Verdilhão- Pronto para "voar do ninho"?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 13, 2007 3:06 pm

Eu não teria tanta certeza em dizer que é um verdilhão. Talvez uma foto mais proxima e mais nitida pudesse dar mais certezas.
Essa atitude do passaro em querer fugir é normal, uma vez que se trata de uma ave selvagem e eventualmente até estará a ouvir outros da sus especie (ou com piares semelhantes). Já agora, o local onde o encontráste é perto da tua casa? Pode dar-se o cqso que sejam os próprios pais que o estejam a chamar. Se for esse o caso e se a ave voar o suficiente para o enviares para cima de um ramos mais alto de arvore, essa seria a melhor atitude.
Não sendo esse o caso, e se quiseres mesmo alimentá-lo, podes usar papa de criação de canários ou mesmo uma papa específica para alimentação manual de aves (No Jumbo, tal como disse a Condessa, costuma haver).

Boa sorte
Paulo C.
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quarta jun 13, 2007 3:18 pm

neptunik disse:
Boas já experimentaste com um conta gotas dar-lhe agua colocas a gota a sair do conta gotas na ponta do bico dele.
Experimenta tambem maça cozida, em papa ou papa de gema com leite miolo de pão masi crescidos quando já debicam podes incluir alpista de canario.
Eu a unica vez que criei pardais foi sempre fora da gaiola numa divisão e andavam pela casa é claro ao fim de dois anos já iam fora com a janela aberta davam umas voltas e voltavam mas um dia voaram eem vez da volta foram sempre em frente e nunca mais voltaram.

Eu para lhe dar água molho a ponta dos dedos e ele abre o bico e as gotas caem, mas vou experimentar como disseste. O que queres dizer é maçã cozida ou é mesmo massa? ei de experimentar, mas alpista já tentei e ele não come.

Fang,
Eu não tenho a certeza absoluta, mas as fezes parecem mais liquidas do que as de ontem, terá alguma coisa haver com ele ser só alimentado a gema de ovo cozido e água? :? :?

Condessa, Ele está a comer e bem.
Fui hoje ao cacais-shopping (á loja de animais) e perguntei se tinham as papas. Acho que não é bem isto que era suposto trazer:

Imagem

Ele nem liga nenhuma a isso. Vou tentar ir hoje ao feira-nova ver de papas, têm alguma marca que me recomendem?

Quanto ao episódio da gaiola, a mim aconteceu-me o mesmo, mas depois o pássaro se acalmou. Não o deixes solto, ou ele pode ferir-se e ir embora, e ainda não deve ter condições de viver por conta própria.
Ele tambem já se acalmou :) , mas não te preocupes, ele estava solto na sala, com a janela e a porta fechada. O meu medo era mesmo se ele ficasse ferido.

O teu verdilhão era muito lindo, tenho a certeza que teve uma vida muito feliz.
Qual é o tipo de doenças que eles podem ter e quais os sintomas?

Muito obrigada por todas as resposta cada vez estou a ficar mais exclarecida, Obrigada.
kim_haha
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 3:24 pm

PauloC Escreveu:Eu não teria tanta certeza em dizer que é um verdilhão. Talvez uma foto mais proxima e mais nitida pudesse dar mais certezas.
Essa atitude do passaro em querer fugir é normal, uma vez que se trata de uma ave selvagem e eventualmente até estará a ouvir outros da sus especie (ou com piares semelhantes). Já agora, o local onde o encontráste é perto da tua casa? Pode dar-se o cqso que sejam os próprios pais que o estejam a chamar. Se for esse o caso e se a ave voar o suficiente para o enviares para cima de um ramos mais alto de arvore, essa seria a melhor atitude.
Não sendo esse o caso, e se quiseres mesmo alimentá-lo, podes usar papa de criação de canários ou mesmo uma papa específica para alimentação manual de aves (No Jumbo, tal como disse a Condessa, costuma haver).

