Mandarins. Duvida!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

terça ago 22, 2006 9:54 pm

obrigado mais uma vez.
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 10:35 pm

já consegui. obrigado
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça ago 22, 2006 11:08 pm

;) :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
jaml
Membro

quarta ago 23, 2006 10:16 am

Nunca mais param!! Já têm 8 ovos. Aquilo é que é trabalhar :)
Gn_Leugim
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 2:24 pm

quarta ago 23, 2006 6:30 pm

ui isso ja sao muitos ovos... :o
espero tar enganado, mas neste tipo de situaçoes as vezes os ovos nao tao fecundados.. tao tipo galinhas poedeiras... :)
Gn_Leugim
Membro Júnior

quarta ago 23, 2006 6:32 pm

espero tar enganado, mas neste tipo de situaçoes as vezes os ovos nao tao fecundados.. tao tipo galinhas poedeiras... :)
Gn_Leugim
Membro Júnior

quarta ago 23, 2006 6:33 pm

CesarLopes
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

quarta ago 23, 2006 7:39 pm

Boas,

Tem mesmo a certeza que é um casal, não são duas femeas, é que por vezes as aves femeas, na ausencia de um macho tomam o seu lugar, agindo como tal, mas põe ovos, só não os galão, não sei se no caso dos mandrins acontece isso, mas no entanto é muito estranho uma só femea por tantos ovos.

Tambem pode ser o seguinte, existem aves, mais uma vez não sei se isso se aplica aos mandarins, que começão a segunda postura ainda com crias no ninho da primeira, logo se os primeiros ovos à muito que deveriam ter nascido e não nasceram, pode ser que a femea começou com a segunda postura sem que tenha nascido nenhum da primeira postura, não sei se isto seria possivel, mas aconselho a ver à luz e a seleccionar os que estão "vazios", se forem todos, comece de novo, se houver algum/ns que esteja/m cheio/s, aproveite esse/s pois será um grande desgaste para a femea criar tantas crias.

No entanto esta é a minha opinião, nada conhecedora de mandarins, mas com experiencia noutras aves, e com outras aves, por exemplo os piriquitos, a explicação que dei até faz algum sentido.

Cumprimentos
Cesar Lopes
crazyboy
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 9:48 am

O que o César Lopes disse tem muita razão de ser ;) jaml há quanto tempo é que eles começaram a postura? ;)
jaml
Membro

quinta ago 24, 2006 11:14 am

Acho o que 1º ovo apareceu no ninho faz amanhã ou no sabado 2 semanas. entretanto já têm 9 ovos.
crazyboy
Membro Veterano

quinta ago 24, 2006 12:22 pm

9 ovos já se começa a tornar um bocado exagero :o 2 semanas penso que ainda tão no tempo de nascer ! Os ovos demoram cerca de 13/14 dias a eclodir! Bem se realmente os ovos tiverem quase todos (ou mesmo todos :o ) galados, e nascerem 9 crias (ou ainda mais, se a fêmea puser mais ovos) vai ser muito complicado para o casal alimentar tantos filhos, e também devido à diferença de idades que irá haver entre os irmãos, provavelmente irão morrer crias :? Mas isso depois logo se vê? Tem a certeza que é mesmo um casal não tem? ;)
jaml
Membro

quinta ago 24, 2006 12:43 pm

Tenho certeza de ser um casal porque o macho tem as pintas nas asas o bico mais escuro e as manchas laranja na face e a femea não tem pintas, tem o bico mais claro e não tem manchas na face. Por isso tenho quase a certeza de ser um casal. Eu hoje tiver a ver os ovos através da luz mas como não tenho experiencia não percebi bem quais estão chocados e quais não. É certo que nenhum parecia ter riscas avermelhadas tipo pequenas veias, mas tirando isso não percebo bem como se vê se o ovo está chocado ou não. Se puder ajudar agradecia.
CesarLopes
Membro Júnior
Registado: segunda ago 21, 2006 1:22 am

quinta ago 24, 2006 7:58 pm

Boas,

Se não tens muita experiencia a ver se estão GALADOS à luz fica mais confuso de entender, pois se nenhum está galado ou se estão todos galados não consegues ver a diferença.

Pois bem, à luz, os que têm crias estão mais escuros, não tão translucidos, mas atenção que um ovo "cheio" pode morrer com a verificação à luz.
É mais facil, quando tens uns "cheios" e outros não, pois podes comparar e aprender a diferença, tambem, com o passar do choco, e a tua observação, começas a destinguir os tais "riscos" escuros ou avermelhados, agora é frustrante quando os ovos não têm nada e tu procuras insessantemente estes indicios, e como é obvio não os encontras, e aqui as duvidas multiplicam-se.

O meu conselho é, acaba com esse ninho, retira os ovos e o ninho, alimenta bem os passaros, e ao fim de 8/10 dias volta a colocar, não te preocupes que eles voltam a por, eu sei que neste momento isto é te muito dificil, pois como qq pessoa gostavas de ver no que isso iria dar, é a tua primeira desilusão, se for, e isso faz parte de se ser criador, nem que seja com um casal, mais tarde ou mais cedo tens de acabar com isso, logo mais vale cedo que tarde, pois quanto mais cedo o fizeres mais cedo tens eles apor nova postura.

Podes tambem fazer o seguinte, na proxima postura, arranjas maneira de saber a ordem dos ovos, e depois, conforme os ovos forem atingido a idade de 15 dias, e não deram cria, verificas à luz, se estiverem claros com casca grossa, eleminas, se tiverem escuros com a casca fininha, alguns até se consegue ver a penugem(por exemplo nos periquitos) deixas mais uns dias, pois por vezes os ovos com crias acabam em nada, devido à cria ter morrido dentro do ovo, e ai terás de o retirar o ovo do ninho.
Assim, e se tiveres um casal, e o macho a fazer a parte dele, irás ver que ao fim de 11/13 dias, se um ovo estiver "cheio" nem vais precisar de luz, basta abrires o ninho, e ves logo os que possivelmente têm cria.

Não te preocupes, à quem diga que os mandarins são com ratos com asas, que se multiplicam muito, por isso oportunidades não faltaram.

Bem, esta é a minha opinião, o que aqui escrevi é apenas o que eu talvez opta-se por fazer, como tambem já disse, a minha experiencia não é muita, por isso, isto é apenas uma opinião, um conselho, seria muito bom que mais alguem, com mais experiencia ou não desse o seu concelho, pois assim tinhas mais opiniões por optar, e aprendia eu e tu.

Até uma proxima
Cesar Lopes
jaml
Membro

quinta ago 24, 2006 8:28 pm

Muito obrigado pela ajuda. Pois, parece que vou ter que tomar uma decisão. Amanhão vou ver os ovos com uma luz e se nenhum estiver chocado deito-os fora e tiro o ninho e depois volto a colocar o ninho passado uma semana. Acho vou fazer o de disseste.

já agora como posso marcar ou identificar os ovos que eles vão tendo para contabilizar os tais 15 dias, se são todos iguais?

Muito obrigado mais uma vez.
axuz
Membro Júnior
Registado: quinta ago 03, 2006 9:06 pm
Localização: 8 gatos,1 cao,4 peixes,2 mandarins,2 canarios,8 periquitos,4 LOVEBIRDS

quinta ago 24, 2006 8:54 pm

ola jaml
hoje ia comprar o ninho de madeira e surgiu-me uma questao,que tipo de abertura tem o teu?tipo o dos periquitos?ou é daqueles que a abertura é tipo meia lua?
Responder

Voltar para “Aves”