que ninho usar para mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
danielcvieira
Membro Veterano
Registado: terça dez 03, 2002 11:39 am

quinta fev 26, 2004 2:53 pm

encontrei uns ninhos com a forma de uma bola de raiby furado num dos lados todo em corda...o que acham...este ou ainda é melhor a casinha?
danielcvieira
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 2:54 pm

encontrei uns ninhos com a forma de uma bola de raiby furado num dos lados todo em corda...o que acham...este ou ainda é melhor a casinha?
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta fev 26, 2004 2:55 pm

Continuo a achar melhor os ninhos em madeira pelas razões que apresentei anteriormente...
danielcvieira
Membro Veterano

segunda mar 01, 2004 12:33 am

Bem já não fui a tempo...a femea pos 2 ovos no fundo da gaiola...decidi tira-los ver se ela poe mais...já pus a casa a cerca de 24h mas ainda não vi nenhum dos 2 entrar lá dentro.

já agora todas as dicas serão bem vindas.

Outra pergunta:devo dar algum suplementoa femea por tar a por os ovos...logo desgaste de calcio?alguma coisa caseira?!
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

segunda mar 01, 2004 12:27 pm

Em relação aos ninhos eu ponho aquelas bolinhas de corda, é mais barato que as caixas de madeira e os meus bebes nunca morreram asfixiados, mas para principiantes que não queiram fazer criação a grnade escala, um de madeira serve.

Em relação aos complementos alimentícios, vais precisar de papa de ovo (compra-se em qualquer loja de animais) e arenito, porque nesta fase a fêmea precisa de muito calcio para por os ovos e alimentar as crias...
E os mandarins na são tão fáceis de criar como se pensa, os meus, por vezes põem-se 1 macho e quatro fêmeas num ninho e põe praí 14 ovos, depois nenhum deles tá galado...

Se precisares de mais algma coisa, sp as ordens :)
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda mar 01, 2004 3:44 pm

Em relação às dicas, penso que já foi tudo dito, apenas devo acrescentar que os suplementos vitamínicos e de cálcio, devem estar sempre ao dispor das aves independentemente de estas estarem ou não a criar.
A partir daqui é só deixar a natureza seguir o seu rumo e evitar ao máximo mexer no ninho, pois como é a 1ª vez que essa fêmea cria não sabemos qual a sua reacção.
Mas volto a repetir: é provável que estas primeiras posturas não dêem em nada, visto o macho ter apenas 2 meses e pouco, mas não desesperes e dá tempo ao tempo.

Agora quanto aos ninhos, é verdade que os mandarins preferem outros que não caixas, mas eu continuo a não abdicar destas, por permitirem uma fácil inspecção (quando necessário) e limpeza.
O ideal seria mesmo que eles pudessem construir o seu próprio ninho, como já me aconteceu quando tinha viveiro. Para alem de ser espectacular observa-los a construírem aquelas verdadeiras “obras de engenharia”, temos quase a certeza que aquele ninho é o ideal para eles.

Daniel, já destes aos mandarins aqueles tais bichos que se costumam dar aos peixes?
(desculpa esqueci-me outra vez do nome dos bichos ).
Responder

Voltar para “Aves”