Boa sorte
Paulo C.
Daqui a pouco vou descobrir como se tira o flash da máquina e tirar uma foto mais perto.
Sim encontrei-o opé de minha casa, mas procurei nas redondezas e nas arvores da area (que por acaso são poucas) e não vi ninho nenhum, se tivesse visto tinha-o lá posto. Quando o encontrei (depois de ter ouvido algumas histórias sobre isso) eu pu-lo em cima de um ramo de uma arvore, mas ele desceu logo, até estranhei o facto de ele ser extremamente dócil, porque ele próprio vai ter com as pessoas.
Quanto á papa vou ver o que posso fazer hoje, Obrigada pela resposta
kim_haha
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 3:26 pm

Não sei se é relevante, mas a embalagem que comprei e com ovos e mel, e não com ovos e fruta.
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta jun 13, 2007 6:29 pm

Não me parece que a papa que compraste seja de criação.

Deves comprar a papa de criação de canários. Na secção de animaisdos hipermercados encontras.

Ele já come sozinho?? Como é que estás a alimentá-lo??

boa sorte. :wink:
kim_haha
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 7:56 pm

Fui agora ao feira nova e não havia, eu comprei-lhe alpista normal para canarios caso ele começe a comer.
O unico hipermercado que está aberto hoje (pelo menos aqui) é o do cascais-shopping, e agora não posso ir lá. :?

Eu estou lhe a dar gema de ovo cozida com uma pinça, levo-lhe a pinça á boca (como se fosse o bico da mãe dele) e ele abre a boca e come. Ás vezes quando cai um pouquinho de gema de ovo opé dele ele vai buscar com o bico, mas é raro, e já tentei pôlo a comer zozinho mas ele não come.

Agora reparei noutra coisa, ele está sempre a coçar-se, será algum tipo de pulga ou piolho? O que posso fazer quanto a isso?

Obrigada
kim_haha
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 9:09 pm

Eu sei que agora tou sempre a "chatiar" mas agora percebi uma coisa que me alarmou, :o :o O sitio onde ele tá a coçar, debaixo das asas e no pescoço, não tem penas, ele cada vez se coça com mais aflição o que faço?
Condessa
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 9:59 pm

É preciso comprar-lhe a papa o mais rapidamente possível. :)

O meu pássaro bebé também coçava-se muito, nos primeiros dias. Ele ficava no meu ombro, e eu via umas 'escamas' branquinhas caírem, quando ele se coçava. Depois parou.
kim_haha
Membro Veterano

quinta jun 14, 2007 7:24 pm

É preciso comprar-lhe a papa o mais rapidamente possível.

O meu pássaro bebé também coçava-se muito, nos primeiros dias. Ele ficava no meu ombro, e eu via umas 'escamas' branquinhas caírem, quando ele se coçava. Depois parou.

E não é que no cascais-shopping tambem não havia a papa :twisted: :twisted:

Ele ás vezes tem ataques e começa-se a coçar frenéticamente, não faço ideia do que seja :?
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 18, 2007 2:08 pm

Boa tarde, voltei aqui a este tópico, para mostrar o desenvolvimento do meu verdilhão, antes de mais gostava de perguntar como se vÊ se é macho ou femea, porque antes de ele se ir emboira gostava de lhe dar um nome.
Nota: as imagens podem estar desfocadas ou com muito pouca qualidade, porque preferi não utilizar o flash.

E o seguinte á alguns dias que o "meu" verdilhão começou com os seguintes comportamentos:

- Voar pela casa toda, já come zozinho (apesar de no que toca á sementes ainda estar um pouco "ás voltas", mas já está farto dos ovos e das papas. Será que nesta altura eles já saem dos ninhos :? ?

Eu desde que o apanhei do xão da rua era sempre com o objectivo de o devolver á liberdade, mas na altura certa, será que já é a altura certa :roll: :roll: ?

