerdo! Nunca se afastava mt de mim... Felicitei-a com uma festita! Ela estava orgulhosa de si mesma...

A partir daí podia deixá-la em qqr parte da casa q ela voava até mim, só precisava ouvir a minha voz ou o meu assobio.

Comia de tudo, vegetais, cereais, ovo, bolachas, adorava salada russa (sem maionese claro)... Começo por comer de uma pekena taça e qd percebeu q no meu prato havia mais comida, roubava qqr coisita de vez em qd. Bebia água das gotas frescas q escorregavam pelo jarro da água encima da mesa. Sim, comia à mesa connosco e de vez qd fazia das suas... Roubava as fatias de pão do q estivesse mais perto...

Qd estava uma "pardala" feita deixei-a ir embora... Ela foi e nunca mais voltou...

Dsclpem ter abusado, entusiasmei-me. É q foi uma experiência única e bastante produtiva!...
AnaM.
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

quinta fev 19, 2004 1:55 am

Essa experiência deve ter sido muito boa...

Só lhe queria fazer uma observação: acha que deixar o pardalito ir foi boa solução? Isto porque ela agora vai passar a não temer humanos e pode até não se habituar aos seus companheiros de espécie...
Afinal a única mãe que ela conheceu foi humana...

Aida bem que as vacas não voão
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quinta fev 19, 2004 1:55 am

olá kles, primeiro tens de escolher qual a espécie por qual queres começar, não será má ideia, começar por caturras por exemplo, e acho bem que comeces a criar o primeiro exemplar ao fim de alguns dias, isto é com a ajuda dos pais, isto porque é a tua primeira vez e a primeira vez é sempre muito stressante para ti e para o bébé.
Quando(isto se quiseres) te lançares para a criação de aves maiores (papagaios por exemplo) verás que só a papa por si não chega, precisarás de enzimas digestivas, que normalmente se encontram na saliva dos seus progenitores mas nas papas comerciais não estão, para ambos os casos compra um bom PROBIÓTICO, que deve ser dado desde que o saco vitelino esteja absorvido, ou seja desde a primeira refeição do bébé,ter um medicamento á base de electrólitos , para o caso de diarreia, pega-lhe na cabecinha com o teu polegar e indicador, e nos primeiros dias convém ser alimentado com uma pipeta,ela também ajuda a abrir o biquinho, dá-se então com uma mistura tão líquida como o leite....depois tem que se ir engrossando mas tudo isto tem uma matemática precisa, e cálculos, os bébes t~eem de ser pesados,antes e depois da comidinha...bem ,acho que eu não saíria daqui hoje, porque isto é só uma décima dos cuidados dos primeiros dias.
Kles se precisares de ajuda, eu sou do norte, manda-me uma pm
Anaisma
Membro
Registado: terça mar 04, 2003 12:29 am

sexta fev 20, 2004 12:40 am

jorgiti,

Eu não tive opção, ela decidiu-se e eu não pôde fazer nada... :cry:

Um dia estava no meu ombro, dps viu a porta da rua aberta e voou... Chamei, procurei... E nada! Ainda por cima era de noite!! :cry: Isso é q me custou ainda mais... Se fosse dia ainda conseguia ao menos vê-la... Mas de noite! Fikei mt preocupada... 1ª vez sozinha na rua e à noite!!

Não pôde mesmo fazer nada...

Qt aos outros humanos não tive grande receio pq só se aproximava completamente à vontade de nós cá em casa. As outras pessoas estranhava, não sei pq...

Tive mais receio é c outros animais, pq não demonstrava medo nem receio do meu cão, pelo contrário, cada vez q ele se aproximava ela bicava-o no nariz, não fugia... Nunca teve contacto c gatos e não sei como seria (ou foi) o encontro.

Fikei mt triste e preocupada, mas não tive outra opção... A voz da natureza chamou mais forte! :cry:
AnaM.
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado fev 21, 2004 4:19 pm

Ois,

Anaisma, essa experiencia deve ter realmente sido muito boa...pena ter fugido :| os dois passaros bebes selvangens que eu alimentei por um dia(uma amiga pediu-me) tambem cresceram bem e saudaveis, mas depois soltaram-nos. Eu não gostei muito que os tivessem soltado, pois tinha medo que depois de estarem em cativeiro não soubessem procurar comida e proteger-se... espero que tenham os tres sobrevivido ;)

Mais uma vez obrigada a todos pelas informações :D agora estou á espera do livro... :)
Responder

Voltar para “Aves”