Eu só quero que ele seja feliz, e parece que á uns dias para cá não está muito feliz,
Aqui vão algumas fotos :wink: :wink:

Imagem
Última edição por kim_haha em segunda jun 18, 2007 2:10 pm, editado 1 vez no total.
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 18, 2007 2:08 pm

Imagem
kim_haha
Membro Veterano

segunda jun 18, 2007 9:49 pm

ninguem responde :? Acham que o deva libertar agora ou não? não sei o que é mais certo, e melhor para ele...
Condessa
Membro Veterano

quarta jun 20, 2007 8:04 pm

Penso que ainda não é altura de o soltar. Pelo menos minha chamariz, que criei em 2005, disseram-me para a soltar no final do verão. Mas nunca a soltei, pois é cega de um olho e quando a encontrei era mesmo muito, muito nova, e penso que não tinha condições de viver na natureza. Está ainda connosco, muito linda e saudável, felizmente.

Há sempre a possibilidade dele não sobreviver na natureza, dado que foi criado à mão.

Se calhar é melhor esperar pela resposta de pessoas mais entendidas, como o Fang, por exemplo.

Estou muito feliz por ele ter sobrevivido. Eu queria muito que o nosso também tivesse. Fizeste um óptimo trabalho, parabéns!! :wink:
kim_haha
Membro Veterano

quinta jun 21, 2007 12:35 pm

Obrigada pela resposta Condessa :wink:
Estou muito feliz por ele ter sobrevivido. Eu queria muito que o nosso também tivesse. Fizeste um óptimo trabalho, parabéns!!
Obrigada :oops: , só espero que não haja mais riscos para com ele...
Há sempre a possibilidade dele não sobreviver na natureza, dado que foi criado à mão.

- Quanto a isso, já tinha conhecimento, mas visto que ele é forte e saudável, acho que pode ser muito mais feliz solto, visto que está sempre a voar de um lado para o outro :lol:
Penso que ainda não é altura de o soltar. Pelo menos minha chamariz, que criei em 2005, disseram-me para a soltar no final do verão. Mas nunca a soltei, pois é cega de um olho e quando a encontrei era mesmo muito, muito nova, e penso que não tinha condições de viver na natureza. Está ainda connosco, muito linda e saudável, felizmente.
-Ainda bem, parabens pela tua chamariz, nesses casos tambem axo que devem ficar conosco, nunca me passaria pela cabeça, libertar uma ave cega, ou com qualquer outra defeciencia, nesse caso são mais felizes quentinhos em casa com quem trate deles e os proteja(penso eu).

Obrigada :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jun 23, 2007 4:21 pm

Boas,

Pelas fotos, não convem libertar ainda o verdilhão.

Convem libertá-lo apenas quando estiver com a plumagem totalmente completa (sem sinais de "canolhos" na base das remiges e rectrizes) e esteja a voar muito bem e a comer igualmente bem várias espécies de sementes (mistura diversificada para canários por exemplo).

Convem ir observando locais onde se observe algumas concentrações de verdilhões ( a partir de julho/agosto é mais fácil observar bandos, pois agora ainda muitos casais estão ocupados com a nidificação).
Se libertar o verdilhão de modo a que ele se integre num desses bandos, as hipoteses de melhor adaptação são muito superiores. Esses bandos são compostos por vários grupos familiares (adultos e juvenis do ano) e andam em busca de alimento (chegam a formar bandos mistos com outras espécies, como chamarizes e pintarroxos e por vezes pintassilgos), por isso é muito mais fácil ao verdilhão libertado, se estiver integrado no bando, adaptar-se ao alimento disponível, seguindo os outros.
Em campos de girassol é frequente observarem-se bandos de verdilhões.

Dá um pouquinho de trabalho fazer as coisas pelo melhor, mas pelo menos mais hipoteses de o nosso trabalho não ter sido em vão.

PS: Não o amanse muito enquanto estiver na gaiola. Quanto mais "arisco", melhor para ele no futuro.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Aves”